Janeiro está quase acabando, algumas provas já abriram o nosso calendário de corridas de rua… E se você ainda não definiu quais são as suas metas para o novo ano, então é hora de correr (rs) e falar com o seu treinador!
Afinal, logo é Carnaval e aí não tem mais enrolação: o ano vai começar para valer! 😉
Esteja você mais focada em saúde ou performance, conte com o apoio do seu treinador para definir metas e traçar um calendário de provas de modo que você possa alinhar esse objetivo maior com um objetivo na corrida – que pode ser desde bater aquele recorde pessoal ou completar uma nova distância, por exemplo.
“Como treinador, sempre me preocupo em saber dos meus alunos quais provas eles pretendem completar, ou quais metas de saúde ou performance eles gostariam de atingir ao longo do ano”, conta Eduardo Barbosa, da 4any1, assessoria esportiva que acompanha os nossos treinos. “Isso é importante para que eu planeje individualmente que método de treinamento utilizar para que eles possam atingir suas metas.”
Porém, aqui vai um detalhe em que talvez você nunca tenha reparado: enquanto você está lá toda preocupada em falar sobre a prova que vai correr nas próximas semanas, seu treinador quer mesmo saber sobre a última (ou principal) prova do seu ano. “É comum o aluno pensar no próximo desafio, começando por provas menores e terminando com distâncias maiores ou, em outros casos, querer ser mais rápido em um determinado período do ano. Mas, durante essa conversa, espero sempre é pelo final dela”, confessa Edu.
Vamos supor que você tenha como meta uma progressão: começar o ano com uma prova de 7k e depois 10k, 12k, 15k, 21k… Até chegar a uma maratona. “Está claro que o objetivo ‘maior’ é realizar uma maratona, e é aqui que começa o meu trabalho de pensar na preparação física, técnica e tática desse aluno, com uma periodização invertida“, explica Edu.
Sabendo que a meta final é a maratona, o pensamento de treinador se inverte ao do aluno. “Sim, o aluno treinará para chegar bem na maratona e o treinador fará todo o acompanhamento durante esse período, com planificação, orientação e definição de metas e objetivos, mas pensando sempre como ele quer que o aluno chegue na prova principal, que pode acontecer em seis meses, um ano ou até mais tempo”, orienta.
Por isso, não tenha medo de falar sobre o futuro com o seu treinador, mesmo que para você ele ainda pareça muito distante. Sonhe! Sonhe alto, sem medo – e conte com a ajuda de um profissional da sua confiança para conquistar esse sonho. 🙂
Bons treinos!
3 Comentários