Desde que comecei a malhar na Bio Ritmo, foquei muito mais em fortalecimento muscular do que outras atividades. Meu “período academia” se resumia em: esteira-musculação-esteira-musculação. Estava muito focada apavorada na Meia e investi meu tempo no “arroz com feijão”, ou seja, no básico para evitar uma lesão.
As meninas do blog sempre foram participativas em outras atividades. Assim que experimentavam uma das aulas da grade [imensa] da Bio Ritmo e compartilhavam via WhatsApp, eu ficava morreeendo de vontade de ir, mas por conta da rotina doida (não tenho horário fixo, vou quando encontro um “buraco” no tempo), teria que abdicar um dia do basicão-indispensável.
O engraçado é que conversando com outras corredoras, vi que não era a única da turma ‘esteira + musculação = academia’. Pelo contrário, muuuuuita gente só faz isso! Até que participei de uma aula experimental, a Bio DISQ Fit (falei dela aqui) e gostei muito! E através de muita leitura e do feedback das meninas, percebi que existem outras atividades que além do “arroz com feijão”, podem sim auxiliar e até potencializar a performance na corrida.
Ainda não consegui separar um horário para fazer algumas aulas, mas já virei adepta de outros aparelhos cardio no pós musculação. Neste post vou falar um pouquinho sobre os meus preferidos.
Simulador de Escada
Meu preferido ever. Mas confesso que não morri de amores nas primeiras vezes que fiz escada. Pelo contrário, morri de ódio! 😛 huahauhauahuahauhauuha
Passado um tempo (sou teimosa), peguei gosto pela bendita e hoje (após esteira) é minha primeira opção de cardio.
Mas se você ainda vai começar na academia, não aconselho a se aventurar de cara no aparelho, que pede um mínimo de preparo físico e muscular. Certifique-se que esteja segura e com as articulações 100%. Procure um treinador, para que ele avalie seu caso e explique como treinar de acordo com seu objetivo. É bem puxado, você sofre, mas tem ótimos resultados.
Benefícios: além de torrar os bacons (cerca de 400 calorias queimadas em meia horinha), a escada ajuda definir coxas e glúteos. Também leva ao fortalecimento do abdômen e de toda a região lombar. Fora que melhora horroooores o condicionamento físico. O legal é que conforme vai ficando “fácil” [risos], você pode aumentar o nível de dificuldade no próprio aparelho.
Bicicleta Ergométrica
Também adoro! Na bike ergométrica fico fazendo competição comigo mesma, aumento a dificuldade e mudo a simulação de terreno. É a atividade que mais me faz suar. Adoro sair encharcada e feliz. hahahaah
A bike ergométrica é uma opção excelente para quem não pode forçar muito os joelhos.
Benefícios: trabalha as coxas e fortalece as panturrilhas, ou seja, é uma aliada para quem pretende aumentar a força nas pernas, sem judiar os joelhos.
Dependendo do ritmo e intensidade, não é o aparelho que proporciona maior queima calórica, mas tem vantagem por ser mais confortável (você faz sentada) e não causa tanto impacto (ótimo para iniciantes). É sem duvida, um ótimo exercício que proporciona inúmeros benefícios para o sistema cardiovascular, se feito regularmente.
Transport ou Elíptico
Entre os três é o que menos faço (por isso não tem foto rs), mas reconheço seus benefícios. Exige mais coordenação, por isso (mais uma vez) aconselho os iniciantes a procurarem o seu professor na academia. Quem não está acostumado pode sentir uma pequena dificuldade no início para coordenar o movimento de pernas e braços. Mas é coisa rápida você pegar o jeito. 😉
Benefícios: De todos os aparelhos, é o que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo (pernas e glúteos, braços, ombros e costas), além de ser super versátil, já que dependendo da direção que se dá ao movimento, pode-se variar o trabalho muscular. Seu movimento é similar a uma caminhada mais rápida, mas com a diferença que trata suas articulações de uma maneira bem mais gentil, já que não tem impacto com o chão.
E aí, qual seu aparelho preferido? O meu sem dúvida é a “escada matadora”. kkkkk
Meu objetivo é fortalecer (já disse mil vezes que tenho pavor de lesão rs) e secar para correr melhor. Passei isso para o professor lá na Bio Ritmo e ele indicou qualquer uma dessas atividades cardiovasculares após a musculação, por no mínimo 20 minutos. Mas são meus objetivos! Por isso sempre digo pra encher o saco do professor, pois ele é a melhor pessoa para avaliar o seu caso e montar um treino bacana para você. 😉
Fontes: Bio Ritmo (blog), mdemulher, Globo Esporte.
Nenhuma das academias que malhei tinha a escada pra eu testar. Mas tirando a esteira, eu gosto bastante do transport.
Beijos!