O Nike Training Club é um dos apps mais populares para treinar em casa (Divulgação/Nike)
Já falamos aqui no blog sobre o NikeWomen Victory Tour e uma das coisas que mais chamou a atenção é que um dos critérios de seleção das participantes, tanto da meia maratona, como do treino de fortalecimento, será o uso regular de dois aplicativos da marca: o Nike+ Running (de corrida) e o Nike Training Club (de exercícios).
Mas será que treinar com o auxílio de apps funciona mesmo? Dá para evoluir e tudo mais?
A verdade é que não tem resposta certa, mulherada! Os aplicativos têm suas vantagens e desvantagens, e é preciso levar em consideração alguns fatores antes de declarar seu amor (ou ódio, hehehe…) à tecnologia. 😉
Aplicativos de corrida
Existe inúmeras opções de apps de corrida para você baixar e experimentar. Alguns são totalmente gratuitos, enquanto outros apresentam uma versão paga mais completa. Já falamos aqui no blog sobre Nike+ Running, RunKeeper, MiCoach, Endomondo, Sports Tracker, My Asics e Runtastic (leia mais aqui). E ainda tem muitos outros!
Sempre que alguém me fala que quer começar a correr, mas não quer investir de cara em uma assessoria ou personal, sugiro experimentar um desses aplicativos. A maioria traz programas de treinamento para iniciantes e envia alertas para o seu celular, o que ajuda a desenvolver uma das coisas que acho mais difíceis quando estamos começando uma atividade física: criar o hábito de treinar regularmente. Eu mesma comecei a correr com o auxílio de um app. 😉
Antes de usar, é legal você conhecer bem o aplicativo para ter certeza de que não vai precisar de nenhum acessório extra para acompanhar seus treinos, como um monitor de frequência cardíaca, e se ele funciona em todos os ambientes em que você pretende treinar (alguns só funcionam na rua com GPS e não na esteira). Seguindo a planilha sem imprevistos, dá para conseguir bons resultados com os apps.
Apps de corrida são legais para registrar seus treinos e acompanhar sua evolução (Divulgação/Nike)
Agora, se você já treina há algum tempo sozinho e não consegue atingir seu objetivo, é hora de considerar ter a ajuda de um treinador que possa desenvolver uma planilha de treino individualizada. Você pode descobrir que precisa melhorar sua postura para ter mais eficiência, por exemplo, ou que se adapta melhor a outra metodologia de treinamento. Ou ainda, que precisa fortalecer determinada parte do corpo ou mesmo tratar algum problema de saúde antes de evoluir na corrida. Isso são coisas que um aplicativo não consegue identificar (ainda! rs).
Aliás, é muito importante ter em mente que os treinos dos apps não consideram lesões, dores e outras dificuldades que você pode encontrar ao longo dos treinamentos. Por isso, diante de qualquer sinal de alerta, procure um profissional de educação física para lhe orientar.
Hoje tenho uma assessoria esportiva, mas ainda uso o app de corrida para registrar meus treinos. Assim, consigo comparar meu desempenho em um mesmo percurso e usar os gráficos para acompanhar minha evolução.
Aplicativos de exercícios de fortalecimento
A gente sempre fala que um bom treino de corrida inclui o fortalecimento do corpo, e também é fácil encontrar opções de aplicativos com exercícios para fazer em casa, sem falar em vídeos no YouTube. A maioria desses apps tem versão gratuita limitada e você precisa pagar para ter acesso ao programa completo. Totalmente gratuito, só conheço o Nike Training Club. Se você conhecer outro, conta para mim nos comentários! 😉
Os aplicativos são muito práticos porque você consegue treinar em qualquer lugar. Se estiver viajando, por exemplo, dá para fazer na academia ou mesmo no quarto do hotel. Aqui também é importante conhecer o app antes de começar a usar porque você pode precisar de equipamentos para realizar os exercícios, como pesinhos, corda, elásticos, bolas etc.
Para quem não tem muita familiaridade com esse tipo de exercício, pode ser complicado acompanhar no começo, ainda mais se você nunca fez um treino similar com acompanhamento de um profissional antes. Os programas têm níveis de dificuldade, do iniciante ao avançado, e explicações detalhadas de como realizar os movimentos – e é fundamental prestar atenção para fazê-los corretamente.
No Rio e em São Paulo, a Nike promove alguns treinos presenciais do NTC e eles são uma boa oportunidade para você aprender os exercícios do programa antes de fazer sozinha em casa.
Consciência corporal é algo que desenvolvemos com o tempo e, na maioria das vezes, não percebemos que estamos “tortas”, distribuindo o peso de forma desigual e forçando demais um lado do corpo, por exemplo. Se possível, treine na frente do espelho porque fica mais fácil. E se sentir qualquer incômodo na realização do exercício, ou alguma dor mais persistente após uma sessão de treinamento, procure um profissional. Você pode estar fazendo algum movimento errado, ou pode precisar fortalecer/alongar mais alguma parte do corpo, e isso o app (ainda! rs) não consegue apontar.
Resumindo…
Os apps são uma boa opção para quem está começando e quer incluir os treinos na rotina, ou em situações em que precisamos treinar sozinhas, como em uma viagem, por exemplo. Porém, você precisa redobrar a atenção aos sinais do seu corpo já que o aplicativo não tem como corrigir um movimento errado ou ajustar seu treino caso você encontre alguma dificuldade. Diante de qualquer problema, é preciso buscar a orientação de um profissional!
Agora que você já sabe como tirar melhor proveito dos apps, que tal aproveitar o feriado do Carnaval para experimentar? E não deixe de contar pra gente nos comentários o que você acha de treinar com aplicativos, se você gosta ou não! 🙂
Poxa, adorei o post! Eu comecei a ficar mais empenhada na corrida com ajuda do nike 🙂
Chell, eu também! 🙂