Conheci a Fernanda Burin em uma viagem para Brotas, no interior de São Paulo (faz tempooo!). Por acaso, ficamos no mesmo hotel e ali surgiu uma amizade com uma turma muito divertida. Anos depois, não é que a corrida nos aproximou novamente? [fa type=”heart”] E o melhor é que a Fê sempre tem uma dica bacana de top para me dar, já que nós duas somos da turma do “peitão”, hahahaha…
Como eu sei o quanto é difícil achar um top com boa sustentação para atividades de alto impacto, pedi para ela fazer um post com as suas sugestões aqui pro blog. Então, se você também está a procura de um top que dê conta do recado, anote as dicas certeiras da Fê! 😉
Com que top eu vou? (Se eu tenho um peitão?)
Por Fernanda Burin
No Brasil, sempre tivemos peito médio, mas há alguns anos começamos a notar um aumento na população de mulheres com peitos maiores, naturais ou com silicone. Com 16, 17 anos, eu já tinha o corpo de hoje, com peito acima da média das colegas do colégio. Por isso, usar soutien com top sempre foi algo comum para mim, jogando vôlei e treinando outros esportes.
Em 2010, fiz a minha primeira corrida e, conforme comecei a treinar, percebi que estava machucando o peito. Foi quando encontrei um top duplo da Adidas cujo diferencial com certeza era o modelo e o material. Tinha um decote em V e com outro tecido mais alto cobrindo bem o peito, o que dava boa sustentação e pouco espaço para movimento (resenha de um modelo similar aqui). Nesse momento, entendi porque a combinação de top e soutien não era suficiente: o distanciamento entre eles estava gerando atrito.
No final de 2011, experimentei um top da Danskin em um outlet e já fiquei apaixonada no provador. Vesti, pulei e… nada! Pouco movimento e boa sustentação, algo bem diferente. Na primeira corrida com ele, tive a certeza de que arrumei problema para mim, porque só queria usar esse top! Seu principal diferencial é o material – o tecido parece de bojo, mas ele é uma peça única –, além de o decote ser mais alto e cobrir bem o peito.
Desde então, comprei tops de outras marcas e tentei várias opções, mas foi só depois de 3 anos que encontrei outro modelo que deu certo para mim – de novo, de uma marca estrangeira. Era o sports bra Knockout, da Victoria’s Secrets – surpreendentemente, uma peça única que parece uma mistura entre top e soutien. Aliás, é muito bom o site deles! No The Sport Bra Guide, você faz um quiz e ele mostra os modelos disponíveis em detalhes para que você encontre a melhor opção.
Apesar de recomendar fortemente esses dois modelos da Danskin e da VSX, só encontramos no exterior. Então, continuei buscando um modelo mais inteiriço aqui no Brasil também. Minha primeira tentativa foi o top duplo da Track’n’Field (resenha aqui), mas tanto o material quanto o modelo não são para alto impacto – pelo menos, não para quem tem peito grande de verdade. É bom, continuo usando, mas só para atividades físicas que não tenham saltos ou movimentos muito intensos.
Outro modelo pelo qual fiquei apaixonada — e ainda estou, por seu visual, estampa, lindo, estiloso e alto – foi o Top Cropped Zíper da Amaro. A descrição diz que é para alto impacto, mas infelizmente o tecido não dá a sustentação que eu esperava. Agora estou vendo dois outros modelos, da Marcyn e da Liz, e assim que comprá-los volto a escrever para contar o que achei para vocês.
Ficam aqui os itens que avalio em um top e sugiro a todas fazerem o mesmo:
- Modelo e tamanho: Sempre que possível, escolho tops que oferecem tamanhos diferentes para a taça e as costas (em quem tem muito peito, essas duas medidas fogem do padrão) para que não crie jogo ou espaço entre a peça e o corpo. Também dou preferência por modelos com decotes mais altos.
- Material: Procure tecidos mais estruturados (não significa duro) e tops construídos de forma inteiriça, para mais estabilidade.
- Fechamento: No meu caso, os tops que mostraram ter a melhor adequação e ajuste foram aqueles com algum tipo de abertura, seja frontal ou nas costas.
Gostaram das dicas da Fê? O que vocês também indicam na hora de comprar top de corrida? Deixem suas dicas nos comentários!
*Preços pesquisados em 6 de junho de 2016.
Muito massa a postagem! Hoje descobri um high suport da nike muito bom. Eles têm 2 tipo… eu comprei o sem bojo. O negócio segura mesmo. Recomendo.
Gostaria de saber quando vocês compram top, compram do tamanho correto (do sutiã) ou tamanho menor?
Oi, Melina! Quando são tops com a numeração americana, eu compro na mesma do meu sutiã sim. Aqui no Brasil não tem muito padrão, então sempre que possível tento experimentar antes de comprar. Espero te ajudado! Beijo!
Descobri o site da Victoria Secret para comprar o top indicado, que gostei muito, mas não consigo descobrir qual o tamanho. (???????) :/
Oi Lina. A numeração americana segue um padrão bem definido. Você pode procurar por tabelas de conversão na internet e tirar suas medidas com fita métrica em casa. A partir daí fica mais fácil definir seu tamanho. Beijo!
Havia tempo que estava procurando conselhos úteis pra minhas corridas, depois de muito pesquisar achei vcs
Adorei !!
Vcs são ótimas! !
Vão agregar muito !!
Esse top da marcyn vc recomenda? estou querendo comprar
Amei, essa reportagem. Já testei vários sem sucesso. Fiquei muito interessada, nos tops.