Olá mulherada! 😉
Durante corridas e treinos longos, nosso corpo utiliza duas fontes de combustível para alimentar os músculos quando estamos praticando uma atividade física, gorduras e carboidratos. A gordura é um recurso abundante para ser transformado em energia, o problema é que a conversão da gordura em energia ocorre muito lentamente, tornando-se uma fonte de combustível ineficaz. Por isso, seu corpo depende de carboidratos como fonte primária de combustível nos treinos. O problema com o carboidrato é que só podemos armazenar uma quantidade limitada em nossos músculos. As reservas de carboidratos (glicogênio hepático e muscular) são gastas depois de um tempo, e para o desempenho não cair é importante encher novamente as reservas. Foi com esse intuito que criaram o gel de carboidrato. Um suplemento esportivo para você tomar quando precisa de energia pra continuar correndo, pedalando, nadando, pois o gel de carboidrato ajuda a repor o glicogênio e calorias que você está queimando em treinos fortes e longos. O consumo de carboidratos de rápida absorção durante a corrida fornece glicose e permite a continuidade da atividade, retardando a fadiga. Então quem busca desempenho não pode deixar de experimentar. 😉
Mas quando e quanto tomar?
O melhor é consultar uma nutricionista, pois cada um treina de forma diferente e para tirar o melhor proveito do gel é necessário um acompanhamento. Mas a sugestão de muitos nutricionistas é usar somente se seu treino tem duração acima de um hora. Se seu treino dura 1h30, você deve consumir 1 sachê de gel a cada 45 minutos. Se dura em torno de 2 horas, você deve consumir 1 sachê a cada 30 minutos (a partir dos 40 minutos), acima de 3 horas deve tomar 1 sachê a cada 25 minutos (a partir dos 40 minutos), e acima de 4 horas, você deve tomar 1 sachê a cada 20 minutos (a partir dos 40 minutos).
Cada pessoa absorve e processa os carboidratos de forma diferente, alguns podem sentir o efeito dentro de três minutos, enquanto outros podem levar até 15 minutos para sentir que tem mais energia pra treinar. Isso porque cada corpo é diferente e também porque há diversas marcas de gel de carboidrato, e eles possuem concentrações variadas de carboidratos, vitaminas e minerais. Alguns também contém cafeína, que é um estimulante energético. E já existe gel de carboidrato com BCAA, que ajuda na recuperação muscular. Os efeitos do gel no corpo podem variar também conforme a sua dieta. Se ela for balanceada, os resultados serão melhores e é por isto que é muito importante o acompanhamento de um nutricionista. 😉 Lembrando que o gel de carboidrato não substitui uma refeição pré e pós treino!
Como tomar?
Sempre tome o gel de carboidrato com água, nunca sozinho e nunca com uma bebida esportiva. Sem água, o gel de carboidrato levará mais tempo para digerir e entrar na corrente sanguínea. Sem contar que há gel que é mais encorpado, então para não se engasgar é bom dar uma leve diluída com água na boca mesmo (tipo um leve bochecho) antes de engolir. A importância de não tomar junto com uma bebida esportiva é que você corre o risco de ingerir muito açúcar simples ao mesmo tempo.
Eu costumo carregar o gel sempre no cinto esportivo, como ele fica junto ao corpo, acaba esquentando o gel, o que o deixa mais diluído. Isso facilita a ingestão. E no cinto você pode carregar vários géis. 😉 Você também pode carregar nos bolsos de calças, saias e bermudas, e também nas pochetes esportivas.
A embalagem do gel de carboidrato vem sempre com o topo já preparado para abrirmos com as mãos, daí é só ir enrolando a embalagem de baixo pra cima enquanto o líquido sair por completo na sua boca. Você também pode optar por não enrolar a embalagem, apenas ir apertando debaixo pra cima.
O que eu devo evitar?
Nunca deixe para experimentar um gel de carboidrato durante uma prova, experimente sempre em pelo menos dois treinos e veja como seu corpo reage. Tome cuidado com sabores diferentes da mesma marca, em alguns casos a composição muda bastante. E muitas pessoas não se adaptam ao gel, ou a uma marca específica, por tal motivo é muito importante experimentar de marcas diferentes. Se não ver vantagem em nenhum, saiba que há formas de substituir o gel durante os treinos e que podem funcionar melhor pra você, mas isso é tema pro próximo post! 😉
Para você tirar o melhor proveito do gel, consulte uma nutricionista, e experimente muito! Marcas diferentes, sabores diferentes e até formas diferentes de ingerir. O maior segredo com o gel de carboidrato é testar! 😉
A única vez que usei foi numa prova de corrida + obstáculos em SP, foi minha salvação uahauhaa