Treinos

Minha Corrida: Mariana Frioli

Olá mulherada!

Hoje é um dia super especial pra mim, meu aniversário de 30 anos! Eu adoro comemorar aniversário, fazer festa, comer bolo e neste dia tão especial resolvi contar minha história com a corrida, história breve, mas que pretende ser muito longa, porque eu me vejo correndo com 90 anos! 😉

Minha Corrida - Aniversário

Eu sempre gostei de praticar esportes, quando criança fiz balé e jazz (adorava) e na época da adolescência eu adorava as aulas de educação física da escola, participava de todos os times, jogava de tudo: vôlei, handebol, basquete, futebol… mas era boa na defesa, então não corria tanto.

Depois da escola, entrei na faculdade, comecei a trabalhar e a única coisa que eu fiz durante anos foi caminhar da faculdade até a estação de trem, e do trem até o trabalho. Trabalhando sentada o dia todo, claro que engordei muito. Então antes de casar, aos 23, fiz academia pra emagrecer e ficar bonita no vestido e foi quando me apaixonei pelo spinning, depois de casada ganhei uma bicicleta ergométrica que foi minha melhor companheira até este ano quando eu descobri a corrida! 😀

A corrida entrou na minha vida graças às meninas que dividem este blog comigo <3, elas se animaram com a corrida M5K do Mc Donald’s e me chamaram pra correr, pensei “se eu não conseguir correr, vou caminhando”, treinei um dia com duas amigas e no dia da corrida peguei conjuntivite e não pude correr. 🙁 Isso me desanimou muito, elas continuaram indo em provas e eu nem treinava. Mas ai veio o ano novo e as mil resoluções que a gente adora fazer, e botei lá na listinha “correr”. No primeiro dia deste ano peguei o celular, calcei o tênis e fui correr, não aguentei nem 300 metros. Caminhei outros 3 km e achei que correr não era minha praia, mas como queria emagrecer muitos quilinhos a mais, decidi tentar em outra oportunidade.

Até março eu só tinha tentado outras duas vezes, mas a falta de segurança nos parques era a minha desculpa pra nunca ir correr, nestas duas oportunidades descobri que podia correr mais, 500 metros, mas depois caminhava outros 4 km. Foi somente no dia 13 de março que decidi que ia correr e participaria das provas com as meninas, fui numa academia perto da escola do meu filho (Eduardo está com 1 ano e 5 meses, meu futuro companheiro de corrida :)) e me matriculei (tchau desculpa da falta de segurança!). No dia seguinte lá estava eu correndo na esteira.

A primeira corrida na esteira foi a motivação que faltava, trotei por 3 km e caiu a ficha “sim, eu posso correr!”, confesso que fiquei em choque, saí da esteira achando que eu tava dormindo, afinal, como era possível eu não aguentar correr nem 300 metros e sair correndo 3 km de uma vez? Daí pra frente ganhei confiança e fui aumentando a velocidade, a distância e batendo meus recordes pessoais.

Tudo isso em conjunto com muita leitura (aqui no blog a gente tem postado vários assuntos ótimos pra quem está começando), com um check-up médico (mega importante) e com um treino de musculação para fortalecimento montado por um educador físico (porque eu morro de medo de me lesionar).

Minha Corrida - Mariana Frioli
Correndo. 🙂 1. Tirando o celular pra ver o tempo. 2. Correndo num shopping. 3. Chegada que eu assisto e não acredito que sou eu! 4. Primeira corrida noturna!

Na minha primeira prova de corrida de rua, no dia 7 de abril, fiz 5 km em 32min28seg e corri a prova inteira, super animada no dia seguinte peguei ainda mais firme nos treinos, comecei a treinar subidas (pois na prova tinha uma e achei que fosse morrer, rs) e de lá pra cá já baixei meu tempo para 29min50seg. Entre começar a correr, fazer minha primeira e fazer a terceira prova (onde baixei meu tempo) passou um mês. Eu ainda me pego vendo os vídeos da chegada e pensando “nossa, sou eu mesma ali terminando uma prova?”. É inacreditável! E é o maior exemplo de “se eu posso, você também pode“.

Quando me perguntam o que eu fiz, sempre respondo “Tenho muita motivação e foco, aprendi a gostar de academia e perdi o medo de ir correr nos parques”. Tô completamente apaixonada pela corrida, acho que finalmente achei um esporte para chamar de meu, rs. 😀

Sei que tem muitas leitoras que ainda não correm, mas querem, e a dica que eu dou para quem está iniciando é ir testando seus limites, alternando corrida com caminhada. Começar na esteira deixa tudo mais fácil, afinal, no começo é difícil você ter noção de velocidade correndo na rua, na esteira você escolhe a velocidade e vê se o esforço foi tranquilo ou foi de matar e vai variando, com toda certeza você irá encontrar um ritmo que consegue correr confortavelmente. Daí pra frente é só treinar e tomar cuidado com as lesões, eu tenho uma regra e nunca infrinjo “se sentir dor, pare de correr e caminhe” (principalmente no começo, que você está se acostumando e não conhece seus limites), pois pode ser que você esteja fazendo algo errado (pisando errado, respirando errado, etc).  E claro, vá fazer um check-up e procure um educador físico para te orientar, com saúde não se brinca. Acho que esse é o primeiro passo para quem quer correr por muito tempo! 😀

Hoje, já estou treinando pra baixar meu tempo (treino 4x por semana, 3 em esteira e uma na rua/parque) e tive a necessidade do apoio de uma nutricionista e também de seguir uma planilha de treinos, estou gostando bastante de ter mais esse incentivo. Espero que vocês fiquem motivadas e saiam correndo! Contem comigo e a mulherada desse blog para ajudar nessa empreitada, quem sabe a gente não corre juntas por aí?

 

Mari Frioli
A Mari é maratonista e adora um desafio! Atualmente está voltando aos treinos após o nascimento da sua filha Fernanda. ;)

23 Comentários

  • Fiquei encantada com sua alegria,com sua superação,meus parabens…vc.é meu orgulho e meu incentivo pra continuar fazendo minhas caminhadas..um bjo. no coração de sua mãe que tanto te ama.

    • Mãe, obrigada! Você sabe que se eu sou assim é tudo por sua culpa, rs. 😀 Vc é exemplo de garra e força. Te amo demais! <3

  • Oi Mari! PARABÉNS pelo seu aniversário e pela sua determinação em correr. Eu estou iniciando o processo, ainda só corro na academia. Mas já aguento correr 30 minutos. Tenho medo de correr na rua e me machucar. Beijo grande!

    • Oi Regina, obrigada! Parabéns pelos 30 minutos, já é bastante coisa! 😀

      Sou suspeita porque eu amo correr na rua, mas tenta correr uns 10 minutinhos no trote, tenho certeza que vai se apaixonar pelo ventinho batendo no rosto, o visual (mesmo urbano de carros e prédios, rs), é bom pra variar e a corrida não se tornar cansativa. 😉 Depois me conta se foi correr na rua/parque.

  • Oi, parabéns pelos seus trinta anos. Me identifiquei muito com seu post. Já pratico atividade física há um certo tempo com o objetivo de perda de peso. Estou começando a dar meus primeiros passos na corrida para acelerar a perda (casamento em breve) e suas palavras me incentivaram bastante. Gostaria que fosse escrito um post com algum guia para quem ainda não consegue correr em todo percurso. Tipo, quantos minutos de caminhada por minutos de corrida. Parabéns a todas as meninas pela idéia do blog.

    • Oi Débora, obrigada!

      Anotamos sua sugestão para montar um post. 😀 Correr ajuda muito no emagrecimento, isso acaba até me animando a correr mais, rs. 😀

  • Em primeiro lugar, parabéns Mari e amei ler toda a trajetória da corrida na sua vida. To amando vir aqui (acho que viciei). Olha, o seu tempo tá bom demais da conta pra uma pessoa que corre ha menos de um ano. Espero chegar lá…kkkk
    Um beijão e que o seu niver seja maravilhoso!!

    • Delma, obrigada!

      Tem dias que nem eu acredito nestes tempos, se não fossem as provas eu estaria achando que meu gps tá zoado, rsrsrs. 😛

      E vc chega sim! 😀

      E obrigada novamente, sábado foi maravilhoso mesmo! 😀

  • Mari, vc passou de inspira para inspiradora. Em um mês de treino conseguir esse tempo e resistência não é para qualquer uma!

    Agora tenho que correr pra te alcançar! 😀

    • Ana, obrigada! <3 Poxa, fico até emocionada.
      Do jeito que você está, logo logo vai estar no mesmo ritmo. 😀

    • Ju, mas só conto a conquista nas provas, rs, no treino é mais tranquilo, ainda mais na esteira. 😀

      Quero ver eu correr 13k na rua (vou tentar no feriado), bater 1h05 nos 10k da Vênus… tô treinando pra me sair bem. 😀

      Bjsss

      • Estava pensando nisso hoje. Na rua é mais complicado porque o atrito é maior, mas tenho certeza que você consegue fácil-fácil!

        • Você tem sido minha inspiração pra começar a correr hein ! Ainda vamos completar uma prova juntas tá 🙂

          • Di, vamos sim! 😀 Não vejo a hora! 🙂 Vai ser super divertido!

  • Mari, só tenho uma coisa a dizer… Você tá mandando muito bem ;)… Parabéns por mais esse super resultado você já é nossa inspiração. Que cada km percorrido nessa vida seja um objetivo alcançado, super beijo

  • Mariiiii, vc já sabe que é minha inspiração!
    Em tão pouco tempo e com essa dedicação já alcançou muitos veteranos.
    Ter disciplina como a sua nos treinos é minha meta, sabia?

    Beijo!

    • Erica, obrigada! 😀
      Dedicação e foco é tudo! Vc consegue, só depende da gente, né? Então temos que literalmente “correr” atrás. 😛

  • Oi Mari!! Fiquei muito feliz e emocionada após ler sua história com a corrida, porque me motivou muito… Há três dias tomei a decisão de sair do sedentarismo e botar o pé na esteira e na rua, e agora estou dizendo com toda propriedade “VOU CORRER”…Abç e obrigada por compartilhar sua história linda com a mulherada…

Deixe um comentário