Se tem algo que o esporte é capaz de fazer é ser uma plataforma de integração entre diversos tipos de pessoas e comunidades. E o Projeto de Braços Abertos, criado em 2012, tem esse objetivo.
O projeto é organizado pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em parceria com o Instituto XTERRA, e já passou por diversas comunidades do Rio de Janeiro como Borel, Jacarezinho, Vidigal, Santa Marta e Caju em 2015.
A próxima etapa do projeto acontecerá no Caju, no dia 03/07. As inscrições para corredores que não moram na comunidade se esgotaram rapidamente. A prova tem percursos de 6 km para os adultos e também a corrida infantil com trajetos preparados para crianças de 1 a 13 anos.
Os primeiros colocados masculino e feminino na categoria comunidade serão adotados pela Mizuno e receberão um kit com produtos para incentivá-los a continuar com o esporte.
O legal é que o projeto, além do esporte, também promove oficina de capacitação profissional e os concursos Grafite seu Esporte e Fotografe essa Ideia, que premiará as 3 melhores fotos durante a etapa no Caju.
Para este ano, ainda estão previstas mais 3 etapas: Borel, Rocinha e Santa Marta. Ficou curioso e quer saber mais? Acesse: http://projetodebracosabertos.com.br/2016/