A primeira vez que eu corri no Parque do Povo foi em 2013, logo que mudei para São Paulo. E, sinceramente, apesar do percurso ser predominantemente plano e ter bastante bebedouros pelo caminho, não gostei da experiência. O motivo? É bem simples, na verdade: o parque não tinha muitas árvores, o que deixava a pista praticamente “pelada” e o sol (era verão) castigou…

NOVAS AREAS VERDESEssa foto de 2009 do jornal Folha de S.Paulo dá uma ideia de como o parque era “pelado”

Treinar ao ar livre é uma delícia, ainda mais em uma área verde, mas se as árvores são baixas, acaba sendo complicado lidar com o calor, né? Por isso, quando soube que o Parque do Povo era um dos locais de treino da 4any1, apesar de ser o de mais fácil acesso para mim, confesso que não fiquei suuuper animada… Hehehehe… Mas, como a vontade de correr fala mais alto, lá fui eu “encarar” o desafio – até porque os treinos seriam no final da tarde, um pouco mais fresco mesmo no horário de verão.

A boa notícia para mim, e para todos os paulistanos, é que dois anos se passaram e as árvores do Parque do Povo cresceram! Além disso, fiquei com a sensação de que mais mudas foram plantadas, pois o parque está bem mais bonito do que em 2013. 🙂

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parque-do-povo-sao-paulo-002Oi, árvores! (Fotos do site São Paulo Guide)

Correndo pelo parque

O Parque do Povo não é um dos maiores de São Paulo, por isso não é o mais indicado para treinos de longa distância – é um pouco monótono ficar dando voltas e voltas no mesmo lugar… Agora, se você está com treinos mais curtos (eu estou treinando para dominar de vez os 5k) ou com muitos tiros, é ótimo!

Os percursos recomendados pela 4any1 variam distâncias entre 400 metros, 800 metros, 1.000 metros (1k) e 1.200 metros. Tem algumas subidinhas/descidas, mas nada muito íngreme; a maior parte do caminho é plana. Veja no mapa abaixo:

Mapa com percursos no Parque do Povo - Arte 4any1Mapa com percursos no Parque do Povo (Reprodução 4any1)

Outras atividades

Além dos treinos externos de corrida, a 4any1 também faz aulas de Cross For Any Body (treino funcional) no Parque do Povo. Como o parque tem um amplo gramado (bem ali em frente à entrada da Portaria 1), é o espaço perfeito para montar os circuitos de cada aula. Aliás, você encontra várias pessoas praticando atividades físicas diversas no gramado, de brincadeiras com as crianças ou com o cachorro a esportes coletivos.

Outro diferencial do parque que gostei bastante é que a pista de ciclismo, apesar de correr paralela à de corrida/caminhada, é bem separada, o que evita que as bikes invadam o espaço dos corredores (e vice-versa).

Algumas dicas

Como em qualquer treino ao ar livre, mesmo com melhor cobertura verde, é preciso ter cuidado e se proteger do sol. Por ser próximo do rio (o parque fica ao lado da Marginal Pinheiros), pernilongos são presença constante, por isso capriche no repelente, especialmente no final da tarde/começo da noite.

O parque tem banheiros, bebedouros bem localizados e fácil acesso: ao lado da estação Cidade Jardim da CPTM, entre os bairros Itaim Bibi e Vila Olímpia.

Em resumo, é uma boa pedida para começar ou terminar o dia em contato com a natureza!

Veja como chegar:

Parque do Povo Mário Pimenta Camargo (Parque do Povo)
Avenida Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi – Zona Sul
Próximo à Linha 9 – Esmeralda – Estação Cidade Jardim da CPTM
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h

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