Beleza & Saúde

Musculação também emagrece?

Comer demais, estar fora do peso… Quem nunca se sentiu mal com o próprio corpo? Fenômeno mundial, essa insatisfação faz com que muita gente saia correndo atrás do prejuízo, literalmente! A mulherada aqui é adepta da corrida ou de outros exercícios aeróbicos por vários motivos, entre eles é a eliminação daquelas gordurinhas chatas. Mas, fica a dica: A musculação também emagrece!

cm_apace-muscula

Mas antes de se inscrever na academia mais próxima, quero te contar o porque puxar ferro emagrece… A musculação é um exercício anaeróbico normalmente de curta ou média duração e com alta intensidade e pode chegar a queimar a mesma quantidade de calorias que uma hora de corrida. Só não pare de correr depois de ler isso, procure aliar tudo e todos para você ficar linda e ryca! 😛

Eu mesma já torci o nariz para a musculação e hoje sou adepta e adoro acordar cedo, fazer minha corrida e os meus exercícios!

Voltando ao nosso assunto: Com certeza você já leu matérias por aí que qualquer cardio ou aeróbico usa a gordura como principal fonte de energia, queimando as que foram estocadas pelo corpo, certo? Isso de fato acontece, mas por um tempo menor se comparado com os os trabalhos anaeróbicos… Isso acontece porque a fonte energética principal é o glicogênio muscular.

Glicogênio te lembra glicose, né?

Pois saiba que esse tipo de energia está em pães, massas, grãos, vegetais, legumes e frutas… Por isso criou essa “ilusão” de que essa atividade não elimina gordura. Só que ninguém se atentou que a alta intensidade exigida pela musculação faz com que as fibras musculares sejam rompidas e para reconstruí-las e recompensar o gasto de glicogênio, o organismo busca energia nessa mesma gordura que está sobrando! E isso acontece por um tempo maior e até mesmo com o corpo em repouso!

Ficou muito complicado de entender? Em linhas gerais, te conto que tanto correr como fazer musculação auxiliam no emagrecimento. Cada um usa uma forma diferente de queimar as gorduras em excesso do corpo, a musculação ajuda na perda de gordura mesmo com corpo em repouso e no ganho de massa magra (não, você não vai virar uma marombeira!)… Sem falar no fortalecimento dos músculos que ajuda na hora de correr! E não vamos esquecer de uma coisa importante que se chama metabolismo. Cada mulher tem o seu, então cada tampa tem a sua panela e cada uma tem seu exercício favorito… Procure e a sua atividade física ficará ainda melhor e mais legal!

8 Comentários

  • Eu odiava musculação e agora tenho gostado tanto que fico feliz quando chega o dia, rs. Mas faço mais pra fortalecer os músculos pra correr, não tanto pra emagrecer. Quem for fazer musculação com a intenção de emagrecer tem que avisar o treinador porque é um treino diferenciado, com mais repetições e normalmente intercalando dois tipos de exercícios similares sem descanso, o descanso é só entre as séries. 😀

    • é verdade, Mari! falar com os profissionais certo é sempre o mais adequado! bem apontado! 🙂
      beijo!

  • Nunca gostei de musculação, acho chato, monótono. Mas, sei que sem ela, também não dá para ser feliz… Para criar tônus e fortalecimento dos membros, pra gente que corre, é fundamental.
    Adorei seu post e de cara já tinha percebido que era seu, Ana. Notei sem olhar a assinatura. Já estou sacando o estilo de cada uma escrever por aqui.
    É muito legal perceber isso!

    • de fato a musculação é fundamental, Ju… o mais importante é fazer da atividade física algo com prazer! que legal que você percebeu que era um post meu! fiquei feliz… 😀
      beijo!

  • Sou fã de carteirinha da musculação. Já tentei outros tipos de atividade física, mas não achei nada tão bom quanto a musculação. É o que faz com que os resultados apareçam mais rápido. E acredito que todos que querem correm devem fazer musculação, corrida sem fortalecimento físico não é bacana.

    Beijocas

    • que legal saber que há outras adeptas do ferro no blog! acho a musculação tão importante quanto a corrida. o importante é fazer do exercício algo bom, não um martírio… rs
      beijo!

Deixe um comentário