Todas nós aqui sabemos o quanto corrida é viciante, e atualmente o número de adeptos do esporte vem crescendo muito. Já falamos aqui no blog dos exames necessários para quem pretende praticar o esporte e de várias dicas para melhorar o desempenho nos treinos. Hoje vamos falar de alguns cuidados relacionados à corrida e às famosas lesões que, segundo ortopedistas e fisioterapeutas, são muito comuns em atletas que praticam essa atividade física sem estarem nas condições físicas ideais.
Alguns dos fatores que influenciam as lesões são: obesidade, excesso de treinamento, vestimenta errada, pistas irregulares, ruas esburacadas e método de treinamento inadequado. É muito comum a gente se empolgar com a nossa evolução, e em pouco tempo já achamos que estamos prontas para avançar alguns quilômetros hoje, outros quilômetros amanhã, e sem uma orientação rigorosa isso pode arruinar nossos treinos. O processo da corrida é longo, e paciência e disciplina devem ser nossas aliadas durante os treinos, portanto vamos com calma, ninguém é de ferro e temos tempo suficiente para alcançarmos belos tempos nos muitos quilômetros que estão por vir. 😉
A partir de dados extraídos da revista digital Mais Equilíbrio do site Terra, fiz uma listinha de lesões comuns que podem surgir se não estivermos nas condições básicas necessárias para um bom desempenho nos treinos:
Fascite plantar: inflamação da fáscia plantar (tecido fibroso que liga o calcanhar aos dedos). Causas: pisar forte com o calcanhar, correr em superfícies duras e tênis inadequado.
Canelite: inflamação dos tendões e músculos ao redor da tíbia ou do tecido que a recobre. Causas: correr em solo irregular, aumentar a distância do percurso desordenadamente, pisar com o pé voltado para dentro (pronação) durante a corrida.
Metatarsalgia: inflamação dos tendões que ligam o músculo a estrutura óssea, na área superior do pé. Causas: tênis inadequado, pronação excessiva, treinamento excessivo.
Condromalacia: corrosão da rótula e sua cartilagem inferior. Causas: pronação excessiva do joelho causando acomodação imprópria da rotula, músculo quadríceps fraco ou com lesão.
Fraturas por estresse: microfraturas nas extremidades inferiores do perônio e tíbia (ossos da perna) metatarsos e fêmur. Causas: treinamento excessivo, percursos longos, rigidez nos tendões.
Tendinite de Aquiles: inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao pé atrás do calcanhar. Causas: treinamento intensivo, percursos longos, tênis impróprio, pernas arqueadas e rigidez muscular.
Instabilidade ligamentar do joelho: lesões dos ligamentos adjacentes do joelho. Causas: pisar errado em terreno irregular, distensões e deformidades nos pés.
Joanete: protuberância óssea na parte externa do dedão do pé indicando inflamação local. Causas: herança genética, pronação excessiva, sapatos apertados.
Entorses de tornozelo: ruptura total ou parcial dos ligamentos ou ainda hiper extensão dos ligamentos externos. Causas: solo irregular ,tênis inadequado e mal calçado,desequilíbro muscular.
Podemos tomar algumas atitudes preventivas para evitar estas lesões, como: usar tênis adequado e compatível ao esporte, usar roupas leves, ter uma alimentação balanceada, passar por uma avaliação física e ortopédica, correr em locais onde o terreno esteja liso e sem obstáculos, treinar de acordo com nossa atual capacidade física, fortalecer a musculatura caso ocorra um desequilibro muscular e fazer aquecimento prévio com alongamentos antes e depois de treinar. Aqui no blog a gente sempre está batendo na tecla de seguir rigorosamente estas dicas, mas dada a extrema importância que elas têm, nunca é demais repetir. Assim, você já começa a treinar evitando as lesões.
Estou manca há 15 dias. Desde que inventei correr a vênus depois da mudança. Cheguei da corrida e fui organizar minha casa, no domingo, em casa, devo ter andado mais 5k. Resultado: na segunda-feira não conseguia colocar o pé no chão. 15 dias de dores, sem correr e sem malhar. Resolvi correr o corujão porque nesse sábado estava melhor. Resultado: domingão sem conseguir andar. NUNCA MAIS!!! Só consegui andar hoje porque tomei um remédio bacana contra a dor. Espero amanhã estar melhor, pelo menos para malhar.
Beijocas
Poxa, Ju! Espero que você já esteja boa da pequena lesão, se machucar é um saco, porque depois temos que começar tudo de novo =( … Melhoras pra você, porque tô doida pra gente correr juntas em agosto =)
Super beijo!
Adorei a assinatura! haha
AHAHAHAHAHA 😉
Putzzzz, nem me fale de lesão.
É um SACO quando você começa a correr e aquela dor chata começa a aparecer. Fora que passar cataflan ou calminex virou rotina na minha vida 🙁
E Anni, suas assinaturas são as melhores! hahahahahaha
Que droga Érica, achei que já tinha sarado =( … Cara eu tô assim com meu joelho, no frio ele já dava uma arriada por natureza. Mas ando sentindo ele com freqüência tô pensando em procurar um médico pra checar isso… Pra ajudar eu bati ele na quina da minha cama =O… Mas oremos para que não seja nada, rs
Tks pela assinatura, rs
Em primeiro lugar parabenizar pelo belo blog, é isso ae as mulheres correndo para saúde. Bom
Estava navegando pela internet e encontrei o seu blog com dicas de corrida. Gostaria de dar os parabéns, pois o blog é realmente muito interessante. Muitas dicas legais e inspiradoras em seu blog. Tenho certeza que ele faz muito sucesso.
Também tenho um blog sobre corrida. O meu blog é novo, mas a audiência dele vem crescendo a cada semana.
Acesse ele aqui: http://corridaderua.blog.br/
Tambem estou me recuperando de uma lesao na virilha ja 15 dias sem fazer nenhum exercicio 🙁 está duro …Também quero parabenizar pelo blog que sigo a algum tempo e adoro e aproveito tdas dicas /