No mês passado estava pesquisando tênis novos e fiquei super na dúvida: qual a minha pisada? Qual tênis eu compro?
Descobrir qual seu tipo de pisada é extremamente importante para quem quer correr cada vez mais e melhor, pois utilizando o tênis errado você pode lesionar joelhos, coluna e tornozelos. Com o tênis certo você evita lesões, vícios posturais e corre com mais conforto. 😉
Cada corredora tem uma forma de pisar, pois a pisada é de acordo com as características anatômicas de cada individuo. Mas os ortopedistas costumam generalizar em três tipos de pisadas: pronada, supinada e neutra.
Qual a diferença entre elas? A pronada é aquela que se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. A supinada é quando o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé terminando a pisada na base do dedinho. E por fim, a neutra é aquela que se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação ligeiramente para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
Lendo parece fácil descobrir a pisada, mas na hora que você está correndo é bem complicado distinguir. Tentei e desisti, achei que era uma coisa, depois outra, e daí comecei a procurar por formas de saber direitinho qual era minha pisada.
Então, como descobrir sua pisada?
Há diversas formas de descobrir qual a sua pisada, a mais eficiente é fazendo um teste de barapodometria. O teste de barapodometria é uma análise computadorizada dos pés utilizando uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Esse equipamento analisa os pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento.
Em algumas clínicas este teste é bem carinho, então existem outras formas para sabermos nossa pisada sem gastarmos tanto. Uma delas é observar o tênis que você utiliza para correr, coloque-os numa superfície plana e observe qual o lado dele está mais gasto. A outra forma é o teste do pé molhado explicado na imagem abaixo.
Mas ambos os testes “caseiros” dão apenas uma noção da pisada e não uma certeza. Então ainda com dúvidas fui atrás de um teste para saber direitinho e comprar um bom tênis pra mim. Acabei descobrindo que a loja Mundo Corrida oferece o teste da pisada de graça para qualquer pessoa que for até uma das lojas da franquia, o teste não é igual ao de barapodometria, mas é bem parecido e melhor do que só fazer os testes caseiros. A loja tem quatro endereços: no Rio de Janeiro (Av. Ataulfo de Paiva, 355), em Minas Gerais (Av. dos Bandeirantes, 1350 – Loja 1), em São Paulo (Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4919) e no Distrito Federal (SCLS 211, Bloco C – Loja 17).
Cheguei lá, solicitei a um dos vendedores e prontamente o Anderson me atendeu, aqui em São Paulo o teste fica no andar superior da loja. Subi e fiz o teste.
O teste é bem legal, primeiro você sobre numa plataforma (a mesma do teste de barapodometria) para saber onde você faz força no pé para se manter ereto. Aqui você já descobre se sua pisada é neutra, pronada ou supinada. Logo depois, você sobe em outra plataforma e quem te atender fará umas marquinhas para ao correr na esteira o equipamento identificar a sua pisada em movimento.
Depois é subir na esteira e correr um pouquinho. Quando você descer ele já terá seu resultado. No meu caso, minha pisada é neutra. O Anderson foi super atencioso, segurou até meu filho para eu fazer o teste! 😉
Como já falamos é super importante saber qual é a sua pisada, as fábricas de calçados utilizam toda a tecnologia existente para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses, então ao comprar o tênis certo você poderá utilizar tudo que o modelo oferece e evitar as lesões. Se você tem a pisada neutra, o calçado ideal é aquele que se enquadra entre o amortecimento e a estabilidade, para a supinada, um que aumente o amortecimento e a flexibilidade, e para a pronada, um calçado menos flexível, com mais estabilidade e controle do movimento. 😉
E ai? Já sabe qual é a sua pisada?
Tô doida pra ir fazer esse teste, mas com vergonha de ir e não comprar tênis pq não tô precisando de nenhum novo. hahahah
Ana, fui e não comprei nenhum tênis. Eles oferecem, mas é só dizer que não precisa. 😉
Quando fui pegar meu kit da Delta, eles estavam fazendo esse teste. Julio até ficou curioso pra fazer, mas como tinha fila acabamos desistindo.
Masssss vou confessar que no finalzinho do post só consegui olhar pro pequeno Lorde vendo você correr <3
Beijo!
Pequeno lorde tá sempre me acompanhando, dia 15 corre comigo 50 metros, rs. 😀
Eu fiz o teste da pisada ontem, em uma loja da Velocitá, aqui no Jardins em Sp. Simplesmente amei, porque além da vendedora ser maratonista, ela explicou tênis por tênis, qual seria adequado ou não para minha pisada. Foi uma aula, super técnica sobre qual seria bom pra mim e porque.
Eu queria até um tênis mais caro do que eu acabei levando e ela me explicou o pq de eu não precisava daquele tênis, dando explicações pelo meu peso, estatura, treino, funcionalidades, tecnolgia… tudo!! Foi demais!
Meus próximos tênis só vou comprar em lojas especializadas, com pessoas que entendem e tbm tem paixão pela corrida! Experiência de compra incrível!
Adorei e vejo total diferença entre o tênis que eu usava e o tênis que comprei, adequado à minha pisada.
Leticia, que bacana! Já fui nessa loja, mas em outra unidade e o teste era bem fraquinho. Vou ver se vou na dos Jardins só pra fazer review pro blog. 😀 E é muito bacana ter alguém que entende para nos aconselhar. 😉
Mari, quem me atendeu era uma moça chamada Ana Paula. Na minha vez e do meu namorado, o teste funcionou direitinho. Mas ela disse que tem vez que ele não funciona muito bem, mesmo… 🙁 Mas só pelo atendimento dela e as dicas, já valeram a pena! 😉
Esse teste do jornal é a maior furada, fui numa clínica e o resultado foi totalmente diferente. Não se engane!