Você sabe o que é overtraining? É o nome que damos para quando fazemos mais exercícios do que o corpo pode se recuperar.
As principais causas são aumento do volume de treino e intensidade sem acompanhamento e descanso adequado, podendo causar problemas como contusões, alterações fisiológicas, bioquímicas, psicológicas e imunológicas.
Sintomas
Os sintomas nem sempre são fáceis de reconhecer, pois podem ser confundidos com os de treinos mais intensos e fortes. Entre os sinais que o corpo envia para que você volte ao equilíbrio e vá com calma, são:
- Cansaço anormal;
- Irritação constante;
- Insônia;
- Aumento da frequência cardíaca em repouso;
- Pequenas contusões;
- Perda de apetite;
- Dores frequentes;
- Doenças recorrentes, como resfriados;
Consequências
Pode afetar todo o corpo, podendo causar diferente tipos de lesões musculares e nas articulações. Além do aparecimento de outras doenças, pois o sistema imunológico é afetado. Em alguns casos graves, pode até causar depressão.
As mulheres também podem apresentar desregulação no ciclo menstrual, pois o sistema reprodutivo da mulher é sensível ao estresse fisiológico.
Prevenção
Nem sempre treinar muito, ou intensamente garante resultados melhores e mais rápidos. Treinar além do limite e pode fazer o efeito contrário. Da mesma forma que precisamos treinar, precisamos de descanso. Os day offs são super importantes, além de alimentação balanceada e sono de qualidade.
Tratamento
Se você já sente alguns sintomas, é hora de reduzir os treinos, revisar as planilhas e alimentação. É o momento de repensar os seus objetivos e tirar alguns dias de descanso para se recuperar.
Se tiver alguma lesão procure um fisioterapeuta para te ajudar na recuperação e não agravá-la.
Lembre-se sempre: prevenir é sempre melhor que remediar. Tem dúvidas sobre a intensidade de treinos, alimentação, lesões? Procure a orientação de profissionais, pois eles poderão te ajudar a chegar no seu objetivo sem afetar sua saúde.
Fontes: 1) Portal Sua Corrida - Overtraining 2) Eu Atleta - Overtraining e seus efeitos: cuidado para não exagerar nos treinamentos 3) Scielo - Aspectos neuroendócrinos e nutricionais em atletas com overtraining
1 comentário