Dicas

Dicas de segurança para correr na rua

Woman running with city skyline in background

Olá mulherada!

Este é o tipo de post que a gente não gostaria de escrever, mas sabemos que na realidade atual não podemos vacilar com a violência tão presente em nossas cidades. É assustador ler sobre a quantidade de mulheres que sofrem violência sexual, e de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha em 84 municípios brasileiros com mais de 100 mil pessoas, 67% da população tem medo de ser vítima de agressão sexual. O percentual de mulheres que têm esse temor, no entanto, é bem maior: 90%, contra 42% dos homens.

Eu já perdi as contas de quantas vezes eu desisti de correr na rua ou em algum parque por conta do horário e do medo. Em março mesmo vi uma reportagem que me fez desistir de ir correr no parque e optar pela segurança (e chatice) da esteira da academia.

Infelizmente é a nossa realidade, gostaríamos que a segurança pública fosse mais eficiente e presente, que o País fosse menos machista, mas ainda é apenas um sonho. Enquanto isso a gente tem que se cuidar e se prevenir.

Por isso separamos algumas dicas que nos ajudam a ficar mais seguras nas ruas e parques das nossas cidades. 😉

1. Sempre avise alguém onde você está indo.

2. Corra por ruas movimentadas. Não pegue atalhos ou corra em lugares desertos.

3. Se possível, corra com um cachorro, um grupo ou pelo menos uma pessoa. De qualquer forma, não assuma que isto é o suficiente. Mantenha-se sempre alerta ao o que acontece a sua volta.

4. Varie seus percursos. Não seja previsível.

5. Se você posta sua corrida nas redes sociais, tenha certeza que nas suas configurações de privacidade só seus amigos podem ver.

6. Leve seu telefone.

7. Evite usar fones de ouvidos.

8. Se alguém parecer estranho para você, ou parecer te seguir, atravesse a rua ou entre em algum comércio movimentado.

9. Saiba onde você está indo. Parecer confusa e perdida pode torná-la um alvo.

10. Não se distraia. Pessoas má-intencionadas procuram por pessoas que não estão 100% atentas com o que acontece a sua volta.

11. Considere ter aulas de defesa pessoal. Você nunca sabe quando você poderá utilizar.

12. Tenha um ar confiante. Caminhe ou corra com a cabeça erguida.

13. Confie no seu instinto, se algo parecer errado, é porque provavelmente está.

14. Sempre leve com você um documento de identificação. Há inclusive pulseirinhas próprias para corredores que falam qual seu convênio e tipo sanguíneo.

15. Se você for atacada, faça de tudo para não ser levada para outro lugar.

Eu ainda uso um aplicativo em que pessoas que escolhi podem me acompanhar ao vivo enquanto corro, o app se chama Life 360 e tem até um “botão de emergência” para notificar seus amigos ou familiares se algo acontecer (e eles podem acionar a polícia).

Vamos nos cuidar e ser prevenidas. 😉 E bons treinos!

Mari Frioli
A Mari é maratonista e adora um desafio! Atualmente está voltando aos treinos após o nascimento da sua filha Fernanda. ;)

1 comentário

  • Hoje não uso porque estou trocando o aparelho telefônico, por falta de espaço. Mas meu esposo e eu usávamos um app chamado Familo. É bem prático e dá pra incluir as pessoas de confiança, incluindo filhos. Por meio do gps do telefone ele te avisa onde a pessoa está e até (caso for configurado para tal) quando a pessoa chegou em lugares familiares (casa, casa dos pais, etc). Claro que não dá pra ser paranoico, mas é prático pra esses casos que saímos pra fazer exercícios sozinhos.

Deixe um comentário