Resenhas

Livro: Correr – O exercício, a cidade e o desafio da maratona

Assim que vi que o Drauzio Varella tinha escrito um livro sobre corrida, pirei! Confesso: gosto do jeito que ele escreve.

Já tinha lido, há muito tempo, uma entrevista que ele deu sobre seu lado maratonista e que achei ótima (para a Revista Exame, em 2012). É muito sincero o jeito como ele fala de corrida – e a prática de exercícios físicos, de modo geral. A preguiça de sair da cama cedo todas as manhãs (e que tem explicação científica! rs), como ele trata os treinos como um trabalho e como cada um de nós tem a responsabilidade de cuidar do próprio corpo e bem-estar. Afinal, ninguém pode exercitar o seu corpo por você. Não tem como delegar essa função, tem que ir lá e fazer! Assim, bem direto mesmo, sem “chorumelas”!

E o livro não me decepcionou. É daqueles que você lê em uma sentada. Literalmente, sentei no sofá em uma manhã de domingo e devorei as 200 páginas antes do almoço. O livro é dividido em blocos de capítulos bem curtinhos, em que ele fala das principais maratonas que participou e até de corridinhas despretenciosas que o marcaram, seja pela paisagem deslumbrante, seja por situações inesperadas durante esses treinos. Sim, tem algumas roubadas! Daquelas que só quem corre entende! 😉

No meio dessas histórias, ele traz algumas informações médicas bastante úteis para quem corre, em especial, para quem tem em vista uma maratona. Além da experiência como médico, ele tem (e de sobra!) a de corredor: Drauzio já correu 20 maratonas! Só a de Nova York, ele completou 8 vezes!!

Também tem algumas curiosidades sobre a origem da maratona, lá na Grécia Antiga. Cito:

“Sempre achei mal contada a história do guerreiro que correu de Maratona a Atenas para levar a notícia da vitória na batalha contra os persas. Segundo a lenda, o rapaz teria gastado seis horas para percorrer os tais 42 quilômetros, avisado que os atenienses haviam derrotado os persas e morrido de exaustão […] Vamos lembrar que nas maratonas atuais, passadas seis horas do início da prova, os organizadores retiram as barreiras e reabrem as ruas para o tráfego, não obstante haja um ou outro retardatário. Se já é difícil acreditar que o soldado mais veloz do intrépido exército ateniense corresse tal distância em tempo tão medíocre, que dizer do vexame de cair morto?”

Faz sentido, né? E eu nunca tinha parado para pensar nisso! Hahahahaha… 😛

Seja você um maratonista, alguém que está se preparando para os seus primeiros 42k, corredor iniciante… Não importa! Vale a pena conhecer as histórias de mais um apaixonado (ou seria viciado?!) por correr! 🙂

Avaliação:regua_avaliacao_5_laranja

 

Capa do livro "Correr - O exercício, a cidade e o desafio da maratona", de Drauzio Varella.

Drauzio Varella é oncologista, autor de best-sellers, voluntário numa prisão, pesquisador do uso medicinal de espécies amazônicas e ainda celebridade na TV. Mas consegue há mais de vinte anos conciliar esse atribulado dia a dia com a prática regular de exercício físico. Para ele, correr não é só um hobby: é o que lhe dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida.

Neste livro, ele conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo; relata o desafio da primeira maratona; nos dá um panorama da história das corridas desde sua suposta origem na Grécia antiga; oferece informações médicas sobre a prática; e, de quebra, nos leva de “carona” num passeio sensível pela alma humana. Leitura indispensável para corredores e futuros corredores.

ISBN: 978-85-3592-519-7
Páginas: 216
Editora: Companhia das Letras
Autor: Drauzio Varella
Preço sugerido: R$ 29,90
Compre online: Saraiva | Cultura | Livraria da Folha

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

Deixe um comentário