Voltei para falar de mais uma maratona pelo mundo! No primeiro post da série falei sobre a maratona da Muralha da China.
Hoje vou falar da maratona mais fria do mundo, a Maratona do Polo Norte.
Pelos relatos que li, os maratonistas chegam primeiro ao arquipélago de Svalbard, norte da Noruega, recebem instruções dos organizadores com avisos sobre as belezas do local, mas, principalmente, sobre os perigos. A região da é repleta de ursos polares e o perigo é real.
No mesmo dia ou dia seguinte (depende do tempo) seguem para o Polo Norte e ficam hospedados numa base militar russa sem luxo, para se ter uma ideia, são dois banheiros que serão divididos entre os participantes.
A última maratona foi realizada no início de abril desse ano e nessa época a região tem sol por 24h, a corrida iniciou-se por volta da meia-noite. Tiveram 39 homens e 7 mulheres participando, o vencedor foi o irlandês, Gary Thornton e entre os brasileiros, o primeiro a chegar foi o curitibano, Marcelo Alves que trouxe uma faixa dizendo: Doe medúla óssea.
Para os maratonistas, a organização oferece uma tenda de apoio, na qual, o corredor pode parar quantas vezes quiser para aquecer as mãos, o rosto ou ter atendimento médico. Reparem que TO-DOS param!
Situação de um dos participantes durante a prova
Vamos aos dados:
Próxima corrida: 09/04/2014
Valor: por volta de 12 mil euros (Ui!)
Percurso: 42km (total de 9 voltas)
Temperatura: -30 graus (Ui,de novo!)
Perigos: Hipotermia, congelamento das extremidades do corpo (frostbite) e ursos polares.
Site oficial: http://www.npmarathon.com/
Nossa!!! Essa é para poucos!! é preciso muita coragem, treino, dedicação… e dinheiro! Mas de qualquer jeito, do primeiro ao último colocado, todos já são vitoriosos só de participarem!
Sem dúvida, além de todo investimento $$$, ainda tem toda a determinação de vencer o frio congelante.
Beijos.
Nossa, fiquei chocada com a cara do homem correndo. Tá aí uma coisa que não tenho vontade… correr num frio intenso, já sofro no friozinho leve de São Paulo, só topo temperaturas mais baixas numa corrida tipo a da Disney ou de Nova York, rs. 😀
Fiquei assustada também com o estado das pessoas no geral… Tem gente que sobre com frostbite e acaba até perdendo parte da orelha, dedo… Ui.
Minha nossa! Soltei um “C*R*LH*!!!” qd via cara desse moço toda congelada.
Oi Mariana!
kkkk…é chocante mesmo essa foto!
Duas, Mariana! hahahahahahhahahhaha
Juliana, muito bom. Gostei muito do modelo informativo do seu post. Bem direto.
Publiquei no meu blog o relato do Pedro Santos que participou desta última maratona.
Abraços,
Victor Caetano
corridaurbana.com.br
Obrigada, Victor!
Muito corajosos os brasileiros que participaram e participam dessas provas que vão além do treino “normal” do dia-a-dia.
Parabens pelo post. Sucesso!!!