Dicas

Onde correr: Rio de Janeiro (Parte 1)

Correndo_no_rio_DestaqueContinua lindo!

Se você acompanha o blog desde o início ou nos segue nas redes sociais (Instagram e Facebook) deve ter percebido que moramos em São Paulo, exceto a Bruna que atualmente mora em Rio Verde – Goiás. Por esse motivo, às vezes (pouquíssimas vezes rsrs) focamos algumas dicas em Sampa.

No post da Etapa Primavera, comentei que meu marido é carioca e por isso vou muito ao Rio aka Errejota (quer dizer IA, porque esse ano a vida de brasileira batalhadora não permitiu muito). E como dessa vez fui para ficar uns 10 dias, aproveitei a oportunidade e corri em alguns lugares para dar dicas para as turixxtas como eu. Tudo pelo CM, imagine o sacrifício absurdo que foi! hahah #invejadascariocas.
Não é porque você está em outra cidade, que não vai aproveitar aquela maravilha de lugar pra dar uma corridinha, né? =P

LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Localização: Zona Sul

Extensão da pista: 7,38 km (ida)

Estacionamento: 1.750 vagas divididas em 3 estacionamentos (R$ 2,00 o período de 2 horas)

Corrida_Rio_Lagoa1Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo ao fundo

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos melhores e mais lindos lugares para correr dentro da cidade. Possui pista compartilhada sinalizada (corrida, caminhada e bicicleta), com marcações de 100 em 100 metros. Em um determinado trecho (lado Ipanema) dá para fazer tiros de 1k.

CorridaRio_Lagoa2Compartilhando a pista com o ciclista | Detalhe da Sinalização

Durante a semana é tranquilo e uma delícia de correr, e apesar da vista linda ao redor, deve-se prestar atenção, pois como disse anteriormente, a pista é compartilhada. Já aos domingos é muito bom para passear e no máximo fazer uma caminhada, porque o local fica (bem) mais cheio.

CorridaRio_Lagoa3
Foto tirada em um domingo às 17h

O entorno da Lagoa (204 mil m2) é o maior centro gastronômico ao ar livre da América Latina e conta com 25 quiosques. Você pode correr e depois comer (ops! comidinhas saudáveis, claro =P) ou pegar um cineminha no Espaço Lagoon.
Uma coisa que me deixou um pouco incomodada é a falta de banheiros públicos pelo percurso. Terminei a corrida um pouco apertada e o próximo dabliucê que encontrei foi no posto de gasolina, que pra chegar até lá tinha que atravessar a rua “voaaaaada”! Acabei desistindo…

Dica: assista ao pôr-do-sol <3

Avaliação: regua_avaliacao_4_laranja  (tirei 1 coração por causa da falta de banheiro e lixinhos pelo caminho) =P

 

PRAIA DE BOTAFOGO – URCA

Localização: Zona Sul

Extensão da pista: cerca de 7k (ida/dependendo do caminho)

CorridaRio_Urca
Mureta da Urca com vista para a praia do Flamengo em um dia nublado

Você pode optar correr só a praia de Botafogo (uns 800 metros), ou ir mais adiante, descendo pela Av. Pasteur (a pista fica no canteiro central), dar ‘tchau!’ pro bondinho (#soudessas) e continuar na Pista Cláudio Coutinho (conhecido como Caminho do Bem-te-Vi), na Praia Vermelha.

A Pista Cláudio Coutinho, cujo funcionamento diário são das 6h às 18h (dentro da Área Militar), possui 1,25k de extensão em asfalto, com marcações de 50 em 50 metros (algumas apagadas). Você simplesmente corre entre o morro da Urca e o mar. *_*

CorrendoRio_Urca2
Calçada da praia Vermelha | Pista da Av. Pasteur

No final da pista, você pode escolher fazer trilha (somente com guia), que dá acesso à escalada no Pão de Açúcar ou seguir para a R. Ramon Franco, que dá acesso ao bairro da Urca (lugar preferido do marido no Rio de Janeiro).

O local é MUITO LEGAL, pois além de curtir um bairro histórico, você tem outra visão do Rio (não só praia, praia, praia…), que vai desde o estilo de vida dos moradores do bairro, as casas, à imagem espetacular da Baía de Guanabara, com os “barquinhos” na baía e no Iate Clube e a Ponte Rio-Niterói ao fundo. Esse trecho é para caminhada e COM CUIDADO, pois infelizmente a rua está cheia de buracos. Rolou esforço para desviar deles!

CorridaRio_urca3
Olha o buraco!

Dica 1: dar um ‘tchau!’ pro Roberto Carlos, quando passar pelo prédio dele.

Dica 2: Ir ao ‘Bar Urca‘ para jacar feliz! Kkkkkkkkkkkk =P #merecimentos #avacalhação

Avaliação:  regua_avaliacao_4_laranja (tirei 1 coraçãozinho por causa dos buracos no trecho final)

 

ESTRADA DAS PAINEIRAS/PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

Localização: Parque Nacional da Tijuca

Extensão: cerca de 8k (ida)

Horário de Visitação: todos os dias, das 8h às 17h (até 18h, no horário de verão).

Acesso: muitos sobem  a partir do Jardim Botânico, aproveitando para visitar a Vista Chinesa,  Mesa do Imperador e as cachoeiras do ‘Quebra e Box’  que ficam no caminho (utilizando a estr. Dona Castorina, que começa no Jardim Botânico).

Maiores Informações: http://www.corcovado.org.br/index.php

CorridaRio_Florestadatijuca
Estradinha do Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca, localizado na Floresta da Tijuca, considerada a maior floresta urbana do mundo plantada pelo homem, possui 3.953 hectares de área e corresponde a cerca de 3,5% da área do município do Rio de Janeiro. Atualmente recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano, através do turismo, prática de esportes ou simples passeio. É lá que está o maior símbolo da cidade, a estátua do Cristo Redentor (eleito em 2007 uma das sete novas maravilhas do mundo). Lá estão também a Pedra da Gávea, Vista Chinesa, Capela Mayrink, Cascatinha Taunay, Mesa do Imperador, e diversos outros pontos. É um percurso muito apreciado por maratonistas, que eu fiz…DE CARRO! hahahah #sinceridades 

CorridaRio_FlorestaTijuca3
Cascatinha Taunay | Bica (o banheiro fica lá atrás) | Pau Brasil

Sério, para subir aquela estrada correndo precisa de MUITO PREPARO FÍSICO! Nessa minha viagem fiz este caminho 3 vezes, todas elas ‘turistando’, e claro, para o Corre Mulherada rs. Muitas pessoas fazem trilhas, que são classificadas por nível de dificuldade. Tenho um sonho de correr lá um dia, mas antes preciso treinar MUITO elevação e resistência muscular, porque são sinistras! Claro que depois você é “compensado” com descidas, contato com a natureza e aquela vista espetacular!

 

CorrendoRio_FlorestaTijuca
Vista Chinesa que não deu para ver nada (deixo pra levar a câmera justo no dia que está nublado) | Tucano | Placa sinalizadora

Dica 1: Aprecie a natureza! Existem cachoeiras pelo caminho (algumas liberadas para banho). No meio das árvores você vê um monte de micos, tucanos (achamos 2!) e diversos outros pássaros.

Dica 2: Como todo percurso que possui trilhas, preste muita atenção ao seu redor. Infelizmente, neste caso, o local não é 100% seguro. Por isso, evite ir sozinha e com objetos de valor para não chamar atenção.

Dica 3: Aproveite TODOS os pontos, dependendo de onde estiver pare na Vista Chinesa (o coreto está em reforma, mas ainda dá pra se maravilhar com uma das vistas mais bonitas da cidade) e Cascatinha <3

 

Avaliação: regua_avaliacao_4_laranja (tirei 1 coração, por não ser um local 100% seguro)

 

Estes são somente alguns dos diversos lugares que o Rio oferece para a prática do nosso esporte favorito.
Aconselho ir durante o dia, com o mínimo de ‘apetrechos’, pois isso vai te proporcionar uma corrida tranquila e segura. Isso se estende a todos os lugares DO MUNDO.
Se você não conhece muito bem o local, vá acompanhada!

No próximo post  “Correndo no Rio“, falarei  sobre as praias. 🙂

12 Comentários

  • Esse post é pra matar a mulherada! Murri de vontade de correr lá, é tudo muito lindo…Ótimas dicas, amei!

    • Lindo demais, Bru!
      Você corre que nem sente. Na Lagoa, fiz os quase 8k em dois tempos.
      Nem acreditei! kkkkkkk

      Beijos

  • Dica para banheiro da Lagoa, como infelizmente não possui uma estrutura, eu uso o do cinema do Lagoon 🙂

    • Sheila
      O Espaço Lagoon é ótimo mesmo! 😉
      Mas só lá mesmo para usar o banheiro. kkkkkk

      Beijos!

  • O Rio tem vários lugares excelentes pra correr mesmo. O chato da Paineiras é que é perigoso. Qualquer lugar do tipo, com trilhas, aqui no Rio tá meio difícil de encarar. Mas temos a Lagoa,a Quinta, o Aterro, as praias da Barra e Recreio. Agora temos na Zona Norte o Parque de Madureira também, que é ótimo e vai ser quase triplicado. 😀

    • Carol
      Ótimas dicas!
      Quando voltar ao Rio no final do ano, quero conhecer vários outros lugares que não tive tempo de ir (aceito sugestões hehehe) 😀
      Infelizmente, em todo o Brasil, é complicado fazer trilhas.
      O que ‘pega’ mesmo é a questão de segurança, coisa que não deveria mais acontecer nos tempos atuais.

      Beijos!

  • Gostei muito da matéria! sou carioca e amo minah cidade! É uma inspiração!!!! treino todos os dias em uma assessoria na praia, e faço muitas trilhas e escaladas pelo Rio! Adoro!!!

    • Oi Joyce, sou do Rio,gosto de correr e estou super afim de fazer trilhas mas não consigo CIA.poderia quem sabe participar de alguma com seu grupo..? bj

  • Oi Erica,

    estou planejando uma corrida no Rio passando pelas Paineras e chegando ao Corcovado (parte de um desafio para angariar fundos para pesquisa contra o câncer). Como estou fora do Rio há quase 13 anos, decidi dar uma olhada em como esta a segurança nessa area e acabei parando no blog de vocês (por sinal, gostei muito. Parabéns!) Como o post é de 2013, gostaria de saber se você notou alguma mudança desde então. Está mais seguro correr por lá?
    Esse aqui é meu planejamento inicial: http://www.mapmyrun.com/routes/edit/783326565/
    Alguns amigos vão correr parte do percurso comigo mas nenhum se voluntariou para a subida…

  • Meninas, bom dia.

    Gostaria de companhia para continuar correndo… Alguma sugestão de grupos independentes que unem pra correr?

Deixe um comentário