Quando nós começamos a fazer alguma atividade física e gostamos, acabamos que focamos só nela. No início, eu só pensava em correr, correr e correr.
Mas com o tempo, pesquisa e troca de ideias com outras pessoas, você vai descobrindo que existem várias formas de melhorar a prática de um esporte que não seja apenas fazendo ele de fato. Tanto que já escrevemos aqui sobre a importância da musculação na corrida e algumas de nós falamos sobre outras atividades que praticamos.
Eu sempre gostei de natação e já faz alguns anos (sim, anos!) que queria voltar a nadar, mas a vida foi levando, levando e levando e só voltei neste ano. E claro que correndo e nadando quis saber qual tipo de relação eles teriam, se ajuda, se complementam, pois eu senti uma melhora entre eles.
A natação pode ajudar de várias formas a corrida, combinando as duas atividades físicas você pode melhorar sua aptidão física e prevenir lesões.
Vamos ver de que forma elas podem trabalhar juntas:
Impacto: diferente da corrida, que tem um alto impacto, a natação permite um exercício cardiovascular intenso sem o impacto. Com exercícios de baixo impacto, você continua treinando, mas permite descansar mais e nos dias de corrida, conseguirá correr mais e melhor.
Respiração e ritmo: a natação exige respiração rítmica, ou seja, força você a respirar adequadamente. Você dominando a técnica, ao correr você sentirá mais eficiência e suavidade. (depois que comecei a fazer natação, eu sinto que minha respiração melhorou muito, respiro da forma mais correta e com isso sinto menos cansaço).
Resistência: a natação fornece um treino de resistência constante, você aumenta sua resistência física, ajudando como complemento do treino de resistência na corrida.
Exercício da parte superior do corpo: na corrida a parte inferior é a que trabalhamos mais, não tem jeito. Já a natação nos ajuda a exercitar a parte superior e ter um corpo mais equilibrado. E além disso, você também treina a parte inferior ao bater as pernas e melhorando sua execução, você aumenta sua potência e resistência.
Flexibilidade: a natação ajuda na flexibilidade da parte inferior e superior do corpo, quando batemos a perna forçamos o tornozelo, tornando-o mais flexível, fortalecendo os tendões e ligamentos que sustentam o movimento do tornozelo.
Para completar, existe o Deep Running, que é uma aula dentro da piscina que a pessoa utiliza um colete que mantem na posição vertical de maneira equilibrada e estável na água, com ele dá para simular uma corrida, trabalhando todo o corpo. (voltaremos a falar sobre ele com mais detalhes!)
É isso aí, se animou para pular na água e melhorar sua corrida?
Ou você já pratica? Quais os benefícios que você sente?
Aline, eu voltei pra natação faz uns três meses e estou amando!!
Primeiro que o contato com a água já é muito bom, ne? Nado logo pela manhã e parece que meu dia inteiro fica mais leve.
Além dos benefícios pra corrida, notei também que ajudou mais na definição do meu corpo, principalmente braços, costas e abdômen.
Ou seja, to in love pela natação e indicando pra todos!
Eu também tô in love com a natação, eu adoro!
A parte de definição é verdade, fica bem melhor! Eu preciso até colocar mais vezes na semana para ter mais benefícios ainda 😉
bjs
Li, comecei a nadar e tô amando. 🙂
O motivo principal de incluir a natação na minha rotina de treinos foi diminuir o impacto da corrida, mas não diminuir o esforço feito, então o ortopedista sugeriu a natação. Sou louca pra fazer o deep running, mas não tem na academia. 🙁
Tô começando ainda, mas já sei que a natação vai me ajudar a manter os joelhos mais paralelos um ao outro na corrida, pq tem hora que eu esbarro um no outro, na hora de natação fico bem atenta a isso, e é bom que fortalece ainda mais os joelhos. 😀
Tbm comecei o pilates como alternativa para o fortalecimento, tô amando tbm. Queria morar na academia, hahahaha. Na academia anterior ficava só 1h-1h30, nessa tô ficando 2h e queria ficar pelo menos 3h.
Sabia que você ia gostar hahaha. Principalmente depois de treinos puxados, você vai ver o quanto é gostoso e parece que os pulmões ganham um gás rsrs. E fora que é um regenerativo bem mais gostoso do que a esteira!
Também sou louca pra fazer deep running, mas não sei aonde tem e acho que por ser novo, provavelmente não deve ser muito barato rsrs.
Queria ter mais tempo para ir mais na academia e ter uma rotina melhor. Quem sabe no ano que vem, né!? Tô torcendo!
:*
AH! Eu morro de vontade de nadar! Depois desse post a vontade aumentou! Obrigado! rsrs…
Beijos
Xará, vá pra piscina e você não vai querer sair mais hehehe…
É desestressante também, super recomendo. 😉
Preciso acabar logo essa faculdade pra me jogar na academia, digo isso pq vou pegar minha manhã pra isso! E uma das primeiras coisas que tenho na lista é a natação.
Fiz muitos anos de natação e tudo era melhor, o fôlego, a disposição, o condicionamento físico, tudo! É uma delícia!
Não vejo a hora de voltar!
Beijos :*
No meu caso foi ao contrário: há pouco tempo comecei a correr para ajudar na natação. Agora, sou apaixonada pelos dois. E como a Mari, também faço Pilates, outra maravilha. Na corrida, ainda estou em busca dos meus primeiros 5 km… Mas a meta é chegar aos 10 km até o fim do ano.
Abraço
Oi Aline, tudo bem? Amo esta página e agradeço pelas dicas e incentivo. Minha pergunta é: Corro 3 vezes por semana e faço musculação 2X(meio forçada, mas faço) e gostaria de incluir a natação nesses dois dias de musculação. Há problema nadar depois da musculação? Obrigada. Beijão
Oi Vanessa, tudo bem? Que legal que você gosta e te motiva. <3
O ideal é perguntar para seu instrutor da academia, ou um profissional de educação física. Ele poderá te orientar qual a ordem correta e os dias que você deve fazer a natação, e como usá-la para melhorar o seu desempenho.
beijo!
Também estou conjugando corrida, natação e yoga e na corrida estou melhorando cada vez mais. A natação é uma ótima forma de manter o condicionamento além de ser uma delícia…e…relaxa….