DicasProvas

Como se portar em uma corrida de rua

d06ce1e5a5e0bb64fa7cdf9fa224f835

Parece uma coisa básica, mas não é. Todas as vezes que corro uma prova de rua eu sofro com a forma como algumas pessoas se portam e como acredito que não sou a única a sofrer com isso vim aqui “desabafar” e dar umas dicas de como agir nas corridas.

Largue no seu Pace

Vi que em algumas corridas de ruas os organizadores tentam organizar a largada por pace, mas nunca vi isso funcionando direito. Geralmente o povo quer largar junto com os amigos (e é muito comum cada um correr em um pace diferente do outro) e vira aquela lentidão enorme durante a largada. Coisa mais sofrida do mundo.

Não tem coisa mais chata do que começar a prova dispensando um esforço enorme em ter que ultrapassar as pessoas. Pode parecer besteira, mas não é. O esforço é imenso, pois a concentração de pessoas é maior na largada e a ultrapassagem vira um tormento. Fora que aumenta o risco de uma lesão ou queda, pois geralmente as ultrapassagens são em uma velocidade um pouco mais acelerada e uma muito seguida da outra.

O negócio é tão sério que tem gente que larga caminhando. Galera, nada contra a caminhada (eu mesma já caminhei em algumas provas), mas na largada não. Se realmente a caminhada se faz necessário, que tal ir lá para o fundão  da largada? Assim não corre o risco de atrapalhar ninguém logo na largada.

E aí, vamos fazer a largada por Pace funcionar? Pensem nisso na próxima prova 😉

Tá com sede?

Na hora de pegar a água nos pontos de hidratação, lembre-se sempre de olhar antes de se aproximar para pegar a água. Pode acontecer de  outro corredor estar se aproximando, você não vê-lo e vocês acabarem trombando e se machucando. E nada de pegar a água e parar imediatamente. Continue na velocidade que você está e só pare após se certificar de que não tem ninguém atrás de você. Já aconteceu isso várias vezes comigo. Pego a água correndo, continuo correndo e de repente o corredor da frente para com tudo para beber a água. Já passei raspando várias vezes.

37445f47ca758108995858191fad66c0

Cuidado na ultrapassagem

Durante toda a prova as ultrapassagens são comuns. Lembre-se sempre de dar uma olhadinha para trás para verificar se não tem ninguém vindo atrás, isso pode prevenir possíveis “trombadas” com outros corredores.

Quer conversar? Saia da pista

É muito comum os corredores correrem em grupos, mas nada de ficar lado a lado e ainda por cima batendo papo. As pessoas que vão apenas para caminhar geralmente possuem essa postura e nem percebem o quanto atrapalham a passagem daqueles que estão correndo. Fica super complicado fazer a ultrapassagem dos famosos paredões.

Mantenha-se à direita

Funciona como no trânsito: os mais lentos ficam à direita e os mais rápidos correm pela esquerda. Simples assim. Dessa forma fica mais tranquilo correr e não atrapalha os mais rápidos.

Lixo no lugar certo

Depois de beber a água, jogue o copo/garrafa lá no canto da pista (isso se não houver nenhum espaço para colocar os copinhos vazios), dessa forma o risco de algum corredor pisar em um copo ou garrafa e escorregar diminui.

Não atropele ninguém

Chegou atrasado? Tem muito gente na sua frente? Tem um pessoal caminhando à esquerda? Nada é desculpa para sair atropelando ninguém. Lembre-se que não é porque a outra pessoa faz errado que você também tem que fazer, então, independente do motivo, nada de atropelar e sair esbarrando nas pessoas que estão à sua frente, ultrapasse-as com educação, sem contato físico.

Guardou todos os itens que citei acima? Na próxima corrida de rua que você participar aposto que vai se lembrar muito de mim, hahahaha. Aproveite e coloque todas as dicas em prática e faça a sua parte 😉

8 Comentários

  • É tipo a lei do transito, tem que haver respeito. Não tem coisa mais chata do que você estar correndo no maior pique e a pessoa parar na sua frente, ou resolve caminhar no lado esquerdo, cospe no seu pé, joga copo de plastico em vc. Eu tenho o maior respeito e cuidado com as pessoas que correm mais do que eu, pq sei o quanto é chato vc estar ‘competindo’ e um monte de gente nem aí passeando e fazendo besteira na pista.
    Ótimo post Ju.

  • Ótimo post Ju! 🙂 Dicas ótimas! Quem dera todo corredor lesse E seguisse. <3
    Fico p da vida quando eu vejo o povo jogando os copinhos de água no meio da rua, já chutei várias vezes os copinhos pros cantos (nada fácil de fazer enquanto vc corre), pois alguns corredores bebem água elevando o olhar e podem não ver e tropeçar. 🙁
    E só uma coisa, odeio paredão. 😛

  • A falta de educação é facilmente percebida em qualquer ambiente com público no nosso país e com as corridas não é diferente.
    Você literalizou os meus pensamentos.

  • Ju, adorei o post, e é exatamente isso que acontece.

    Se cada um fizer a sua parte, fica beeeeeeeeem mais fácil.

    :*

  • Post excelente, Ju!
    Como meu pace é um pouco alto, sempre fico láááá no final para não atrapalhar o povo que corre mais rápido do que eu. Acredito que se cada um tivesse um pouco de “simancol” e fizesse o mesmo, muitos desses problemas que vc citou seria evitado. É como diz aquela música chiclete “cada um no seu quadrado”.
    Por outro lado o povo tem que lembrar que antes de ser uma prova, que para muitos rola competição, vale a regra básica de convivência social: educação e respeito sempre!
    Já fui machucada por uma CAVALA que além de mim, atropelou uma pá de gente. Carô viu e veio comentar comigo! rsrs
    Fiquei com o braço roxo durante dias.
    Outra coisa que me irrita são os paredões, porrannn deixa pra conversar depois da corrida, né? kkkkkkkkk

    Beijo! :*

Deixe um comentário