Deus ajuda quem cedo madruga…
Juro! Toda vez que escuto essa frase tenho vontade de retrucar à altura e dizer para o infeliz que escutou isso da avó que se isso fosse verdade padeiro nunca queimava o pão hehe. Bem, brincadeiras à parte, já deu pra notar que umas das coisas que mais detesto nessa vida é acordar cedo. Mas conheço várias pessoas que amam madrugar acordar cedo e afirmam que começam o dia com muito mais disposição. Inclusive, de toda a mulherada aqui do blog acho que sou a que nunca levando cedo pra treinar hehe
Acontece que não adianta, organismo é organismo e cada caso é um caso. Já tentei de tudo pra conseguir acordar cedo para fazer atividades físicas e é mais do que preguiça, infelizmente não dá… Não para mim! E de verdade, gostaria muito de conseguir acordar cedo, pois há várias vantagens pra quem tem esse hábito que vão além de ver o lindo amanhecer do dia entre os arranha-céus da cidade.
Quem treina pela manhã tem o benefício de acelerar o organismo no decorrer do dia, pois a recuperação do corpo é melhor. Afinal, as refeições que farão a reposição das energias estão marcadas para acontecer ao longo do dia, após as atividades físicas. Só é preciso ficar atento com a alimentação antes dos treinos matinais para não comer de forma incorreta e passar mal durante o treino. Durante os treinos o consumo de glicose no nosso corpo é maior, e se a pessoa estiver mal alimentada além de não ter um rendimento muito bom, pode ocorrer hipoglicemia. Portanto, tome aquele café da manhã equilibrado com pelo menos uma hora de antecedência aos treinos, e não se esqueça de que o corpo precisa de tempo para digerir os alimentos. Nos treinos matinais combine carboidratos, proteínas, fibras e gordura.
Já quem treina à tarde tem a vantagem de fazer seu treino com mais força. Isso porque diversos fatores metabólicos colaboram para o aumento da potência corporal durante esse período. Porém, essa maior energia acaba sendo mais bem aproveitada para exercícios anaeróbicos, como musculação, e não para corrida. A não ser que você esteja treinando tiros curtos, que exigem explosão muscular.
Agora, se você é como eu, que adoro fazer exercícios durante a noite, precisa conhecer a capacidade do seu corpo de “desacelerar”, pois enquanto algumas pessoas conseguem treinar, tomar um banho e já dormir, outras correm o risco de ainda ficarem acordadas durante um bom tempo, devido à liberação de grande quantidade de endorfina que a atividade física proporciona. Uma super dica é depois do treino sempre fazer um bom alongamento e respirar de forma profunda e lenta. Essas medidas servem como um recadinho para o seu corpo: “Ei, tire o pé do acelerador”!
Outro porém dos treinos noturnos diz respeito à alimentação. À noite, é preciso equilibrar bem a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, pois caso contrário o corpo pode gerar durante o sono um estoque de energia na forma de gordura, o que vai contra os objetivos de quem está treinando para perder peso ou manter a forma. Ou seja, não coma mais do que seu treino exige e não durma de barriga cheia =P.
Mas se a sua vida é, digamos, muito corrida rs, e você não tem um horário fixo para treinar, não se preocupe. A variação do horário dos treinos não prejudica o rendimento, desde que você respeite as suas características em cada horário.
E você, como costuma fazer? Conta pra gente como são os seus horários de treinos! =)
Se fosse pra escolher, treinaria de manhã. É um horário que me sinto bem disposta e tb sinto que rendo melhor o dia todo.
Porém na prática, treino mesmo quando dá tempo hahahahha 😛
Adorei o texto! Eu treino de manhã (6h já to lá, suando!), porque na verdade não tenho muita opção hahaha, a noite fico MUITO cansada e não dou conta de fazer nada além de dormir =)
Bjos
Eu tenho certeza que se treinasse pela manhã, me sentiria muito melhor durante o dia, o problema é que não consigo acordar pra treinar…teria que acordar umas 05:30/06:00…Preciso achar uma motivação pra isso…Por enquanto continuo treinando durante a noite.
Anni, só treino de manhã porque é o único horário que dá. Então, se quero ter uma bunda dura e uma barriga pequena, tenho que madrugar.
Antes de ser mãe eu só treinava à noite. Sou daquelas que fica mega relaxada após o treino.
Beijocas
Nunca fui de treinar à noite, mas no último mês resolvi fazer isso e tô gostando. Mas a meta continua: virar dondoca e treinar à tarde! hahahah
Anni, depois da gravidez vários hábitos mudaram, eu adorava pedalar à noite, antes de dormir. Hoje se faço isso fico com insônia :(, então me adaptei e agora não consigo mais me imaginar sem treinar de manhã, antes não tinha pique pra cair da cama e hoje tenho um super pique e amo treinar de manhã. Já até fui treinar de tarde e não rendo nada.
Eu treino de noite. Mas depois desse texto quero tentar treinar de manhã antes do trabalho para ver como eu me sinto.
sempre treinei a noite e sempre capotava… mas com a vida corrida tive que me adaptar e quando passei a jogar tênis de manhã senti diferença. Mas, acordar cedo sempre foi o meu problema… Até eu começar a trabalhar em casa. Agora antes das 7h já estou de pé e indo pra academia… Sinto mais disposição, de verdade. Recomendo experimentar! 😉
Corri poucas vezes de manhã, mas realmente é legal e confesso que me sinto bem disposta durante o dia. Digo o mesmo pra musculação. O duro mesmo é cair da cama cedo. Sou do tipo “durmo, logo existo”, então a motivação tem que ser grande!
Ir mais cedo pra uma academia perto do trabalho tem uma forte motivação: fugir do trânsito matinal! Toda vez que mato a aula da academia sou castigada com meia hora a mais no carro…
Adoro treinar à noite, é um relaxamento depois de um dia estressante. Depois da corrida, do banho e do jantar, sinto bastante sono, aliás minhas noites tem sido revigorantes depois que passei a correr. De manhã parece que meu corpo não funciona direito, perco o rendimento para o exercício.
Aaaaafff….não gosto de treinar cedo. Amo treinar à tarde/noite, além de me sentir com pouca fome pela quantidade de água que bebo, ainda tenho um sono bom.