Alimentação

Dicona: Mel e seus benefícios

O Mel não é só para dar aquela ajudinha na hora de se recuperar de uma gripe. Essa belezura te ajudará nas aventuras culinárias e pode ajudar a substituir um pouco o açúcar refinado em casa. Mesmo tendo um valor calórico consideravel, em comparação com o adoçante, o mel é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais como o ferro, cobre, fósforo, vitamina B e C, fazem valer a pena o consumo moderado dessa delícia!

apace-mel

Com o poder de adoçar até 2x mais do que o açúcar, o mel além de satisfazer o paladar é de fácil digestão, ajuda na desintoxicação, combate o estresse e ainda ajuda na flora intestinal! Ok, são muitos os benefícios, mas qual tipo de mel pode te ajudar na corrida? Ou para aliar a uma detox? Peraí que eu te conto djá!

Começo falando do velho conhecido mel com própolis, que ajuda quem tem problemas respiratórios, já que une as propriedades bactericidas e antibióticas da própolis. Quem procura um bom mel desintoxicante, o mel de cipó-uva vai te ajudar! Além de desintoxicar o corpo, este mel tem ação expectorante, laxante e ainda ajuda na limpeza do fígado. O mel de flor de laranjeira, que para mim é um dos mais saborosos, é calmante, ajuda a regular o intestino e ainda ajuda os corredores na prevenção de cãibras e distensões musculares!

Antes que você me pergunte, agave não é mel. Falaremos sobre o agave em breve, não fique ansiosa, tá? E dá para emagrecer usando o mel na dieta! Por conta do mel ser rico em nutrientes e ter cerca de 65 calorias em uma colher de sopa te dá a liberdade de adoçar a vida com moderação. Nutricionistas falam em consumir cerca de duas colheres de sopa por dia, dependendo do seu plano alimentar. E onde comer? Aproveite a criatividade e faça um pão light de aveia e mel, quem sabe um smoothie de maça com baunilha e mel, inclua na salada de frutas ou dê uma de gourmet fit e faça um pão de mel light!

Com certeza, ideias não faltarão!

4 Comentários

  • Eu não sabia de todos esses benefícios. Mas é uma pena porque eu não suporto mel, passo super mal ao comer, é doce demais para o meu paladar 🙁

    Adoro esse tipo de post, Ana.

    Beijocas

  • Eu AMO mel!
    Usava sem saber dos benefícios, agora vou ver se aumento o uso dele lá em casa. 🙂

  • Apenas voltei para dizer que depois desse post tenho usado o mel bem frequentemente (com moderação!). Uso inclusive para fazer o pãozinho com aveia matinal!
    Minha vida está tão mais feliz depois disso! hahahahhahahah <3

Deixe um comentário