Você prefere correr sozinho ou em grupo? Os dois jeitos tem suas vantagens e desvantagens, não existe certo ou errado.
“A corrida nada mais é do que uma série de argumentos entre a parte do seu cérebro que quer parar e a parte que quer continuar.”
Correr sozinho permite focar na execução do treino. É o momento de prestar atenção nas passadas, no ritmo e na respiração. Quando corro sozinha também aproveito para repassar a vida, organizar os pensamentos e me conhecer melhor. As vezes é apenas para me desligar de tudo e de todos. Ter um momento para mim.
É importante treinar sozinho, pois no dia da prova, ficamos mais confiantes do que podemos e o ritmo que manteremos sem sermos influenciados por outras pessoas – se esforçando demais, ou num ritmo muito leve, por exemplo.
Correr em grupo acho uma delícia, é divertido e muitas vezes o gás que precisamos para acordar super cedo e ir treinar. Ter alguém com você motiva muito.
Treinar com amigos também nos faz ir além, quantas vezes eu fiquei cansada e até queria diminuir, mas estava treinando com a Mari e quis manter o ritmo? Isso ajudou muito na confiança de que podia um pouco mais do que estava treinando.
Sozinho ou em grupo, o bom é equilibrar as duas formas, sozinho você melhora a qualidade dos seus treinos e suas metas individuais, em grupo, aproveita para se manter mais motivado em treinos mais cansativos, como longões.
Eu gosto de equilibrar as duas formas e acho importante andarem juntas. Os treinos sozinha me ajudam a ser mais específica e melhorar coisas que considero deficientes em mim. Mostram também que quero correr, que faço ali o que estou com vontade. Já quando corro com alguém aproveito para trocar experiências e me motivar. Também prestar atenção no que a pessoa faz de melhor para ver se faz sentido para mim.
E para fechar um trecho que gostei muito:
“Muitos corredores correm sozinhos… por necessidade… Isto é bom. Outros correm sozinhos porque eles preferem que seja assim. A corrida lhes dá a chance de estar com seus pensamentos, oferecer um oásis de paz e solidão na vida agitada. Outros anseiam pela companhia e conversa em grupo. Para eles, correr é melhor com uma experiência compartilhada, e correndo com os outros ajuda a motivá-los… e sim, você adivinhou: isto também é bom. Correr sozinho. Correr com os outros. Esta tudo bem.”
Steve Remy
E você? Prefere correr sozinho ou em grupo?