De tempos em tempos surge um alimento bombástico pra saúde, que promete mil e um benefícios, entre eles a tão desejada perda de gordura. Teve a vez do chá verde, depois do chá branco, depois do chá vermelho, linhaça, chia, chá de hibisco, farinha de feijão branco e agora é a vez do Goji Berry.
Uma frutinha parecida com um tomate cereja originada no sul da Asia é a queridinha do momento. Segundo pesquisa feita pelo NBCI (National Center for Biotechnology Information), o goji berry é tão rico em vitaminas e minerais que é capaz de estimular o metabolismo e melhorar o rendimento durante a prática de exercícios, contribuindo para a perda de peso. Mas o auxilio na perda de peso é somente um dos vários benefícios que essa frutinha proporciona.
Algumas características do Goji berry são:
– Contém 19 aminoácidos, que auxiliam na formação das proteínas ou seja, ajuda na formação e recuperação da massa muscular.
– Contém 21 minerais vestigiais, incluindo germânio – considerado em estudos como tendo atividade anti-cancerígena..
– Contém carotenóides antioxidantes, incluindo beta-caroteno (maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protetor dos olhos). O goji berry é a maior fonte de carotenóides conhecida.
– Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta. 50 vezes mais do que a laranja!
– Contém beta-sisterol, com a função anti-inflamatória, que também ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
– Contém ácidos graxos essenciais, que são necessários para síntese de hormônios e que regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
– Contém cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
– Contém fisalina, usado nos transtornos da hepatite B.
– Contém betaína, usado pelo fígado para produzir colina. Ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um fator de risco em problemas cardíacos.
– Contém também uma fonte de elemento essencial à dilatação dos vasos sanguíneos e ao bom funcionamento do sistema circulatório em geral.
– Por ter ação estimulante, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse
– Por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação
– Rica em polissacarídeos, que impedem a absorção de patógenos intestinais (imunidade)
– Rica em vitaminas B que auxiliam na constituição de células protetoras (imunidade)
– Rica em arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento. Alô massa magra!
A quantidade diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco, uma colher de goji possui somente 50 calorias e como a fruta é fonte de energia, o bacana é que ela seja consumida preferencialmente pela manhã e como pré-treino.
Você pode encontrar o goji em capsulas, fruta desidratada e em pó (instantâneo).
Abaixo algumas receitas do que pode ser feito com o goji berry.
As receitas originais são do uol.
Fiquei curiosa pra saber o sabor dela.. parece com alguma coisa? Morro de medo de comprar e depois não usar pq o gosto é ruim. :/
Nossa, quanta coisa boa que ele faz!
Ouvi dizer que a fruta desidratada não é muito boa de gosto, precisa bater com alguma outra coisa pra melhorar o sabor.
Li pela net que o instantâneo é o melhor nesse quesito “gosto”, tem boa aceitação. Mas daí né…faz como muita gente que não suporta chá verde e compra as cápsulas. Dá-se um jeito pra tudo. 🙂
Tô doida pra comprar o instantâneo!
Beijos :*
Já estou consumindo gojy berry a algum tempo , podem comprar à vontade , o gosto não é como de um doce é claro , mas eu particularmente gosto bastante , podem ficar tranquilas , pois eu como a fruta desidratada e acho o sabor bem agradável.