Treinos

Tirando férias (sim!), mas sem perder o ritmo

pes-na-areia-ferias

Enfim, chegou o fim do ano e, com ele, as merecidas e esperadas férias! É aquele momento em que podemos finalmente descansar o corpo e a mente. 🙂 Quem mais esperou 12 meses só para colocar os pés pra cima, ou curtir uma praia ou montanha por este Brasil afora?

No meio da correria para deixar tudo em ordem no trabalho, na escola e com a família, sempre tem aquele momento em que a gente se pergunta: como ficam meus treinos de corrida? E a academia? Será que vou perder rendimento nesses dias “off”?

Para ajudar quem está se organizando para os treinos do ano que vem e quer manter o rendimento após as festas, pedimos ajuda para o Eduardo Barbosa, treinador da 4any1 Assessoria Esportiva, que acompanha nossos treinos de corrida.

Muita vezes, o primeiro pensamento é aumentar o ritmo dos treinos para aproveitar os dias livres. Né?! Hahahaha… 😉 Grande ideia, não fosse por um detalhe: de repente sua planilha contém treinos leves e – pasmem! – o treinador pede até que você pratique outros esportes! E agora?

“Para entender essa planilha, é preciso fazer uma retrospectiva e observar seus treinos desde o começo do ano. No início da preparação para 2015, naquela fase que chamamos de período de base, com certeza você trabalhou capacidades de apoio que o ajudaram a progredir nas provas escolhidas e definidas junto a seu treinador como alvo principal. Foram realizados trabalhos técnicos, como educativo de corrida e musculação”, explica Edu.

“Em uma segunda fase, ainda visando sua prova alvo, você passou pelo período preparatório específico, em que trabalhou o aumento de volume, intensidade e distância, além de velocidade, força, resistência, potência e trabalhos técnicos característicos da prova, seja asfalto, praia ou montanha. A última fase foi o período pré-competitivo, popularmente chamado de polimento, que é marcado pela diminuição do volume, intensidade e carga de treinamento, bem como ajustes técnicos da prova alvo e preparação psicológica. O objetivo aqui é chegar descansado e treinado para competição principal”, completa o treinador.

Se você seguiu essa rotina de treinamento ao longo de 2015, dividindo o ano em duas provas alvos por semestre, por exemplo, significa que você já esteve, em dois períodos, no melhor da sua forma. Seu corpo recebeu uma grande carga de exercícios e estresse mental relacionados com a preparação física. Portanto, fique tranquila e desacelere sem medo.

ferias-volei-praia-galera

“Esta época é de descanso, mas nem por isso você irá se entregar ao sedentarismo. Aproveite as férias para praticar outras modalidades esportivas“, orienta Edu. “Vale futebol, vôlei na praia com amigos, surfe, stand up ou qualquer outro esporte de sua preferência. O importante é descansar o corpo e a mente de sua principal atividade esportiva, a qual você se dedicou ao longo do ano.”

Por isso, relaxe e se dedique a outros esportes que te dão prazer, sem medo de ser feliz. A corrida estará esperando quando as férias acabarem. 😉 Na volta, você estará com outro gás e será o momento perfeito para conversar com seu treinador e se preparar para novos desafios, como encarar uma nova distância. Que tal? Então, fale com seu treinador, descanse e boas férias!

post_parceiros_4any1_2015

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

1 comentário

  • Aguardando ansiosamente minha planilha de “férias” hahaha meu Deus, quero nem ver o que me aguarda… Adorei o post!

Deixe um comentário