tapioca

Com o preparo certo, a tapioca pode ser uma aliada do seu treino

De uns tempos para cá, sempre que troco figurinhas com algum conhecido que está de dieta ou pratica exercícios físicos regularmente, escuto comentários sobre a tapioca. Eu sempre gostei de tapioca, até porque é um prato prático e fácil de fazer, mas não imaginava que esse alimento poderia trazer tantos benefícios. Por outro lado, confesso, eu costumava colocar recheios nada “lights” nas minhas receitas, então ficava bem difícil associar aquela imagem da tapioca pingando leite condensado com uma alimentação balanceada, hehehehe…

A verdade é que a tapioca é um alimento rico em carboidratos, porém livre de glúten. Além disso, duas colheres de sopa de tapioca (30g, o suficiente para fazer uma porção) possuem 70 calorias, a metade de um pãozinho (que tem cerca de 135 calorias). Nada mal, hein? Para quem sente dificuldade em cortar carboidratos e/ou tem alguma restrição a glúten, é uma ótima alternativa! O segredo, claro, é não exagerar na espessura da tapioca e escolher recheios menos engordativos.

tapioca

Coco e leite condensado são uma delícia. Mas, se quiser emagrecer, escolha recheios menos calóricos

Preparar tapioca não tem mistério. É mais fácil comprar a goma hidratada, que você encontra facilmente nos supermercados (eu uso a da marca Akio). Algumas pessoas gostam de peneirar a goma antes de usar para evitar que forme bolinhas, mas não é necessário. É só espalhar duas colheres de sopa na frigideira já quente, formando uma espécie de panqueca, e esperar alguns minutos até a goma grudar. Vire para o outro lado, adicione o recheio da sua preferência, dobre ao meio e pronto! É mais rápido que um macarrão instantâneo, pode apostar! 😉

Quem corre pode comer tapioca antes ou depois do treino, como preferir. Você pode fazer recheios tanto doces como salgados — estes vão super bem com uma saladinha de folhas verdes. É possível, ainda, incrementar a massa misturando algumas sementes de chia. Eu gosto de comer com banana amassada e canela; ricota com tomate picadinho e folhas de manjericão; queijo branco, peito de peru defumado e orégano… Enfim, é só deixar a imaginação solta, porque o sabor da tapioca em si é neutro e vai bem com quase tudo. Delícia total!

E você, qual recheio recomenda? Deixe sua sugestão nos comentários!

  1. Bruna Rieper Bruna Rieper disse:

    Adoro!!! Como com ovo mexido, com pasta de amendoim e também com cottage, azeite e um pouquinho de sal…nhammm!

  2. Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

    Eu não sabia dos benefícios da tapioca. Agora entendi porque ela é a queridinha da dieta, no momento. Pena que não consigo gostar, puta comida sem graça. A graça sempre fica no recheio, aí acho que não vale 😉

    Beijocas

  3. Li Li disse:

    Sou do team amante da tapioca… leve ou gorda, eu simplesmente AMO!!!

    Gosto com ovo mexido como a Bru, ou simplinha com azeite 🙂

  4. Cristiane disse:

    Totalmente fã da tapioca no café manhã, gosto com manteiga, com coco, peito de peru e muçarela, mas muito afim de experimentar novos sabores para o lanche da tarde ou jantar.

  5. Mari Mari disse:

    Tbm adoro tapioca! Comecei a comer por conta dos treinos, tava enjoada de comer as mesmas coisas no pré-treino e vi que muita gente comia a tapioca. Adoro com banana e canela também. 🙂
    E eu tenho uma dica, eu usava a Akio, mas agora uso a Yamakawa que eu achei mais fininha a goma pronta e o precinho tbm é ótimo: R$6,80, 1kg no Supermercado Dia. 😛

  6. Mariana Medeiros disse:

    Meninas, aqui no Nordeste a gente NUNCA faz a tapioca sem antes lavar a massa (coloca em uma vasilha, põe água, deixa repousar por uma noite, joga fora essa água, coloca de novo – se notar que estava muito suja -, e seca com um pano (deixa o pano em contato com a massa por um dia, pra que ele absorva tudo.
    Depois de lavada, peneiramos e adicionamos um pouco de sal. Deste modo, a massa fica mais saborosa e com um cheiro menos forte!
    Sei que é tooodo um processo, mas costumo fazer isso logo de uma vez, e guardo toda a massa peneirada na geladeira!

  7. Ana Carolina L. do Amaral Ana Carolina L. do Amaral disse:

    Tive que parar de comprar tapioca pq tava comendo umas 3 por dia. Hahaha. Mesmo com recheio light (colocar creme de ricota e alguma fruta picadinha), tava pesando na dieta.

  8. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Eu adoro tapioca! *vulgo biju segundo minha mãe (nordestina).
    Gosto de todo jeito, simples, com manteiga, azeite, banana amassada, cotage, geléia de morango, abacaxi com canela… & café puro! huuuuummmm

  9. Natalia disse:

    Eu simplismente amo tapioca doce, mas nao é nada light né! Fico com receio de experimentar a salgada, mas uma amiga minha gosta com manetiga e diz que é deliciosa.
    Vou testar fazer em casa.

  10. Maria disse:

    Amo tapioca! Com banana amassada,queijo cottage e canela.Mais vale experimentar outros recheios.Use sua criatividade.

  11. rute disse:

    tapioca e bom como com mantiga becel peito de peru n cafe da manha e me sinto muito disposta e alimentada

  12. Fernanda disse:

    Sou super fã da tapioca por ter meus pais nordestinos, então a tapioca sempre fez parte de nossas refeições, mas não sabia de seus benefícios… Comida de índio… Rsrs adoro com côco e manteiga… Tradicionalíssima…!!! ,

  13. Shirlei vita disse:

    Amo tapioca. Delicia eu troquei o pão pela tapioca. 1 pela manha e outra a nnoite com requeijão light.

  14. Danielle Santos disse:

    Amo com queijo branco,presunto e orégano….hummm

  15. SONIA REGINA disse:

    Amo tapioca com queijo branco, e peito de peru, orégano, uma delícia.

  16. Claudionor José da Silva disse:

    Eu como tapioca todos os dias, eu e minha esposa adoramos, e agora sabemos que faz bem à nossa saúde iremos comer cada vez mas. Obrigado pela dica fica o alerta comam tapioca excelência de vida.

  17. vilsolomeu victorino disse:

    Corro aproximadamente 36 anos, nasci em 1952. São José SC. Aqui na grande Florianópolis existem vários engenhos de farinha. Quando tenho oportunidade vou ver o preparo dos derivados da mandioca, entre os quais tapioca, saborosa, nutritiva, energética etc. Como do tipo granulada, ou essas fininhas, faço com banana amassada polvilhada com canela. acabei de comer com banana e abacate, meu treino para hoje- 28-03-2017. 11km fraquinho para compensar o de ontem. Sábado 01-04-2017. Mountain Do Praia do Rosa. Imbituba SC. Apenas 22,5 km de muitas belezas naturais. Parabéns, as mulheres, todas, corredoras ou não, são PODEROSAS.

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