Olá mulherada!
Continuamos com nossos posts sobre os pontos turísticos da Riviera Francesa. Já falamos sobre os pontos turísticos de Nice, onde ocorre a largada da Maratona da Riviera Francesa, e acompanhando o percurso da prova, vamos falar de mais três cidadezinhas: Saint Laurent du Var, Cagnes-sur-Mer e Antibes. 😀 As cidades são muito próximas e, às vezes, até se confundem. 😛
Saint Laurent du Var
A cidade foi fundada no século XI, quando foi fundado um hospício sob a proteção de São Lourenço. A atividade principal na cidade era ajudar aqueles que queriam atravessar o Var, um rio alpino temperamental.
Há diversas coisas pra se conhecer na cidade, como o Porto, o parque Laget, Place de la Fointaine, Place Castillon e passear pela Promenade des Flots Bleus.
Cagnes-sur-Mer
Cagnes-sur-Mer é chamada de a cidade do Renoir, Está situada na costa mediterrânea entre Saint-Laurent-du-Var e Antibes.
Haut de Cagnes
A vila medieval de Haut-de-Cagnes, situada no topo do Castle Hill, é a parte histórica da cidade. Cerca de 650 pessoas escolheram viver neste lugar por conta da sua calma, tão diferente do ritmo frenético da Côte d’Azur. Se você está à procura de autenticidade, você definitivamente vai ficar encantado com a vila, que é super charmosa, cheia de ruas estreitas repletas de flores e estúdios de artistas locais.
Nesta vila fica ainda o Château-Musée Grimaldi, que é um castelo onde fica um museu, o Le Musée de l’Olivier. Um museu com uma coleção que mostra as tradições do Mediterrâneo.
Musee Renoir
O museu Renoir fica no coração de uma bela propriedade com oliveiras e árvores de frutas cítricas, oferecendo uma vista deslumbrante do Cabo de Antibes. O museu fica na casa que foi o retiro e endereço final do pintor Pierre-Auguste-Renoir, que se mudou para Cagnes em uma tentativa de melhorar sua artrite. A coleção do museu conta com pinturas, o estúdio do artista e mobiliário que constituem os últimos doze anos de vida do pintor.
Antibes
Antibes é a única cidade costeira da Riviera Francesa que preservou suas defesas diante do mar. Fundada por fenícios e gregos, Antibes foi importante ponto comercial e de passagem do Mediterrâneo na época dos romanos. Até hoje, está cheia de sítios arqueológicos, castelos imponentes e muralhas de proteção. O charme e autenticidade dessa fantástica cidade histórica serviram de inspiração para muitos artistas, que se apaixonaram por essa encantadora cidadezinha medieval.
Como a cidade é bem pequena, os pontos turísticos ficam bem próximos e você pode fazer tudo a pé. <3
Marché Provençal
O Marché Provençal é um mercado na Cours Masséna, no meio da cidade antiga. Nele você encontra todo tipo de alimentos frescos (frutas, verduras, legumes, queijos, especiarias, ervas, etc) e típicos da região, vale muito a visita!
Catedral de Antibes
A Catedral de Antibes é uma catedral católica romana, e monumento nacional da França. Antigamente, era a sede dos bispos de Antibes, mais tarde, dos Bispos de Grasse.
Phare de la Garoupe
O Phare de la Garoupe é um farol, os visitantes não podem entrar, mas a caminhada (cerca de 30 minutos de subida) rende lindas fotos, pois você consegue ver boa parte da costa de Nice. 😉 Ao lado do farol ainda tem uma igreja, a Cap d’Antibes Sanctuaire de la Garoupe.
Le Sentier du Littoral
Um caminho cheio de falésias e uma vista incrível, vale fazer uma caminhada e se deslumbrar com a beleza da Riviera Francesa. Tem um mapa que você pode ver o que encontrará no caminho. 😉
Musee Picasso
O museu não é grande, mas tem diversas peças para que você conheça um pouco da história do pintor e também como era sua vida.
Há ainda outros lugares para conhecer em Antibes, como o Parc de La Pinède (um parque) e o Fort Carré (uma fortaleza).
No próximo post vou contar tudo sobre Cannes, a chegada da Maratona da Riviera Francesa. E que chegada! Os últimos metros são no tapete vermelho. 😉 #AstroDaCorrida #sqn 😛
Mari, me leva? hahahah