DicasProvas

Últimas Corridas: XIX Maratona Internacional de São Paulo e Dicas para quem vai correr 21 km

No último domingo, 06 de outubro, foi realizada a XIX Maratona Internacional de São Paulo. Quando vi que as inscrições estavam abertas fiquei morrendo de vontade de participar, por ser uma prova tradicional e por ter diversas distâncias. 🙂 No comecinho de agosto me inscrevi para correr a distância de 25k, mas em setembro senti um incomodo no joelho num treino. Passei no ortopedista e ele pediu para eu reduzir a quilometragem e ir retomando aos poucos meu treino para completar uma meia maratona. Não tive uma lesão, apenas um discreto edema, mas se não reduzisse poderia evoluir e eu teria que parar de treinar. Então, diminui bem a distância e o ritmo nos treinos e pedi pra organização da prova mudar minha inscrição para 10k, afinal, era melhor correr 10k do que nada e assim não perderia a diversão. 😀 No sábado, um dia antes da prova, meu marido retirou o meu kit e apesar de ter muita fila, estava tudo muito bem organizado. O kit veio bem básico: chip descartável, número de peito, uma pulseira que definia a área que você iria largar, camiseta linda da Adidas <3, alfajor, café e cappuccino.

maratonasp1
Largada. Eu e a Cris preparadas pra correr!

No dia, como a prova tinha cerca de 20 mil inscritos, sem contar os pipocas, cheguei cedo ao local da largada (região do Ibirapuera). Estava tudo bem organizado, havia muitos banheiros químicos e o locutor estava bem animado. 🙂 Apesar da previsão falar que estaria frio (11º) e talvez até garoasse, estava fresquinho e com um sol que foi ficando mais forte ao passar da prova. Antes da largada encontrei com uma amiga, a Cris, e fomos para o local da cor da minha pulseira (vermelha). Ela iria fazer um treino de 21 km, eu tinha que fazer um treino de 18 km, mas tava ali pra completar os 10 km (eita, que rolo! rs). Então combinei com ela, que se estivesse me sentindo bem, sem dor no joelho, que eu iria acompanhá-la até o quilômetro 18 da prova, se sentisse algo iria correr só os 10 km mesmo. Começamos tranquilas e na divisão da prova (um lado iria para 10 km e outro para 25 km/42 km), vi que estava bem e continuei acompanhando ela, tinha levado gel de carboidrato para o plano B (fazer os 18 km) e estava tranquila. De todas as provas que fui esta com toda certeza foi a mais bacana, durante todo o percurso que corri, vi muitas pessoas se ajudando e trocando palavras de incentivo. Nessa hora já tinha achado a melhor coisa do mundo ter me inscrito para uma maratona, mesmo que não fosse correr a distância toda, pois vemos atletas mais experientes, menos afobados, que até puxam papo com você durante a corrida. 😉 E era uma coisa linda ver o visual de tanta gente correndo quando eu subia ou descia uma ponte (e foram muitas no percurso). Quando chegamos no quilômetro 18 continuava me sentindo bem e então decidi seguir com a Cris até o quilômetro 21, completando assim a maior distância que já corri na vida, até então só tinha corrido 10 milhas, 16 km. 😀 Fiquei super feliz com o treino mais legal que já fiz e preparada para encarar qualquer outro treino até chegar o dia da minha primeira meia maratona oficial! 🙂

maratonasp2
Visual incrível na ponte. Acabada, mas feliz. E ainda com um tempo legal pra um treino, né?

Conversando com as meninas aqui do blog sobre a experiência de correr 21 km, elas pediram para eu listar umas dicas… então vamos lá! 😉

Dicas para quem vai correr 21 km

  • Não esqueça o protetor solar!
    Eu sou bem branquinha e tive sorte, porque eu esqueci de passar nos braços. Na ansiedade de chegar logo no local da largada só lembrei de passar no rosto, mas não fiquei com a marca da camiseta, rs. A Erica fez um post bem bacana sobre protetores solares.
  • Observe o comprimento das suas unhas e corte-as se for necessário uns dias antes.
    As minhas não estavam compridas, mas poderiam estar mais curtinhas. Acabei ficando com uma dorzinha na unha do dedão do pé esquerdo. A Ju fez um post bem bacana sobre os cuidados com as unhas.
  • Use uma meia própria para corrida
    Elas ajudam a evitar que bolhas apareçam.
  • Passe vaselina ou um produto similar em lugares que normalmente causam assaduras e bolhas
    Aqui o legal é reparar nos treinos quais áreas ficam vermelhinhas ou machucadas, e passar pouco e bem o produto. Eu fui surpreendida, porque nunca tinha tido nada, quando terminei os 21k notei que estava com a marca superior do top, depois percebi que a pele ficou machucada. Nas próximas corridas vou passar um produtinho pra evitar este incomodo. 😉
  • Compre tênis maiores que seu pé!
    Sério, compre pelo menos um número maior. Com o suor, calor e muito tempo correndo, seu pé pode dar uma inchadinha e se o tênis for exatamente do seu número, você vai sofrer. 🙁 Eu uso sapatos no tamanho 38, mas tênis só compro o 40 (e é difícil achar 40 feminino, viu?). Melhor coisa que já fiz, ao final dos 21 km o tênis estava confortável no pé . 😉 Só não vai comprar também um tênis enorme pro seu pé, porque ai ao invés de ajudar, vai te prejudicar. Veja algumas dicas para acertar na hora de comprar seus tênis de corrida.
  • Aproveite todos os postos de hidratação
    Beba um pouco de água (é importante se hidratar) ou simplesmente se refresque (eu adoro jogar água nas costas). Também se organize para tomar o gel nos momentos certos. Eu tomei a cada 7 km, e sempre próximo de um posto de hidratação, pois já aproveitava a água dada. 😉 Na maratona de SP eles davam garrafinhas (prefiro), quando dão copos, não abra a tampa, faça um furo, é mais prático e também evita que você beba muita água de uma só vez e se engasgue.
  • Use roupas confortáveis
    Vá com a calça ou shorts que você mais gosta, o tênis mais confortável, a camiseta ou regata que você já está acostumada. Assim você evita incômodos durante a prova. Lembre-se que esse incômodo pode durar o tempo que levar pra completar a distância.
  • Relaxe os ombros e braços durante a corrida
    É super comum no decorrer da prova você ficar num ritmo e simplesmente ficar com os ombros e braços tensos, então dê uma soltada nos braços, nos ombros.
  • Divirta-se!
    Se você vai correr 21 km é sinal que adora correr, então divirta-se! Na maratona eu bati papo, cantei com as bandinhas que tinham no caminho. O resultado disso? Não parece que corri 21 km, passou muito rápido!

Em novembro faço a minha estreia na meia maratona e depois venho contar tudo! 😀

Mari Frioli
A Mari é maratonista e adora um desafio! Atualmente está voltando aos treinos após o nascimento da sua filha Fernanda. ;)

4 Comentários

  • Tbm vou correr meus 21 KM não oficiais este mês e estou morta de medo! Sei lá, ainda não me sinto preparada, mas adorei seu post, foi um incentivo!

  • Parabéns, Mari!
    Tinha certeza que você iria bem nessa prova!
    Outra coisa que adorei nesse post foram as dicas. Nunca parei pra pensar nos tênis em um número maior! Quando começar a treinar para desbravar meus primeiros 21k, vou recorrer à essa dica.
    Outra coisa, como sou “coxuda” já tinha o costume de passar bepantol derma nelas, mas não tinha parado pra pensar em passar no top! Outra dica pra vida 🙂

    Beijos!

Deixe um comentário