Não podíamos deixar de falar sobre uma notícia que chocou o mundo da corrida: a morte de Emma Van Nostrand durante a maratona de Toronto, realizada no último domingo.
Emma tinha 18 anos, era esportista (jogava futebol, nadava e corria regularmente) e não apresentava nenhum sintoma de deficiência cardíaca. Ela teve um problema cardíaco quando faltavam apenas 3km para o fim da prova e foi levada ao hospital. Infelizmente, não resistiu.
Filha de corredores (pai e mãe também estavam participando da prova), com uma vida saudável e com idade onde a preocupação com problemas cardíacos não é frequente, o que aconteceu? Emma tinha um problema em uma válvula do coração, difícil de se diagnosticar e que, segundo o médico legista, poderia ter levado Emma à morte durante uma simples subida de escada.
A história é muito triste e nos faz pensar em uma coisa super importante e que, muitas vezes, não levamos tão à sério: o bom e velho check-up médico de tempos em tempos. Você fez o seu antes de começar a praticar corrida? Faz regularmente exames cardíacos e de sangue? Fique esperta, é muito importante saber como vai sua saúde.
Eu fiz depois que comecei a correr, mas só corria no trote ou corrida leve no começo. Somente depois que o médico liberou que comecei a treinar com velocidade maiores e por mais tempo. É muito importante fazer o chack-up, com saúde não se brinca.
Preciso marcar uma consulta. 🙁