Olá mulherada!
Conversamos com o fisioterapeuta desportivo Leandro Torres sobre a famosa canelite. A canelite é uma das inflamações que mais ocorrem em corredores e ele nos explicou tudo sobre ela. 😉
O que é a Canelite?
A canelite – Síndrome do Stress Tibial – é uma inflamação do tecido que recobre o osso (periósteo) da canela, e é popularmente conhecida como “Canelite”.
Existem dois locais mais comuns para a “canelite”. A região de dentro da canela (Síndrome do Stress Tibial Medial), e a região da frente da canela (Síndrome do Stress Tibial Anterior).
Os músculos são fixados na superfície do osso e cada vez que o músculo faz uma contração para controlar um movimento ou quando se alonga em excesso, acontece uma tração do periósteo (uma membrana que envolve por completo o osso). Acontecendo essa tração repetidamente, ocorre uma inflamação desse tecido.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da “canelite” na fase inicial é a sensação de ardor na região dos músculos acometidos e dor na região de dentro da tíbia durante a prática da corrida, melhorando ao repouso. Não sendo tratado, pode evoluir com dor durante a corrida e piorando após as atividades (quando o corpo esfria), podendo se manter por horas após a atividade, além de inchaço no local.
Como é causada?
A Síndrome do Stress Tibial Medial, é causada pelo desabamento do pé durante o movimento (pronação excessiva). O desabamento do pé durante a corrida tem vários fatores: fraqueza do músculo tibial posterior; desalinhamento do membro inferior (valgismo dinâmico) durante a corrida, devido à fraqueza de grupo muscular situado no quadril; tipo de pé; tipo de pisada; tipo de calçado, entre outros.
Já a Síndrome do Stress Tibial Anterior acontece devido ao tracionamento do músculo tibial anterior, o músculo da frente da perna. O uso constante e repetitivo desse músculo, tipo de pisada, amplitude de movimento reduzida do tornozelo, serão os principais fatores dessa lesão.
Qual o tratamento?
Se sente essas dores, procure um fisioterapeuta desportivo, para que ele possa realizar uma avaliação funcional para saber a causa da lesão e trata-la, e se não sentem, procurem mesmo assim, afinal, prevenir é melhor que remediar. Se não devidamente tratada, a “canelite” pode se tornar uma Fratura por Stress. Portanto, não deixe pra depois.
Como evitar?
Faça alongamentos, fortaleça as pernas e não deixe de procurar um fisioterapeuta desportivo.
Oi Mari, ótimo post! Já tive esse probleminha chato, procurei um especialista e hoje não tenho tantos problemas com a canelite, quando o treino é puxado sinto um pouco, mas hoje estou bem melhor. Troquei o tênis, uso canelito, gelo após a corrida e tento melhorar minha pisada. Um beijo!
Legal o artigo! Dificil encontrar coisa na internet sobre a medial, já tive muito ela e de vez em quando volta a aparecer… Tenho o pé chato, não sei se isso facilita o aparecimento e é super difícil de alongar esse músculo, não tem muitos movimentos que a gente consegue alongar ele isoladamente… Bjos