Oies! Estou de volta, ainda na loucura com um pai e uma filha mais velha de férias em casa (falta pouco!!) e uma recém nascida que vive pendurada nos meus peitos (oi, livre demanda) e mama como se não houvesse amanhã, mas as coisas estão entrando nos eixos.
Para as leitoras que ainda não são mães, puerpério (sendo bem sucinta) é o período compreendido entre o parto até 6 ou 8 semanas pós parto. Praticamente o período da quarentena ou “dieta” (como sua avó costuma chamar).
Eu infelizmente tive que fazer uma cesárea dessa vez e confesso que fiquei muito chateada por isso. Juntou com a reação da Rafaela ao receber em casa uma mãe que não a pegava no colo + uma bebê para dividir a atenção e eu pirei, ou melhor quaaaase pirei. Saí do hospital na sexta-feira e passei 4 fucking dias chorosa. A cada birra da Rafaela eu chorava, a cada dor que eu sentia ao pisar no chão por causa da cesárea, eu chorava. O que me deixava ainda mais puta é que sou mega tolerante à dor, mas a da cesárea me derrubou fortemente (acho que mais no emocional do que no físico).
Na terça seguinte fui levar a caçula ao pediatra e tinha consulta com o obstetra. O pediatra mandou dar banho de sol na Rebeca todos os dias, o obstetra liberou caminhadas leves (elíptico e bicicleta também), juntou tudo isso com maridôncio em casa, lá fui eu obrigada a sair todos os dias de casa. E foi ótimo! Passei a me exercitar todos os dias, caminhando na esteira, na área livre do prédio, ou levando a Rafaela ao parquinho com os banhos de sol e cabou-se crise de choro (essas crises de choro são conhecidas também como Baby Blues e costumam aparecer entre o 3º e 5º dia pós parto, desaparecendo espontaneamente. Se persistirem, precisa ficar de olho para não virar uma depressão pós parto).
Além de caminhar, aproveitei os dias de calorão para levar a Rafaela na piscina. Íamos eu, ela e Rebeca no carrinho. A mulherada do condomínio ficou espantada de me ver na rua com uma nenê tão pequena, isso aconteceu quando Rebeca tinha 10 dias. Na época da Rafaela eu não faria isso, mas dessa vez era isso ou ficar em casa pirando. E tudo isso me fez tão bem que quando eu comentava que era uma cesárea e que só havia passado 10 dias, as pessoas ficavam impressionadas. Todos comentavam quão bem eu estava e acho que isso ajudou a melhorar meu emocional e as dores.
Rebeca agora está com 23 dias de nascida, não sinto mais nenhuma dor, a cabeça está totalmente no lugar e estou esperando ansiosamente o obstetra me liberar para treinar “que nem gente grande”. Tudo bem que ainda não sei como irei conciliar a bebê com os treinos (as esteiras do prédio estão um lixo), mas logo acharei uma solução para isso.
Para quem está para parir ou conhece alguém que vai parir (ou pariu recentemente), #ficadica: saia de casa. Dê uma voltinha na rua, tome sol (que ajuda a liberar a vitamina D e dar aquela melhorada no humor) e converse com as pessoas. Isso vai ajudar a melhorar o ânimo e ter pique para as noites insones e para esse período que tende a ser tão solitário. Para quem tem medo do nenê pegar alguma doença, saiba que crianças que recebem 100% de leite materno possuem a imunidade da mãe e ainda assim, se der medo, dê uma voltinha de meia hora e não deixe ninguém pegar no seu bebê. Pronto, tudo resolvido! Mas não esqueça de consultar seu obstetra antes de iniciar a atividade física pós parto.
tô doida pra ver você voltar a treinar, com todo esse sangue nos zóio que você tá!
Só vi o comentário agora! 🙁
Tô doida para pegar meu treino nas mãos! Uhuuuuu
Adorei sua dica. Estou com 39 semanas esperando meu príncipe chegar. Espero conseguir o PN pq tbm tenho uma filha mais velha, com 2 aninhos. Ela veio de PN com 38 semanas.
Van, e aí conseguiu o PN? Aiai, PN é tão lindo!!! Beijocas
Meu bebê tem 9 meses e sei exatamente o que é esse começo pôs cesárea. Tbm fiz uma cesárea contra a vontade e achei que fosse pirar. Com 30 dias voltei aos treinos com trotes com ritmo de 6′ a 6:30′. Hj estou melhor do que era antes da gravidez, batendo meia próprios recordes e treinando bastante para a Maratona do Rio. E o mais legal disso tudo, amamentei exclusivo por 6 meses e amamento até hoje. Realmente uma gravidez melhora muito a performance da corredora. Meu objetivo é sub 40 nos 10 km até o fim do ano
Lilian, minha filha!!! Se eu tivesse voltado com trote nesse ritmo estaria feliz. Você está de parabéns pela força de vontade e evolução.
Quanto à cesárea, parei de pensar, mas quando falo sobre isso ainda choro. Todo mundo acha que sou louca e ninguém tenta entender o quão lindo um PN é.
beijocas