Quem tem intolerância à lactose ou adota uma dieta vegana “sofre” um pouco para comer. Afinal, quantas receitas você conhece que levam leite (de vaca, especialmente) na composição? Muitas, né? O jeito é se adaptar e substituir por leites vegetais, que são feitos a partir de grãos, sementes, cereais ou castanhas — e zero lactose!
O leite vegetal mais famoso é o de soja, que hoje encontramos facilmente nos supermercados. O leite de coco também pode ser usado como substituto em algumas receitas, apesar de ter um sabor mais acentuado. Além desses, existem muitas outras opções! É possível preparar leites vegetais com arroz, aveia, amendoim, nozes, castanhas (do-Pará ou de-caju), amêndoas, gergelim, sementes de girassol ou de abóbora, inhame, linhaça, quinoa… Pois é, muita gente nem imagina, mas a variedade é enorme!
Os leites vegetais são ricos em cálcio, ferro, minerais e vitaminas, são fontes de energia e de fibras. Com eles, você pode preparar molhos, doces, bebidas como achocolatados e vitaminas… Enfim, de tudo um pouco! É só escolher qual se adapta melhor à sua receita. 😀
É possível preparar em casa o seu leite vegetal, batento o grão, cereal ou semente de sua escolha com água no liquidificador (veja algumas receitas aqui). É importante lavar bem os grãos antes de começar o processo e depois coar a mistura em peneira fina ou com um pano macio, se possível mais de uma vez, até ter um leite homogêneo. Você também pode adicionar alguns condimentos (canela, melaço, extrato de baunilha…) para adoçar ou dar um sabor especial à sua bebida.
Leite vegetal caseiro: a parte que dá mais trabalho é coar
Para quem não tem tempo de preparar a versão caseira, já estão aparecendo algumas variações prontas nos mercados, como leites de amêndoas, de arroz ou de aveia. O preço ainda é salgado (média de 12 a 13 reais por litro) e alguns trazem adoçantes na fórmula, por isso leia o rótulo antes de comprar — nada contra adoçantes, mas nem todo mundo gosta e é importante você saber o que está levando para casa! 😉 Também é bom escolher com atenção se você tiver intolerância a glúten, já que não é qualquer leite de cereais que você poderá consumir.
A Nestlé entrou recentemente no mercado de bebidas vegetais com o Nesfit para Beber, em duas opções: aveia integral (com glúten, 45 kcal/200ml) e arroz integral (sem glúten, 47 kcal/200ml). Aproveitei o café da manhã especial de lançamento que eles fizeram em São Paulo para pegar duas receitas sem lactose, preparadas com o leite vegetal de aveia integral (mas você pode fazer com outro leite vegetal de sua preferência). Anote:
Panqueca de quinoa
Rendimento: 6 porções (aprox. 56 kcal por porção)
(Foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira)
• 1 xícara (chá) de leite vegetal de aveia
• 1 clara
• 2 colheres (sopa) de quinoa em flocos
• ½ xícara (chá) de farinha de trigo
• 1 colher (chá) de fermento em pó
• 1 pitada de canela em pó
• 1 pitada de sal
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Aqueça em fogo baixo uma frigideira média untada com pouco azeite e coloque uma porção da massa, cobrindo o fundo. Deixe fritar até secar a superfície. Vire a panqueca do outro lado e deixe-a dourar por alguns instantes. Repita o procedimento até acabar a massa. Sirva acompanhada de geleia ou mel.
Suco verde de pera, couve e gengibre
Rendimento: 2 porções (aprox. 158 kcal por porção)
(Foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira)
• 1 folha grande de couve-manteiga
• 1 pera grande com casca
• 2 colheres (sopa) de suco de limão-siciliano
• 1 fatia fina de gengibre
• 1 xícara (chá) de leite vegetal de aveia
Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes. Sirva gelado. Se preferir, você pode substituir a folha de couve pela mesma quantidade de folhas de espinafre, beterraba ou nabo.
Testou alguma dessas receitas? Não deixe de compartilhar conosco com a hashtag #comemulherada! 🙂
1 comentário