Provas

Maratonas pelo mundo: Polo Norte

Voltei para falar de mais uma maratona pelo mundo! No primeiro post da série falei sobre a maratona da Muralha da China.

Hoje vou falar da maratona mais fria do mundo, a Maratona do Polo Norte.

Norte_1

Pelos relatos que li, os maratonistas chegam primeiro ao arquipélago de Svalbard, norte da Noruega, recebem instruções dos organizadores com avisos sobre as belezas do local, mas, principalmente, sobre os perigos. A região da é repleta de ursos polares e o perigo é real.

No mesmo dia ou dia seguinte (depende do tempo) seguem para o Polo Norte e ficam hospedados numa base militar russa sem luxo, para se ter uma ideia, são dois banheiros que serão divididos entre os participantes.

A última maratona foi realizada no início de abril desse ano e nessa época a região tem sol por 24h, a corrida iniciou-se por volta da meia-noite. Tiveram 39 homens e 7 mulheres participando, o vencedor foi o irlandês, Gary Thornton e entre os brasileiros, o primeiro a chegar foi o curitibano, Marcelo Alves que trouxe uma faixa dizendo: Doe medúla óssea.

NP_2

Para os maratonistas, a organização oferece uma tenda de apoio, na qual, o corredor pode parar quantas vezes quiser para aquecer as mãos, o rosto ou ter atendimento médico. Reparem que TO-DOS param!

Vencedor de 2009

Situação de um dos participantes durante a prova

Vamos aos dados:

Próxima corrida:  09/04/2014

Valor: por volta de 12 mil euros (Ui!)

Percurso: 42km (total de 9 voltas)

Temperatura: -30 graus (Ui,de novo!)

Perigos: Hipotermia, congelamento das extremidades do corpo (frostbite) e ursos polares.

Site oficial: http://www.npmarathon.com/

10 Comentários

Deixe um comentário