Sabe aqueles tênis que você abre a caixa e solta um “UAU!”? Então! O Puma Speed Ignite Netfit é um desses modelos. Não tem como sair com ele sem que alguém comente sobre o quanto ele é bonito. A Puma realmente surpreendeu!
Apesar de fazer parte da família Ignite, ele é bastante diferente das últimas versões que foram lançadas aqui no Brasil, não só em termos em design, mas no conforto e na “pegada”. Quer saber mais? Conto tudo em detalhes neste post!
Design
De cara, já elegi o Puma Speed Ignite Netfit como um dos tênis mais bonitos de 2017. Hahahhahaa… (Sim, vou falar isso 1 milhão de vezes nesse review!) Apesar de a cartela de cores ser modesta (no Brasil, são seis opções, sendo três masculinas e três femininas), eu particularmente prefiro as versões em preto e branco. Especialmente no preto, essa tela do Netfit dá um toque “meia arrastão” pro tênis que eu, particularmente, achei um charme! 😉
O tênis é daqueles que não passa despercebido e você vai arrancar uns elogios por aí, o que faz dele uma ótima opção também para looks mais casuais e moderninhos. O cabedal é feito em malha de crochê (evoKNIT) praticamente sem costuras e sem atrito, vestindo como uma meia nos pés – o que eu adoro. No calcanhar, uma peça de plástico garante mais firmeza e as diferentes formas de amarrar os cadarços, além de estilo (tem quem amarre fazendo desenhos, como coração), também contribuem para a estabilidade (falarei mais disso no item Conforto).
Amortecimento
O Puma Speed Ignite Netfit possui tecnologias que prometem amortecimento responsivo, ou seja, que transformam o impacto da passada em energia. De fato, você sente um pouco de retono, mas tão grande como senti ao usar outros tênis de marcas concorrentes (Nike LunarEpic e Adidas Ultra Boost X, por exemplo, me deram uma sensação maior de impulso na pisada). De toda forma, é um tênis que eu usaria mais em provas curtas do que longas. Afinal, como o próprio nome indica, ele é um calçado para treinos e corridas rápidas, não para rodagem.
O solado de borracha vem com sulcos de flexão no antepé que formam uma zona de propulsão, ajudando a aumentar a velocidade da passada e a durabilidade. Aliás, tanto no solado como no cabedal, inclusive na tela do Netfit, senti bastante confiança em termos de resistência e durabilidade dos materiais.
Conforto
Mudar a forma de amarrar seus cadarços deixa o tênis mais chamativo, é claro, mas não é apenas uma questão de estilo! Além da amarração padrão (standard), a marca sugere outras quatro formas de usar seus cadarços para mais estabilidade (stability), pés largos (wide foot) ou estreitos (narrow foot), ou mesmo para ter mais suporte no calcanhar (heel support). E você também pode criar outras formas de usar os furos da tela para que o tênis tenha um encaixe perfeito no formato dos seus pés.
No meu caso, a amarração tradicional foi a que eu mais curti (pois é, rs).
Com tanto ajuste, o tênis fica superconfortável nos pés. O cabedal quase não tem costuras, e elas ficam estrategicamente posicionadas para não aparecer e não incomodar. Usei o tênis tanto com e sem meias e foi tranquilo, sem bolhas ou qualquer tipo de machucado.
Peso, Pisada e Drop
Oficialmente, este tênis é para quem tem pisada neutra, contudo a marca afirma que basta ajustar a maneira de passar o cadarço para que ele dê o suporte necessário para quem tem pisada pronada ou supinada. Como eu tenho pisada neutra, não posso dizer se isso é 100% verdade – adoraria saber de outras pessoas!
O drop é de 6 mm, mas a sensação é de que ele é mais baixo. Mesmo o peso sendo um pouco maior do que o que eu esperava para um calçado desse tipo (que tem Speed no nome), a sensação foi de um calçado mais leve tanto em treinos como em provas.
Tecnologias
- EvoKNIT: cabedal em tecido leve que se ajusta ao formato do pé, oferecendo máximo conforto.
- Netfit: Sistema de personalização de amarração que se adapta a diversos formatos de pé, oferecendo ajuste seguro e confortável para todos os tipos de corredores.
- Ignite: Sistema de amortecimento que conta com uma espuma exclusiva com um mix de PU que garante resposta mais rápida.
- Evertrack: Composto de longa duração para a sola que proporciona maior durabilidade em áreas de alto desgaste.
Custo x Benefício
É um tênis bonito? Sim. Gostoso para correr? Sim. Pode ser usado para outras atividades físicas além da corrida? Sim. Porém, com preço sugerido de R$ 699,00 (USD 140), ele acaba enfrentando uma concorrência brava com tênis de corrida “top de linha” de outras marcas. E apesar dos seus atrativos, particularmente achei que o Puma Speed Ignite Netfit não conseguiu se destacar tanto assim em relação a outros modelos que testei nessa faixa de preço. O que mais pesa a favor dele, na minha opinião, é o design e, se for o seu caso, o sistema Netfit para um melhor ajuste ao formato dos pés.
A boa notícia é que algumas lojas virtuais já estão oferecendo esse modelo com desconto. Vale pesquisar!
Opinião Geral
O Puma Speed Ignite Netfit reúne várias características que eu adorei em outros modelos que já testei aqui e que ganharam meu coração. Ele cumpre lindamente a proposta de ser um tênis que se encaixa bem aos pés, como uma meia, para que você não pense em mais nada além de correr – sem falar que ele vai bem também nos looks casuais.
Apesar de eu ter ficado com a amarração tradicional, brincar com os cadarços é divertido e pode ser a solução para quem tem problemas com a forma dos tênis de corrida (muito justa, muito larga, pegando em algum cantinho etc.). Em termos de amortecimento, não senti o retorno da energia tão forte, mas ele está ali e é um tênis confortável para correr. Além disso, acho que ele poderia ser um pouquinho mais leve. Porém, não chega a ser algo que incomode.
No fim, esse tênis me ganhou mesmo pelo design: achei muuuuuito lindo, de verdade, então estou usando bastante! 😉
Compre online: Puma (loja oficial) | Dafiti Sports | Kanui | Netshoes