Alguns anos atrás, eu conheci o sal marinho. A verdade é que naquela época, eu não sabia que existiam diferenças e que o processamento do sal acaba tornando-o menos saudável no consumo do dia-a-dia. Desde então, aqui em casa, esse é o sal que utilizamos na maior parte das vezes. Outro sal que gosto de utilizar é o sal do Himalaia, que deixa um gosto bom nas preparações.
O sal é necessário na nossa alimentação, mas o consumo em excesso causa retenção de líquido e faz com que a pressão arterial aumente, podendo surgir doenças cardíacas e renais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo 5g por dia (2000 mg de sódio) e nós, brasileiros, consumimos em média mais que o dobro!
No mercado existem vários tipos de sal, e hoje trago algumas opções que existem e as diferenças entre elas.
Sal Refinado
O sal refinado é o que todo mundo conhece e todo mercado tem. Ele passa por um processo industrial de refinamento em que se perde vários minerais, além de ser adicionado aditivos químicos que o deixam branquinho e com a textura que tem. Tem 400 mg de sódio para 1g de sal.
Sal Marinho
O sal marinho tem mais nutrientes, pois seu processamento é mais rústico, preservando alguns minerais. Tem um sabor menos salgado do que o sal refinado e não sofre adição química. 1g de sal tem 420mg de sódio.
Sal Light
Tem 50% menos de sódio que o sal comum. É composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Embora tenha o nome de light, não é indicado para quem quer emagrecer, sua indicação é para pessoas que tem restrição ao consumo de sódio.
Também não é indicado para pessoas com problemas renais, pois o consumo elevado de potássio pode causar acúmulo do mineral no organismo. Em 1g de sal tem 197mg de sódio.
Sal Grosso
Possui a mesma composição do sal refinado, mas não passa pelo processo de refinamento. É mais utilizado para temperar carnes. 1g de sal possui 400mg de sódio.
Sal do Himalaia
É retirado das montanhas do Himalaia e possui mais de 80 minerais, como potássio, magnésio e cálcio. Por causa da sua composição, sua coloração ganha o tom rosado. É considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. Em 1g contem 230mg de sódio.
Existem outros tipos de sal, mas esses são os mais comuns e conhecidos. O importante é sempre ter uma dieta balanceada e reduzir o consumo de sódio. No início, pode ser chocante diminuir o sal, parece que o alimento está sem gosto, mas é tudo costume.
Uma forma para dar mais sabor aos alimentos sem utilizar o sal em excesso é abusar dos temperos. Como é o consumo de sal no seu dia-a-dia? E o que você faz para diminuir ou substituí-lo?
Eu consumia muito, mas cada vez tenho diminuído. É bem isso que você falou, no começo é estranho, depois a gente acostuma e começa a sentir melhor o sabor dos alimentos. <3 Hoje tô tentando retirar o sal de tudo.
OBIGADA POR ESSE POST! =D lá em casa minha mãe sempre fez a comida beeeem sem sal, na vdd pra mim ela sempre foi boa hahaha ai fui morar fora, e agora moro junto com o noivo e ele me faz colocar mais sal na comida =/ tento colocar mais tempero e menos sal pra não abusar dele, mas esse do himaia eu me pergunto se tem iodo, porque meu pai diz que é importante sal iodado e tudo mais…