Oi mulherada!
Nossos companheiros fiéis durante a corrida, os tênis desgastam a cada treino que fazemos (melhor eles do que nossos pés, né?), mas quando sabemos que devemos aposentar aquele par queridinho?
A vida útil de um tênis varia de acordo com o biótipo do corredor, tipo de pisada, intensidade dos treinos, tecnologias empregadas no produto e terreno no qual a pessoa costuma se exercitar. No geral a durabilidade dos tênis se estende, em média, por 500 km. Essa quilometragem pode variar, e especialistas dizem que a partir dos 500 km ainda temos mais 150 a 300 quilômetros para aposentar o tênis. Para saber exatamente quando devemos aposentar o tênis, temos que ficar atentas ao estado dele. Pegue o seu tênis e dê uma olhada se há muito desgaste na sola, se há costuras soltas e enquanto corre repare se sente algum incomodo, se ele continua confortável. Se o tênis estiver desgastado ou você sentir um desconforto que não tinha antes com o mesmo par, tá na hora do adeus. 🙁 #todaschoram
Uma boa forma de controlar a quilometragem do seu tênis é utilizar um aplicativo no seu celular para gerenciar suas corridas, alguns até avisam quando você deve aposentar seu tênis. Alguns corredores anotam no próprio tênis a distância percorrida e há ainda alguns que fazem um cálculo simples (corro ‘x’ quilômetros, ‘x’ vezes por semana, então… em ‘x’ semanas terei que aposentar o tênis).
Como corredora sei que quando encontramos um tênis perfeito pra correr (confortável!) queremos usar ele ao máximo, então separei algumas dicas para conservarmos nossos tênis e fazermos durarem mais!
- Corra em terrenos mais macios, como grama, areia ou terra. Pisos ásperos e duros, como asfalto, gastam mais.
- Após o treino, deixe seu tênis numa área ventilada e à sombra (aproveite e tire a palmilha). Nunca guarde seus tênis ainda úmidos, pois a umidade deteriora o tênis. E nunca os deixe sob o sol ou calor, pois o calor resseca o material que o tênis é fabricado e aumenta o desgaste.
- Tenha dois pares e reveze-os. Desta forma o tênis terá tempo para descansar (é recomendado um descanso de 24 horas) e recuperar suas propriedades de amortecimento.
- Evite usar seus tênis de corrida em outros esportes. Os tênis de corrida são feitos para um movimento cíclico para frente, alguns esportes exigem movimentos laterais e podem deformar os tênis.
- Só lave quando for realmente necessário! Toda lavagem desgasta de alguma forma o tênis. Na revista Runner’s World eles ensinam como lavar direitinho.
Agora é só cuidar dos seus tênis e ficar de olho para aposentá-los antes de você sofrer uma lesão por correr com tênis detonado. 😉
Adorei a matéria… Tenho que aposent
Adorei a matéria… Tenho que aposentar alguns!!!
Esse lance de revezar o tênis eu não sabia o motivo, mas sempre fiz. Engraçado isso…
Adorei as dicas 🙂
Beijocas
Sou alocka que se apega aos tênis! kkkkkk
Por causa disso, sempre revezo entre eles (são 3) e procuro cuidar deles ao máximo!
Adorei as dicas! 🙂