Resenhas

Livro: Do que eu falo quando falo de corrida

Eu sou curiosa, e como uma boa pessoa curiosa e nova no mundo da corrida, procurei alguns livros de corrida para ler sobre o assunto, até que cheguei até o livro do escritor e maratonista Haruki Murakani.

cover-harukiSinopse: Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para se manter em forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias.
Os anos se passaram, e os romances de Murakami ganharam o mundo. Traduzido em 38 idiomas, ele é um dos autores mais importantes da atualidade. É também um maratonista experimentado e um triatleta. Agora, ele reflete sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto.
Este é um livro bem-humorado e sensível, filosófico e revelador, tanto para os fãs deste grande e reservado escritor quanto para as inúmeras pessoas que encontram satisfação semelhante nas corridas.
Editora:  Alfaguara / Objetiva
ISBN: 9788579620270
Número de Páginas: 152

Neste livro, Haruki conta sua trajetória como escritor e corredor. E como ser um corredor de longas distâncias influenciou em seus romances, na sua vida pessoal e na sua forma de viver. O livro é bem pessoal e é impossível não se inspirar no escritor e em sua obstinação, quando quer algo, não deixa preguiça bater ou arruma desculpas para não fazer.

Ele detalha sua rotina de treinos para a Maratona de Nova York, fazendo 10k diários e 6 vezes por semana. E como correr longas distâncias é difícil e por isso não é para qualquer um. Não só o fator físico aparece, mas é uma constante batalha psicológica. Além disso, no decorrer do livro, percebe-se que com a corrida, ele vai se conhecendo e se aceitando.

Para nós que corremos em vários momentos vamos nos identificar com que ele fala e com os seus sentimentos. Vale a pena a leitura que é bem rápida e inspiradora.

Alguns trechos que gostei:

“Correr tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, você não precisa de ninguém mais para fazer isso, e não precisa de nenhum equipamento especial. Não precisa ir a nenhum lugar especial para fazê-lo. Contanto que disponha de um par de tênis de corrida e uma boa pista ou rua, pode continuar correndo enquanto sentir vontade.”

“Existem três motivos para o meu fracasso. Falta de treino. Falta de treino. E falta de treino.”

Para seguir em frente, é preciso manter o ritmo.

“Interesso-me muito mais por atingir os objetivos que fixei para mim mesmo, de modo que, nesse sentido, corridas de longa distância caem como uma luva para uma disposição de espírito como a minha.”

“Mas aconteça o que acontecer vou continuar correndo. Correr todo dia é uma espécie de corda de segurança para mim, então não vou largar isso só porque estou muito ocupado. Se costumasse usar o fato de estar ocupado como desculpa para não correr, nunca mais correria. Tenho apenas alguns motivos para continuar a correr, e um caminhão deles para desistir. Tudo o que tenho a fazer é manter esses poucos motivos bem-cuidados.”

Avaliação: regua_avaliacao_4_laranja

Compre o livro: Americanas.comSaraiva.com.br Livraria da TravessaLivraria CulturaShoptimeSubmarinoLivraria Cultura

Aline Machado
A Li está aos poucos retomando sua rotina na corrida depois de passar por um ano em que se focou em outras áreas da vida. Em 2020, a meta é retomar o condicionamento físico, emagrecer e correr confortável distâncias maiores que 10km.

12 Comentários

  • Estou passando por uma fase de “depressão” em relação a corrida. Não consigo aumentar meu tempo correndo, vou mal nos treinos, está frio aqui em Brasília e minha cama exige mais sono de mim a cada dia. Estou estudando para entrar no Mestrado, enfim, tudo está conspirando contra… A dica do livro foi muito boa e vou procurá-lo com a máxima urgência.

    • Sandra, no próprio livro ele fala sobre essa fase, que ele chamou de “Runner’s Blue”, em que a motivação dele sumiu depois de correr 100km em uma prova. Ele tentou novos estímulos com o triatlon e o desejo de correr foi voltando. As vezes por causa da vida corrida, se procurar outros estímulos e outras coisas para distrair e não ficar tão encanada no seu resultado, as coisas voltando ao normal. 🙂

      beijo

        • Na verdade não é outro, é nesse próprio livro que ela fala dessa desmotivação para correr… ele chama disso de runner’s blue

  • Também quero ler este livro. Tô terminando outros dois relacionados a corrida e me animei, achei que super vou me identificar com o Haruki. <3

  • Adorei! Compartilhem mais dicas relacionadas a livros sobre corrida, estou realmente interessada em ler esse e outros!

    • Oi xará! Pode deixar que vamos compartilhar livros relacionados a corrida. É muito bom se informar sobre o assunto, eu adoro!

      beijo

  • Poutzz Li, fiquei mega interessada nesse livro.
    Quero trabalhar mais esse meu lado psicológico, que anda meio abalado por causa das lesões. Vou confessar que ultimamente tenho sentido medo de correr e quando corro logo minha mente me diz pra tomar cuidado e tals.
    Isso brocha meus treinos totalmente.
    Será o próximo na lista de leitura!

Deixe um comentário