Bole-sem-gluten-sem-lactose-3

Já falei aqui sobre minha intolerância ao glúten e como foi essa descoberta. Como todo intolerante, tive que excluir muuuuitas coisas da minha vida, como o trigo, alguns cosméticos e medicamentos. No início assusta mesmo, viu? Você se sente perdida (até excluída!) e bate um desespero ao procurar algum lugar pra comer na rua.
Além da intolerância/alergia/doença celíaca, ainda existe a tal da contaminação cruzada – quando há uma transferência de partículas de um alimento para outro, seja no preparo, na colheita, armazenamento, manipulação e por aí vai…existe contaminação cruzada até pelo ar! 😱 Por isso é tão perigoso e nada aconselhável alérgicoscelíacos se aventurarem em padarias, mesmo contendo alimentos sem glúten no cardápio.

Apesar da dificuldade, dá pra viver sem glúten sim e muito bem, obrigada! Preparar sua própria comida é a melhor saída. ☺ E daaaa-lhe marmita!
O mais legal de tudo isso é que você acaba desenvolvendo habilidades culinárias e além disso pode preparar o alimento do seu jeito e de uma forma bem mais saudável.
Aqui em casa, quem cozinha a maioria dos pratos é o marido. Eu fico de ajudante e de ‘zóios’ no que ele faz e digo que aprendi muita coisa, tanto que tenho feito bastante preparações.

Estou separando várias receitinhas para postar aqui no blog. Várias que já postei no meu Instagram (segue lá – @ericaima) e outras que descobrimos ao longo do tempo. A receita de hoje foi o marido que inventou (na verdade ele nunca pega receitas, êta bichim arretado!) e é de uma base para bolo sem glúten e sem lactose que você pode adaptar com os ingredientes que quiser. Este fica bem estilo “bolão sólido” e é ótimo para aqueles momentos-larica ou TPMs da vida.

Bolo de Chocolate (sem Glúten e Sem Lactose)

bolo-sem-gluten-sem-lactose-1

Ingredientes (base)

– 2 xícaras de chá de farinha de arroz
– 1 xícara de chá de farinha de linhaça dourada
– 1/2 xícara farinha de aveia sem glúten (usamos essa da Monama, uma das poucas que estão livres de contaminação cruzada)
– 1/2 xícara de leite de coco (ou qualquer outro leite vegetal)
– 4 ovos inteiros
– 1 colher de sopa (cheia) de fermento em pó
– 1 colher de sopa de essência de baunilha
– 2 colheres sopa de açúcar mascavo ou demerara ou de coco ou adoçante culinário (a medida depende do adoçante)
– 2 colheres sopa de óleo de coco
– 100g de cacau ou chocolate sem lactose ou chocolate 80% (caso não seja intolerante).

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes cuidadosamente e em seguida bata até a massa ficar homogênea. Coloque a massa em uma forma média e acrescente o “recheio” que preferir. O marido separou em 3 partes (como na foto acima): uma só com a massa (pra rechear com o que quiser), na outra banana em rodelas e na última, frutas cristalizadas. Mas você pode “rechear” com tâmaras, uva passa, morangos e por aí vai. Ele acrescentou os “recheios” com a massa já na forma. 🙂

Coloque no forno pré aquecido a 180° e deixe assar (mais ou menos) por 40 minutos.

Bole-sem-gluten-sem-lactose-2

Facinho, né?
Tem alguma receita delí sem glúten/lactose? Compartilha com a gente nos comentários! 😉
No próximo post vou colocar uma receita salgada.

Testou alguma dessas receitas? Não deixe de compartilhar conosco com a hashtag #comemulherada! 😉

  1. Ju Vargas Ju Vargas disse:

    Já tô morrendo de vontade desse bolo, Eri! Adorei que é sem lactose também, vou fazer para a minha irmã e ver se ela aprova 😉

Deixe o seu comentário!