Inspiração

Livro: Num piscar de olhos

Debs no lançamento de seu livro "Num piscar de olhos" (Cortesia Assessoria de Imprensa)Debs lindíssima no lançamento de seu livro em São Paulo

Ontem (15 de julho) aconteceu aqui em São Paulo o lançamento do livro Num Piscar de Olhos, em que a querida Debs (Déborah Aquino) fala sobre sua luta contra o câncer – e sobre corrida também, claro! O título do livro foi escolhido porque ela compreendeu que toda a vida pode mudar, literalmente, nessa fração de segundos.

A Debs é apaixonada por corridas e corre há 12 anos! Foi pouco depois de sua primeira maratona que ela recebeu o diagnóstico do câncer de mama e, então, decidiu aplicar tudo o que aprendeu durante a longa preparação para os 42k também na forma de encarar o tratamento. “Fui treinada para pensar em um quilômetro de cada vez, afinal, não se sabe como o corpo responde, não se corre 42 quilômetros. Quando soube que iria fazer quimioterapia, foi a primeira coisa que pensei. É, outra vez, uma coisa desconhecida, não sei como meu corpo vai reagir, mas tem uma linha de chegada, assim como na maratona!”

Debs em sua primeira maratona (Arquivo pessoal) Debs na Maratona de Boston 2015 (Arquivo pessoal)
Debs na sua primeira maratona, antes do diagnóstico, e em Boston este ano

Aproveitamos a ocasião do lançamento para bater um papo rápido com a Debs para saber um pouco mais sobre o livro:

Nós te acompanhamos e sabemos que, após o diagnóstico, você sempre tentou se manter confiante e animada. O que te ajudava a se manter otimista?
Com absoluta certeza ter a Duda na minha vida. Eu amo viver, acho que passaria por tudo de qualquer forma, mas ter a Duda me fazia não querer ficar mal. Eu não queria que ela tivesse a lembrança de uma “mãe doente” na infância dela. Por isso sempre fiz com ela como naquele filme “A Vida é Bela”. A coisa estava feia, mas pra ela era sempre uma brincadeira.

Qual foi a parte mais difícil de escrever do livro?
Escrever o livro foi como abrir a porta da sala da minha terapia. Falei de coisas e situações muito pessoais, as pessoas vão conhecer a Déborah, porque hoje elas conhecem a Debs. Mas acho que o mais complicado foi escrever sobre a minha relação com meu pai e as mágoas todas que vieram em decorrência dela.

Você adora correr e, durante o tratamento, teve que reduzir o ritmo. Como foi voltar aos treinos?
Foi diferente! Eu achei que ia voltar como antes, “a louca” da corrida. Mas comecei a enxergar a corrida de uma forma diferente. Não era mais aquela coisa neurótica de “corrida é minha vida”. Tornou-se parte da minha vida, mas não “a minha vida”. Hoje paro no meio do treino pra tirar foto do amanhecer, paro pra agradecer, se der pra fazer o treino todo deu… Senão, tranquilo também!

Debs e Duda (Foto Guto Estúdio)Debs com sua filha Duda <3 (Crédito: Guto Estúdio)

À primeira vista, pode até parece um livro de superação, mas a verdade é que a Debs procurou transformar uma história triste em uma jornada pessoal, unindo esporte, família, dilemas cotidianos e sentimentos. Quem a acompanha nas redes sociais conhece toda a sua força e, em especial, sua gratidão — um “mantra” que ela repete com muita frequência e inspira a todos nós! 🙂

Quem mais está super ansiosa para ler esse livro? 😉

capa_livro_num_piscar_de_olhos_deborah_aquino

Acostumada a enfrentar grandes maratonas, Déborah Aquino, a Debs, ficou “Num Piscar de Olhos” diante de um novo desafio em sua vida: a superação do câncer de mama. Apesar do medo e do sofrimento que o tratamento provoca, Debs encarou a doença como um presente e uma oportunidade de compreender e mudar sua vida. Por meio de sua história inspiradora, Debs nos mostra que, mesmo enfrentando as piores fases, os momentos difíceis podem revelar grandes acontecimentos, tais como força, criatividade e o despertar poderoso que cada um tem dentro de si; de como tudo isso pode mudar a vida para sempre e para melhor. Você vai se surpreender, rir e chorar.

ISBN: 978-85-8381-072-9
Páginas: 156
Editora: Gregory
Autora: Deborah Aquino
Preço sugerido: R$ 39,90
Compre online: Livraria Cultura

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

1 comentário

  • Aff maria, perfeito! Não vejo a hora de ler! A Debs é uma inspiração, não só pra nós que corremos, mas pra todas aquelas pessoas que sempre arrumam desculpas para não fazer nada na vida! Amo a Debs, espero um dia poder dar um abraço nela e dizer o quanto ela alegra meu dia, mesmo à distância, pelas redes sociais! <3 Parabéns pelo texto meninas!

Deixe um comentário