AlimentaçãoBeleza & Saúde

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

A alimentação desempenha um papel muito importante para fortalecer o sistema imunológico e em tempos de surtos de H1N1 e o inverno quase chegando, o melhor é se prevenir e aumentar nossas defesas, assim o nosso organismo consegue combater os vírus de forma mais eficiente.

Alimentos-para-aumentar-a-imunidade

Alho

O alho tem propriedades que permitem combater infecções por vírus, fungos e bactérias. É rico em vitaminas A, C, E e complexo B, além de minerais como selênio e enxofre.

Dica: Para melhorar o desempenho no organismo, a dica é deixar o alho descansar por 15 minutos após descascar e picar.

Batata doce

Quando falamos em fortalecer o sistema imunológico, não é só internamente que precisamos fortalecer. Um órgão super importante que devemos prestar atenção, é a pele, pois é a nossa maior barreira entre vírus e bactérias. O beta-caroteno contido nesses alimentos, é convertido em vitamina A que é usado para produzir tecido conjuntivo.

Iogurte natural

Tem probióticos importantes que ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorar a absorção de nutrientes e fortalecer o sistema imunológico.

Frutas cítricas

Quando pensamos em aumentar a imunidade logo vem laranja na cabeça, né? As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que ajudam a produzir glóbulos brancos que fortalecem o sistema imune. Existem uma infinidade de frutas que tem a vitamina C, como: morango, kiwi, manga, abacaxi, goiaba e acerola.

Dica: coma a fruta in natura, se for em forma de suco, deve ser consumido logo após o preparo, pois a vitamina C é destruída com o calor e a luz.

Vegetais verde escuros

Os vegetais como brocólis, espinafre, couve, rúcula, entre outros, são ricos em vitaminas A, B6 e B12 que ajudam na resistência à infecções. Além disso, possuem ácido fólico que participam na formação dos glóbulos brancos.

 

Além da alimentação rica em vitaminas e sais minerais, a pratica de atividades físicas, evitar o estresse e dormir bem ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido e as doenças longes.

Aline Machado
A Li está aos poucos retomando sua rotina na corrida depois de passar por um ano em que se focou em outras áreas da vida. Em 2020, a meta é retomar o condicionamento físico, emagrecer e correr confortável distâncias maiores que 10km.

Deixe um comentário