chocolate-bombom

A Páscoa está chegando (dá para acreditar que já é neste fim de semana?!) e é tanto chocolate à nossa volta que fica difícil resistir, né?

Hoje em dia, o que não faltam são opções nas prateleiras, inclusive algumas fit. Mas será que elas valem a pena? A nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Academia Bio Ritmo, revela alguns mitos e verdades sobre o chocolate para que você possa fazer as melhores escolhas entre tantas variedades e produtos.

1. Chocolate branco é o que mais engorda?
Verdade. O chocolate branco é, dentre as variações de chocolate, o que mais possui gordura; sendo assim, é o mais calórico.

2. Chocolate causa espinhas?
Mito. As causas da acne estão relacionadas, principalmente, às características da pele e a efeitos hormonais.

3. Chocolate tem poder antioxidante?
Verdade. O chocolate possui polifenóis em sua composição e o tipo amargo é o mais rico nessa substância.

4. Chocolate dá gás para o treino?
Mito. O chocolate possui substâncias estimulantes para o sistema muscular, no entanto, a quantidade é pequena e o efeito rebote provocado pelo açúcar do chocolate o deixa contraindicado para pré-treino.

5. Chocolate melhora o humor?
Verdade. O chocolate possui, em sua composição, substâncias precursoras de serotonina, hormônio que gera a sensação de bem-estar.

6. Chocolates diets estão “liberados” para consumo?
Mito. Os chocolates diets (zero açúcar) são destinados aos diabéticos, porém podem conter uma maior quantidade de gordura.

7. Leite com chocolate não é uma boa combinação?
Verdade. O leite é fonte de cálcio, no entanto, quando consumido com algum tipo de chocolate, causa redução na absorção desse mineral, pelo fato de o chocolate limitar o acesso a ele no organismo.

8. Chocolate dá dor de cabeça?
Mito. Pesquisas recentes mostram que a ingestão de chocolate e a dor de cabeça não estão relacionadas. Na maioria das vezes, o que gera a dor de cabeça é o padrão do sono, hormônios, digestão e estresse. No entanto, o chocolate possui feniletilamina e, para pessoas sensíveis, pode desencadear enxaqueca.

9. Existem chocolates “do bem”?
Verdade. Atualmente, existem boas opções de chocolates com até 25 gramas que são zero açúcar e com maior porcentagem de cacau. Existem também chocolates enriquecidos com fibras, que são importantíssimas para redução da absorção de gorduras.

10. Chocolate vicia? 
Mito. O que vicia é a sensação de bem-estar provocada pela serotonina, cujos precursores são componentes do chocolate.

Agora que você sabe mais sobre o chocolate, fica mais fácil eleger o seu presentinho nessa Páscoa, né? 😉

E não deixe de ver algumas receitas que já colocamos aqui no blog com chocolate: bolo pão de mel, bolo 3 em 1brigadeiro e brownie fit e torta de manteiga de amendoim.

post_parceiros_BR_2015

Deixe o seu comentário!