Outros Esportes

Fora das pistas: 5 razões para você praticar natação

Piscina da Bio Ritmo Moema
Piscina da Bio Ritmo Moema
Piscina da Bio Ritmo Moema

Acho que já contei aqui no blog que, quando estava no Ensino Médio, treinava natação todos os dias no Ginásio Municipal da minha cidade. Era uma piscina olímpica, então pensem que delícia (e privilégio!) era treinar ali. 🙂

Quando entrei na faculdade, tive de abandonar os treinos e só voltei anos depois, aos 26, 27 anos. Fazia aulas duas vezes por semana em uma piscina bem menor, na academia do bairro, mas foi tão bom poder nadar de novo! <3 Infelizmente, hoje não consigo mais fazer aulas com frequência, mas é só ter a chance de entrar na água para eu dar minhas braçadas, especialmente no meu estilo favorito, o borboleta! 

Foi com a natação que eu descobri que não era que eu não tinha jeito para esportes, era só que me dou melhor em esportes individuais. Era um momento só meu, em que eu não só cuidava do meu corpo, mas também da minha mente — sensação bem parecida com a que eu tenho hoje com a corrida. E olha que naquela época eu nem sonhava que correria um dia! 😛

Aliás, a natação é uma excelente alternativa para os corredores que estão em busca de uma modalidade complementar para a sua rotina de treinamentos. “A atividade aquática trabalha a capacidade cardiovascular e a recuperação dos músculos, além de ajudar no desenvolvimento e condicionamento físico. Também auxilia em uma melhor respiração para o atleta se desenvolver nas pistas com eficiência e suavidade”, explica Kelly Lícia, professora da Bio Ritmo.

A natação também é um excelente aeróbico. “O esforço físico de se movimentar e respirar dentro da piscina faz com que a modalidade seja ótima para desenvolver a atividade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, deixando o coração, artérias e pulmões mais saudáveis”, comenta Kelly. Isso sem falar que a natação ajuda no emagrecimento, equilíbrio muscular e até mesmo na recuperação de lesões, sabia?

Democrática, a natação pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e nível de condicionamento. Quem nada sabe do que estou falando: é um dos esportes mais completos e recomendados por médicos, profissionais de educação física e fisioterapeutas.

Se você ainda precisa de motivos para experimentar, a Kelly listou os cinco principais benefícios da modalidade:

  1. Melhora a capacidade aeróbica: Como a natação exige muito da respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.
  2. Melhora de força e tônus musculares: A natação é uma ótima maneira de aumentar força e tônus musculares, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos. Quando corremos, nos movemos no ar; já na piscina, enfrentamos a resistência oferecida pela água, com densidade aproximadamente 12% maior.
  3. Controle do peso: A natação pode se tornar um dos melhores métodos de queima calórica, manutenção e controle do peso – dependendo da intensidade e da frequência do treino, é claro!
  4. Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas. Exercícios de baixo impacto mantêm os ligamentos exigidos fluídos e em bom estado.
  5. Ajuda na recuperação de lesões: Isso acontece devido à resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.

Nadar é tudo de bom e eu recomendo para todo mundo! 😀 Mas, como em qualquer atividade, é importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os treinos. Além disso, não se esqueça de proteger seus olhos e cabelos usando óculos e touca apropriados. 😉

Você faz natação? Tem vontade de fazer? Conte pra gente nos comentários desse post!

post_parceiros_BR_2015

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Em 2019, a meta é conciliar os treinos de corrida com outras atividades esportivas.

3 Comentários

  • Natação é tudo de bom. Faço natação há dois anos e me sinto muito bem. No início, devido a minha fobia, o desafio era colocar a cabeça na água. Depois, foi aprender a respirar. Aquilo me cansava absurdamente. E agora, o desafio é melhorar a meta. Meu objetivo para esse ano era atingir 1km…e já consegui. E sou como você, exercícios solitários me agradam mais…eu comigo me entendo muito bem! Rs

    • Oi, Francielle! Que legal que você está conseguindo realizar suas metas na natação, é um esporte apaixonante!!! 🙂 Sucesso e muitos metros na piscina para você 😉 Beijo!!!

  • Obrigada pelo carinho!!!
    Tenho vontade de entender essa coisa gostosa que quem corre sente mas ainda não me vejo em condições físicas para tal. Mas um dia descubro e te conto se gostei ou não…rsrs… Até lá, bora nadar!!!
    Beijo

Deixe um comentário