Beleza & SaúdeDicas

#doamulherada – Quem pode doar?

Já falamos aqui sobre a nossa comemoração de aniversário e recebemos muitas perguntas sobre quem poderia doar sangue. Esse é o tipo de coisa que muita gente tem dúvida, então simbora aprender e entender quem pode e não pode.

Antes da doação é feita uma triagem. É nela que, ao analisar todas as suas respostas ao questionário, o profissional de saúde vai te dizer se você pode ou não doar.

Menores de 16 ou maiores de 69 anos não podem doar. Quem tem menos de 50kg ou tiver anemia, hipertensão ou hipotensão também não. Caso você fique nervoso e seus batimentos cardíacos aumentem ou diminuam muito no momento da doação, vai ter que voltar outro dia.

As grávidas, as mulheres que amamentam, os gripados e febris também não podem doar.

Há também algumas limitações por tempo. Quem tomou vacina tem que esperar de 48h a 4 semanas. Se você teve diarréria, gripe ou conjutivite, deve doar somente após 7 dias. Rubéola, erisipela e infecções bacterianas te deixam 2 semanas sem poder ser doador, após a cura. Caxumba e catapora te tiram de jogo por 3 semanas. Se você teve dengue ou tomou soro antitetânico, esqueça doação de sangue por um mês. Quem acabou de ter filho (ou sofreu um aborto), deve esperar 12 semanas.

Quem passou por cirugias de apendicectomiahemorroidectomiahernioplastiaressecção de varizes ou amigdalectomia só pode doar após 3 meses. Algumas outras cirugias maiores, toxoplasmose e exames endoscópicos pedem tempo de espera de 6 meses a 1 ano.

Os recém tatuados  já sabem, né? Nada de doar por um ano. Para quem fez transfusão de sangue, plasma, plaquetas ou hemoderivadosrecebeu enxerto de pele ou de ossosofreu acidente e foi contaminando com sangue de outra pessoausou agulha já utilizada por outra pessoa, teve contato sexual com alguma pessoa com aids ou com teste positivo para hiv, teve contato com pessoa que recebeu ou pagou com dinheiro ou droga pelo ato sexualteve contato sexual com usuário de droga endovenosateve contato sexual com pessoa que tenha recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses, teve relação sexual com pessoa com hepatite, mora na mesma casa de uma pessoa que tenha hepatiteteve sífilis ou gonorréia ou foi detido por mais de 24 horas a regra é a mesma. São 12 meses de espera para voltar a doar.

Quem tem piercing também deve ficar de olho: caso você tenha acabado de fazer, espere até 1 ano antes de doar. Se o seu piercing fica na mucosa oral ou genital, você está inepto a doar enquanto usá-lo e até um ano após retirá-lo.

A tuberculose pulmonar faz com que o seu tempo de espera seja de cinco anos.

Algumas pessoas não podem doar NUNCA. Quem tenha tido um teste positivo para hivhepatite após os 10 anos de idade, maláriadoença de chagas, algum tipo de câncer (incluindo leucemia), graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado, problema de coagulação de sanguetuberculose extra-pulmonar, elefantíasehanseníaseleishmaniose visceral, alguma doença que gere inimputabilidade jurídica ou brucelose está riscado da lista de doadores. Se você recebeu enxerto de duramateré diabético com complicações vasculares, foi submetido a gastrectomia total, pneumectomia, esplenectomia não decorrente de trauma ou transplante de órgãos ou de medula, também está fora. 🙁

Você acabou de doar sangue? Se for homem, espere oito semanas. As mulheres devem esperar 12 semanas para doarem novamente.

A lista é grande, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta prestar atenção às limitações. Aposto que você, ou alguém próximo, pode doar agora mesmo. 😉

Não se esqueça de preencher o formulário caso você vá! E fiquem atentas aos horários e locais de doação onde iremos nos concentrar.

doa_assinatura_parceiros_menor

Deixe um comentário