Outros EsportesTreinos

Minha paixão pela musculação

paixão_musculação

Esse é um blog que fala sobre corrida, mas como a musculação é uma das maiores aliadas de quem está na pixxxta correndo, vou contar porque amo tanto a musculação e ver se convenço a galera que acha monótona a sala de musculação.

Minha história com a musculação começou quando eu tinha uns 18 anos. Eu era bem magricela e diferente das meninas que comem feito loucas para tentar dar uma encorpada, eu fui para a musculação. Meu primeiro treinador era um bombadão (ele bombava mesmo, era assumido), formado em educação física que manjava pra caramba de treino. A academia era old school, com aquela aparelhagem ogra e tinha até um Apollo. Alguém já ouviu falar desse aparelho?

Nessa época a minha escoliose já havia sido diagnosticada e todos os exercícios eram prescritos e realizados sempre pensando na minha condição, pois qualquer exercício inapropriado poderia agravar o grau da escoliose. Pois bem, ao contrário do que muitos imaginam, o grau da minha escoliose diminuiu depois que iniciei a prática da musculação. Explicando de uma forma genérica: a musculatura das costas e abdômen fortalecidas, sustentavam a coluna e evitavam que ela “caísse” mais para o lado. Nessa época iniciou meu amor pela musculação.

Foram anos de treinos constantes até eu começar a fazer faculdade à noite, trabalhar durante o dia e esquecer que eu amava tanto a atividade física. Foram anos afastada de qualquer tipo de prática, até que a faculdade acabou e eu precisava dar um rumo para minha vida. Tentei natação, tentei ginástica, mas não encaixava (não me perguntem a razão de não ter voltado direto para a musculação). Aí veio a cirurgia de escoliose e eu fiquei 6 meses completamente parada, e mesmo depois de tanto tempo passado da cirurgia, as dores não cessavam completamente. Até que tomei coragem e me matriculei na musculação. Pois bem, menos de 2 meses depois de retorno à musculação, minhas dores haviam cessado. Como eu fiquei muito tempo sem fazer grandes esforços, os músculos ficaram muito fracos pela falta de uso e por isso tanta dor.

Não treinei musculação durante toda a gravidez da Rebeca, mas isso não foi por falta de indicação médica e assim continuou até outro dia. Quando consegui tirar um tempinho para treinar depois que a Rebeca nasceu, eu só fazia correr. Sabe-se lá o que passava na minha cabeça que não encaixava os treinos de musculação junto com a corrida. Até que comecei a treinar para a minha primeira meia, a W21K e até que fiz os 15k na Vênus e terminei a prova morrendo de dor na lombar.

No dia seguinte à Vênus voltei para a musculação e hoje, só 1 mês e meio depois eu já consigo notar a diferença no meu corpo. Claro que envolvido nisso tem toda a memória muscular, mas isso fica para outro post. Lembram da dor na lombar? Nem lembrei que tinha lombar durante os 21k da meia porque não doeu absolutamente nada!

IMG_9864[1]
Eu e Rebeca treinando juntas <3
Quando alguém fala que está com dor nas costas (meu pai e minha mãe), que quer fazer algum tipo de atividade física, que quer dormir melhor…eu sempre indico a musculação, ela cura todos os males e te dá toda a base para qualquer outro tipo de atividade física que você queira fazer depois ou em conjunto. Ah! E não me venham com aquele jargão de “eu pego corpo muito fácil e não quero ficar masculina” ou qualquer coisa do gênero porque isso é balela. Fale qual o seu objetivo para o treinador e com um treino feito exatamente para o que você quer deixará seu corpo lindo. Ah! E ainda ajuda e diminuir as celulites (conquistei vocês agora?).

E aí, consegui convencer vocês? Contem-me tudo, não me escondam nada aí nos comentários.

 

 

 

8 Comentários

  • Eu também amo musculação. Já experimentei diversas atividades físicas, mas foi nela que me encontrei. O corpo ainda não mostra muito essa paixão em termos de resultados…pra quem vê, é claro! Por isso muitas vezes as pessoas torcem o nariz quando digo que faço musculação, é como se dissessem “não parece!” Pois bem, tenho desvio na lombar e só eu sei o que é acordar de manhã e não conseguir se mexer de tanta dor, aquela dor que te paralisa….Com a musculação, isso não me pertence mais. Esse ano comecei a correr, tbm virou uma paixão e amei saber que uma complementa a outra. Quando me chamam de louca por levantar todos os dias às 5:30h, seja pra correr ou treinar, eu apenas acho graça, pois eu sei o quanto é bom não sentir dor e poder pular da cama e de fato andar. Amooooooooooooo!!!

    • Nossa, pra quem tem problema de coluna, musculação é o que tem de melhor. E ver os nossos músculos desenvolvendo é sensacional, né?

      beijocas

  • Voltei para a musculação esse mês… uhuu! Fiz por 12 anos e parei 2 anos (por desmotivação).
    Projeto verão aí vou eu 🙂

  • Tenho escoliose, fiz cirurgia a dois anos, comecei musculação há uns três meses por orientação médica, mas to pensando em parar porque sinto muita dor e penso que pode prejudicar minha coluna sei lá.. quando você recomeçou sintia muita dor e incómodos da região da cirurgia?

    • Gessica, sugiro que você retorne ao médico e converse com ele sobre isso.

      Eu sentia muita dor na região lombar pós cirurgia, mas com o aumento dos treinos foi passando. Conversei com seu médico e o profissional de educação física que te acompanha. Eles são as melhores pessoas para te instruir.

      Beijocas

  • Olá!! Fico contente em ver pessoas que passaram pelo mesmo problema que eu e conseguem seguir com a atividade física. Eu fiz cirurgia de escoliose há 16 anos, tenho 15 pinos que prendem as duas hastes. Estou fazendo musculação novamente há 2 meses mas estou muito insegura quanto a carga que devo carregar, tenho muito medo de prejudicar minha coluna. Antes disso eu corria também e já fiz musculação antes mas agora tenho sentido receio com a atividade física, sinto dores na lombar.

  • Ola, depois que operou quanto tempo ficou de repouso para voltar fazer as atividade do dia a dia, ex trabalhar, estudar.

    Att

Deixe um comentário