Há duas semanos fui à um evento da Amway para apresentar o novo produto Nutrilite Daily Plus, um suplemente alimentar com foco em fitonutrientes. O encontro foi muito interessante, com informações sobre o consumo de fitonutrientes no mundo e a importância deles.
Quando fiquei sabendo sobre o que era o evento, confesso que fiquei perdida. Em primeiro lugar: o que é um fitonutriente?
Fitonutriente não é vitamina, nem mineral, mas é um nutriente encontrado nos vegetais. A maioria é anti-oxidante e ajuda a previnir doenças como o câncer, melhorar a imunidade e – claro – combater o envelhecimento. Várias frutas e vegetais contém diversos tipos de fitonutrientes, mesmo que atualmente elas só tenham sido estudadas para um ou dois deles. Para conseguirmos obter toda a quantidade de fitonutrientes necessária, não adianta somente aumentarmos o consumo de frutas e vegetais, mas também a variedade deles. Eu não sabia da existência dessa nomenclatura, pra mim era tudo vitamina ou mineral.
Recentemente saiu o Relatório Global sobre Fitonutrientes da Revista Britânica de Nutrição e, nele, é apontado que 60% dos sul americanos consome menos do que as cinco porções de frutas, legumes e hortaliças recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (que dão, em média, 400gr no total). Estamos melhor do que outras partes do mundo (nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 7% das mulheres consomem o indicado!), mas ainda assim precisamos melhorar.
Aí você me pergunta: mas por quê tenho que melhorar o consumo de futas, legumes e vegetais? Ora, porque faz bem para a saúde. Focando um pouco mais nos fitonutrientes, eles são importantes para ajudar o organismo a se manter bem. Cada uma das cinco categorias de cores em que eles são classificados traz benefícios à alguma parte específica do corpo:
A ideia é simples: melhorando a variedade de alimentos no seu prato, você consegue melhorar mais coisas no seu organismo. Pela tabela acima, se você fizer uma salada gostosa com alface, brócolis, tomate, cebola e cenoura (além de comer seu arroz, feijão e carne) e deixar para a sobremesa o morango e as uvas, tá lindo. Se repetir essa mistura no almoço e no jantar, ótimo! Aí é só você aumentar o consumo de frutas durante os lanches e ó: a OMS te daria uma estrelinha por bom comportamento! 😉
Eu sei que cinco porções de frutas, legumes e vegetais diariamente é MUITA coisa, mas se você prestar um pouco mais de atenção e se programar melhor, consegue melhorar. Eu ando me policiando e já melhorei um pouco. Também estou tomando o Nutrilite Daily Plus há uma semana, para ver se melhoro um pouco a ingestão de fitonutrientes. Por enquanto, a única diferença que senti foi uma baixa pela vontade de doces, mas não sei dizer se isso é coisa do produto ou efeito colateral da dieta que estou fazendo.