Beleza & SaúdeDicas

Diástase do reto abdominal

No meu post anterior onde falei como tinha sido a minha dieta, comentei sobre a diástase do reto abdominal, lembram? Então, eu descobri a diástase quando estava com uns 6 meses de gestação e fui em uma fisioterapeuta. Ela viu que ao fazer força para me levantar, levantava um “catombo” na minha barriga um pouco acima do umbigo. Foi aí que ela fez o diagnóstico.

Mas o que é exatamente a diástase? É um afastamento da linha média dos músculos reto do abdômen (músculo da parte frontal da barriga).

diastase1

Nem toda gestante tem diástase, elas são mais comuns em mulheres que nunca tiveram o hábito de fazer abdominais e por isso possuem o músculo reto mais enfraquecido e em mulheres que ficaram grávidas mais de uma vez. O que pode causar a diástase? gestações múltiplas, obesidade, bebê grande (oi, Rebeca com 4kg) e excesso de líquido amniótico são alguns dos fatores que ajudam a desenvolver a diástase.

Como tratar? o primeiro passo é procurar um fisioterapeuta para fazer o diagnóstico correto. Se a diástase for pequena, exercícios específicos prescritos pelo profissional serão o suficiente. Nos casos mais graves apenas a abdominoplastia irá solucionar o problema. Antes de “entrarem na faca” consultem vários médicos e fisioterapeutas, tentar corrigir com atividade física pode ser mais demorado, mas é melhor do que um cirurgia desnecessária.

Os exercícios mais comuns para melhorar a diástase são:

comec3a7ando-a-pratica-a-ginastica-hipopressiva-11

 

praticando-a-ginastica-hipopressiva-21

praticando-a-ginastica-hipopressiva-31

#ficadica: sempre que me lembro (em pé ou sentada) fico murchando a barriga. Acho que ajuda a voltar a barriga ainda mais rápido para o lugar. Sem contar que não preciso parar nada do que estou fazendo para exercitar 😉

Fontes: Feminino e Além, Revista Pilates e O pós parto

5 Comentários

  • Promessa é dívida hein?! kkkkk ;D
    Gostei mto do post!!! Pra mim só ficou uma dúvida, então quem ainda não engravidou, para evitar a diástase é só fazer abdominal?

    Bjoss

    • Viu?! hahahaha

      Então, não tem como garantir que não terá diástase. Porém, quando o ABS é firme diminui as chances. Eu acredito que minha diástase não foi maior porque sempre fiz ABS.

      Te ajudei?

      Beijocas

  • ola, moro no abc, voce indicaria alguem ou algm lugar que trate de diastase… obrigada

  • Super esclarecedor! Parabéns.
    Vc indica profissional em São Paulo? Região Oeste?
    Grata.
    Luciane

  • Uma pessoa com diástase reto abdominal com mais de 4cm pode praticar atividades físicas e fazer abdominais?

Deixe um comentário