Sal e açúcar em excesso são prejudiciais à saúde e temos que saber dosar o quanto consumimos de cada um. Eu já falei sobre as diferenças entre os tipos de sal, hoje é dia de falar sobre os tipos de açúcar.
Como o sal, nós, brasileiros, consumimos mais açúcar do que o necessário diariamente. A Organização Mundial da Saúde fez um estudo e concluiu que consumimos 50% mais açúcar do que deveríamos. A recomendação é, no máximo, 50 gramas por dia.
Quando adoçamos as bebidas, conseguimos quantificar e diminuir a quantidade, o problema é aquele açúcar que não vemos. Então, precisamos ficar alertas com o que consumimos sempre!
Como escolher o açúcar? A regra é fácil: quanto mais escuro, mais vitaminas e sais minerais ele tem. A cor branca quer dizer que recebeu aditivos químicos no seu último processo de fabricação.
Refinado
É o açúcar mais conhecido e o mais fácil de encontrar nos supermercados. Passa pelo processo de refinamento que utiliza aditivos químicos para tornar o produto branco, retirando todas as vitaminas e sais minerais. O que sobra são apenas as calorias.
Cristal
Possui cristais grandes e transparentes. Também passa pelo processo de refinamento, que retira 90% dos seus nutrientes! É um açúcar barato e que rende bastante, sendo utilizado com frequência em receitas de bolos e doces.
Light
O açúcar light é uma combinação de açúcar com adoçantes artificiais. Ele adoça quatro vezes mais que o comum, assim o consumo de calorias cai bastante.
Mascavo
É o açúcar bruto, extraído do cozimento da cana. Por não passar por processo de refinamento, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. É a opção mais saudável, mas boa parte das pessoas não gosta muito, pois ele altera o sabor ao adoçar.
Demerara
O demerara passa por um processo de refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Tem a coloração marrom clara e seu valor nutricional é parecido com o do açúcar mascavo. Este é o que utilizamos em casa; para mim, adoça sem deixar o gosto característico do mascavo.
Como no sal, temos que consumir o açúcar de forma consciente e procurar opções que sejam mais saudáveis e benéficas para a saúde.
1 comentário