DicasInspiração

Coisas que nos fazem desistir de correr (e o que fazer para que você não desista)

Ultimamente ouve-se muito falar sobre corrida. Provavelmente você já deve ter ouvido que a fulana (aquela sua conhecida), começou a correr. Fotos das provas enchem a timeline no Facebook ou Instagram, revistas sobre o assunto que agora ocupam lugar de destaque nas bancas, lojas do segmento inaugurando nos shoppings, vira e mexe aparece aquela matéria dizendo que corrida emagrece (e você quer emagrecer!), aquela blogueira que você segue postando looks de corrida…, parece que tudo te leva em direção à corrida. Daí você pega o seu tênis, começa a correr, cabelos ao vento, sensação de liberdade, e de repente, a perna começa a doer, o fôlego se esvai e você, decepcionada com seu desempenho, acha que não serve para esse esporte.

Desanimo Corrida

Parece blábláblá whiskas sachê tudo o que descrevi até agora, mas acredite, já passei por isso e conheço MUITA, mas MUITA gente que ao conversar comigo, disse que não levou o esporte adiante por esses motivos. Por isso, refletindo sobre tudo isso, decidi listar algumas coisinhas que nos fazem desistir de correr – seguido de dicas que vão ajudá-la a vencer essas idéais. RÁ! 😀

Falta de Fôlego: pra mim é uma das maiores dificuldades que tive no início e é o que mais ouço as pessoas reclamarem. Acredite, é NORMAL você sentir falta de fôlego quando começa a correr. O segredo é: treino, treino, treino, e descobrir um ritmo confortável para você. Não adianta ir com sede demais ao pote ou achar que está numa prova de atletismo. Comece com uma caminhada rápida e vá evoluindo aos poucos. Com ajuda do seu médico, descubra a sua FCM (Frequência Cardíaca Máxima), ou seja, o número máximo de batimentos que o coração pode atingir em 1 minuto de exercício. Tenha em mente uma coisa: respeite os limites do seu coração! Tem um post sobre o assunto AQUI.

Lesão: tem alguma lesão e está com medo de correr? ou Começou a correr e sofreu alguma lesão? Isso acontece, e não adianta se desesperar, pois todos corremos esse risco. Vou confessar uma coisa: estou tratando uma lesão (não entrarei em detalhes aqui, farei post sobre o assunto mais pra frente), mas com os cuidados necessários determinados pelo meu médico, continuo correndo. Não do jeito e na frequência que gostaria, mas com parcimônia. Se você também faz parte desse grupo, não desanime e negocie com seu médico a melhor maneira de contornar essa situação. Lembre-se: melhor ir devagarzinho, do que não poder correr nunca mais. Recomendo a leitura DESSE POST.

Dores: se você não possui nenhuma lesão, está OK para correr, e sente dores nas pernas, pés ou costas, seu problema pode estar na postura. Por experiência própria, quando aumentava a velocidade e acabava ficando meio torta, era “batata”: sentia fortes dores nas costas e claro, nas pernas. Um bom alongamento após a corrida é super importante!

Se esse é o seu caso, recomendo o post  Qual o jeito certo de correr,  e essas dicas para os pés.

Frio/Calor/Chuva: depende do ponto de vista. Eu adoro correr no frio, mas sofro no calor. Com a loucura que anda nosso clima, o jeito é “se virar nos 30” para correr e não usar esse fator como desculpa. Dependendo do caso, se puder, corra na esteira, com os cuidados devidos: hidratação, proteção solar e roupa adequada. Escrevi um post sobre escolha da roupa AQUI e sobre proteção solar AQUI.

Estresse: não preciso falar muita coisa, estresse é uma desculpa para correr. Sério! Quando estou estressada e corro, o dia fica melhor! <3

Falta de tempo: quem não anda numa correria danada? Trabalho, relacionamentos, escola/faculdade/cursos, filhos…se te falta tempo (portanto desculpa perfeita para não correr), saiba que você faz parte da grande maioria da população urbana. O Corre Mulherada é escrito por mulheres que também vivem na correria do dia a dia. Duas que fazem parte da equipe (a Ju Ferrer e a Mari Frioli), além de serem esposas e trabalhadoras, também são mães de bebês ♥ (lindos!!!!!).

Preguiça: sem entrar em maiores detalhes, como a cama quentinha naquele domingo de manhã frio e chuvoso, ou o aconchego do seu/meu sofá, aqui o que reina mesmo é a FORÇA DE VONTADE. Uma tática que uso (sou dessas que AMA dormir quando tenho tempo livre e tenho tendências à procrastinação) é pensar com toda a vontade no objetivo final. FOCO é a palavra que mais se enquadra nesse caso. Nem que você cole alguma foto sua antiga que você está incrível ou fotos de inspiração na geladeira ou quarto, mas faça alguma coisa para vencer a preguiça. Funciona!

Desânimo: o conselho é o mesmo dado no caso de preguiça, porém com um plus: lembre-se que a maior beneficiada é VOCÊ e VOCÊ MERECE se dar esse tempo. Como o início de uma dieta, começar a correr não vai ser aquelas mil maravilhas. Às vezes, você pode se surpreender e adorar logo no início, e isso é ótimo! Mas caso você seja como eu, a dica é: estabeleça uma rotina. Nem que seja 30 minutinhos, até seu corpo PEDIR para correr. Sério, ele PEDE! Daí quando você chegar a esse nível, é só continuar! Tenha em mente uma META e corra atrás dela!

Comparação: vamos supor que você tenha começado a correr com aquela sua amiga (também ex-sedentária), ou corre com aquela amiga atlética que te incentivou a ir com ela, ou você é a amiga que começou a correr há mais tempo e a outra que você convidou bem depois, corre mais do que você. Evite a todo custo fazer comparações. Cada uma de nós temos um tipo físico, desempenho, capacidade de recuperação, enfim, ninguém é igual. Se ela conseguiu evoluir mais rapidamente e você não, tenha paciência e mais uma vez, respeite os limites do seu corpo. Uma hora você chega lá, o importante é não desistir!

Depois de tudo isso, minha dica final é:

seja_mais_forte_do_que_sua_desculpa

E ler esses posts inspiradores: Mari Aline Bruna.

 

15 Comentários

  • Amei o post. Arranjar uma desculpa é o caminho mais fácil pra não correr, mas somos mais fortes, né? 😀 Eu todo dia acordo com a maior preguiça, mas lembro das minhas metas e coloco a roupa e vou pra academia. Aliás, ter um objetivo é ótimo pra ser forte quando você pensar em arranjar uma desculpa, o meu objetivo atual é emagrecer e fazer 5k em 25 minutos, então todo dia penso nisso e fico focada nos treinos de corrida e na dieta. 😀

    E eu li a parte de comparação e acho que acabei desanimando algumas meninas :/, mas além do que você falou de ninguém ser igual a ninguém (está certíssima), acho que cada pessoa também se dedica de formas diferentes, umas treinam mais, outras só correm no final de semana, isso também influencia muito. 😉 Mas acima de tudo o importante é se divertir e principalmente, correr com prazer. Quando eu tenho que ir na academia só por obrigação (dia de musculação, rs) é mais difícil sair debaixo do cobertor e ir, mas arranjar algo que incentive ajuda muito (no meu caso eu penso: oba vou correr 2km no meu máximo pra aquecer).

    E essa frase do final do post é meu mantra. 😀

    • Mari, obrigada! 😀
      Você me incentiva horrores, não faz idéia disso. Principalmente no que diz respeito à disciplina, pq vejo que você se dedica de coração e está superando suas próprias metas, justamente por causa dos treinamentos constantes. Não coloquei sobre isso pra destacar aquelas pessoas que treinam juntas ou treinam direitinho, mas não conseguem ter o mesmo desempenho. Não acho que você tenha desanimado ninguém, só que tem sido um exemplo que se você tiver uma meta fixa e trabalhar pra isso, você consegue. Eu vejo assim! 😀

      Beijo!

  • Comecei correr há pouco tempo e ainda estou só na esteira. Já consigo correr 15 minutos direto. Venho sentindo dores nas pernas (do joelho para baixo) e elas ficam um pouco inchadas depois. Acho que stou com problema de circulação. Como vou viajar na semana que vem e só volto 24 de junho, vou procurar um médico cardiovascular na volta!
    Não quero deixar de correr de jeito nenhum!

    • Regina, está certíssima em procurar um médico.
      Enquanto isso, não força muito na corrida pra não sobrecarregar suas pernas.
      Vai caminhando sem forçar e quando você receber o OK do médico, aí sim você pode procurar um treinamento para o seu perfil 🙂
      Caminhar significa que você está se mexendo, o que é o mais importante! 😀
      Beijo!

  • Muito bom o seu post!!! Acho que no meu caso, o não conseguir correr estava mais na minha cabeça do que nas condições, mesmo.
    Depois que coloquei algumas metas e vi que era uma disputa minha comigo mesma, derrubei algumas barreiras que eu colocava e comecei a correr.
    To indo aos poucos. Hoje faço 5k em 32 min. Sei que posso fazer melhor, mas sei que hj faço melhor que ontem e isso já me dá uma força de vontade enorme de fazer melhor amanhã! 😉

    • Leticia, é uma luta constante sua consigo mesma.
      A vida é assim! Vai da escolha que você faz, é o que diz a frase “Seja mais forte do que sua melhor desculpa”. 😉
      Você está indo SUPER BEM no seu tempo!
      Tenho certeza que com essa determinação você vai bem longe!
      Parabéns! 😀

    • Leticia, também achei que você está super bem no seu tempo. Eu estou tentando baixar para os 35 minutos :p

      Beijocas

  • Oi gurias. Adorei o post. Aliás, estou adorando o blog. Eu ainda não comecei a correr, mas já comecei a fazer academia algumas vezes na vida, a caminhar algumas vezes também e sempre desisto antes de completar o primeiro mês, ou até na primeira semana. Já dei todas essas desculpas e mais algumas outras. Estou cansada de procrastinar, da preguiça e, bem, da minha aparência por conta desse meu comportamento. Sempre achei lindo aqueles personagens dos filmes e séries que assisto correndo e sendo felizes por isso e sempre os admirei e queria ser como eles.

    Daí comecei a ver muita gente falando sobre correr, amigos meus começando a correr e uma até começou a competir de brincadeira. Pensei: ué, se eles, que são gente comum como eu podem, porque eu não posso? Bem, pensar é uma coisa, começar a fazer é outra. Preciso superar a fase da vontade e começar a ter força de vontade. E hoje entrei aqui e fiquei super estimulada para começar. Até baixei alguns aplicativos para começar um treino e já vou marcar meus exames para começar. Mas já vou sair pra rua e pelo menos caminhar antes dos exames ficarem prontos. Tenho que começar de algum lugar. E quero muito chegar no ponto de meu corpo pedir pra correr :p

    Minha rotina é beeeeeem corrida, por isso o horário que encontrei pra fazer isso é 11 da noite, depois de uma manha na faculdade e trabalho até as 10:30 da noite, sem quase nada de intervalo (os intervalos são em meios de transporte público colocando a leitura em dia).

    Enfim gurias, já escrevi uma bíblia aqui, mas queria finalizar dizendo que vocês me inspiraram e me estimularam a começar finalmente a correr e praticar alguma atividade física. Muito obrigada mesmo.

    • Daniela
      Que bom que de certa forma inspiramos você!
      E olha…isso que você está passando é bastante comum, viu?
      São raras as pessoas que começaram com tudo na corrida. Até hoje a vontade de ficar em casa e deixar para o outro dia é bem grande. Sempre digo que correr é o de menos, o maior desafio é ultrapassar a linha da porta. Você está certíssima em primeiro fazer os exames e ver se está tudo certinho e mais ainda em querer caminhar até tudo ficar pronto 🙂
      Só tome cuidado com o horário que você vai treinar. É treino na academia ou na rua? Vai acompanhada?
      Infelizmente não podemos confiar na segurança e depois que escurece, mesmo estando acompanhada, é melhor se precaver. Não teria condições de acordar mais cedo? Sei que rotina faculdade e trabalho cansa, eu mesma passei por isso até ano passado e estava na correria do TCC.
      De qualquer forma, tome cuidado e veja como adaptar seus horários!
      Boa sorte!

      Beijos

  • sempre gostei de corrida,mas agora;lendo sua pagina me senti motivada,vou pegar sua planilha para iniciante e vamos lá

Deixe um comentário