Beleza & Saúde

Sesamoidite: entenda a doença no pé que afastou Xuxa da TV

Pés doloridos

No começo do ano, foi anunciado que a Xuxa se afastaria da TV para tratar uma sesamoidite. Muita gente nunca tinha ouvido falar sobre essa doença, o que é de se esperar, já que ela não é muito frequente. No entanto, entre as pessoas mais atingidas estão mulheres jovens (geralmente associado ao uso excessivo de saltos altos), bailarinos e atletas, em especial corredores e tenistas, devido ao alto impacto que essas atividades podem causar nos pés.

Ossos sesamóidesMas o que é a sesamoidite, afinal? É a inflamação dos sesamóides, dois ossinhos localizados embaixo do dedão do pé, responsáveis pelo alinhamento do tendão e do dedão, dando apoio para os nossos pés.

Exercícios com alto impacto na ponta dos pés, em especial quando praticados em pisos duros e com calçados inadequados, podem levar a essa inflamação.

Andar muito de salto alto, passar horas em pé, problemas na pisada e pequenas má formações ou alterações nos pés também podem causar a doença. Os sintomas são dores de intensidade variável, inchaços e vermelhidão.

Se você apresentar algum dos sintomas, é importante procurar um ortopedista especialista em pés e começar o tratamento o quanto antes.

O diagnóstico pode ser feito por um ressonância e o tratamento combina repouso e bolsas de gelo, medicação com anti-inflamatórios e analgésicos, uso de palmilhas/botas ortopédicas e sessões de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia.

Se não tratada corretamente, a sesamoidite pode gerar uma dor tão intensa que a pessoa mal consegue apoiar os pés no chão. Também pode ocorrer lesão no tendão, necrose dos sesamóides e artrite nas articulações. Por isso, caso você ainda não corra e já tenha sentido algum desses sintomas, procure um ortopedista antes de começar a treinar para garantir que você não tem sesamoidite, já que os treinos de corrida, mesmo na esteira, podem piorar a inflamação e dificultar o tratamento depois.

Cuidem-se, meninas! 😉

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

Deixe um comentário