Quem me acompanha no Instagram (@brurieperfit) já percebeu que eu sou daquelas que adora experimentar as ‘novidades’ desse mundo de alimento milagroso secabarrigaemagreceficalinda né? Já falei do Goji Berry aqui, e hoje é a vez de falar da Farinha de Feijão branco. Isso mesmo! Feijão branco, só que em forma de farinha. Mais um alimento que ajuda a dar uma secada nas tão odiadas gordurinhas.
Primeiro vamos falar da Faseolamina (Phaseolus vulgaris L.). Esse ‘trem’ vulgar aí é uma glicoproteína que tem como função cancelar a atividade da enzima alfa-amilase que é responsável pela transformação do carboidrato em glicose. Essa enzima atua no processo de digestão, quebrando os carboidratos ingeridos e transformando-os nos açúcares da circulação sanguínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue).
Com a inibição dessa enzima, os carbos não são digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através do número 2. A Faseolamina impede a absorção de cerca de 20% dos carboidratos ingeridos.
Mas o que tem a ver o feijão branco com a tal glicoproteína? O alimento é rico nessa preciosidade! 🙂 OK, então agora vou comer um pratão de feijão branco cozido e vou emagrecer, é isso Bruna? Não, não é isso. Para que consiga os resultados da faseolamina no organismo é necessário que a substancia seja extraída de forma correta do feijão para só depois ser consumida como suplemento. Você não consegue usufruir desse beneficio se o feijão for cozido, entendeu?
Estudos e pesquisas registram perdas de peso de até 4% em 30 dias de consumo. O legal é que além de ajudar a emagrecer, a farinha de feijão branco também ajuda a prevenir o diabetes. O grão tem uma tabela nutricional rica nos minerais cálcio, ferro e potássio. Também tem uma boa quantidade de vitamina E e K e é uma ótima fonte de fibras.
O alimento pode ser consumido na forma de farinha pura ou em capsulas e a indicação de consumo da farinha é de 1 colherzinha de café diluída em água antes do almoço e do jantar. Na versão em capsulas, você pode ingerir uma ou duas capsulas antes das principais refeições.
A recomendação de ingestão é de somente 1 ou 2gr da farinha por dia! O consumo em excesso dessa farinha não fará você perder mais peso e poderá causar diarreias e problemas intestinais. Então fique atenta e não exagere.
Eu particularmente indico comprar a farinha em forma de capsulas porque tomo a farinha com água e acho o gosto horrível, parece areia…tranco o nariz e bebo tudo em dois goles. É uma tortura diaria 😛
Você pode encontrar a farinha nos supermercados, farmácias, lojas de suplementos alimentares ou também pode fazer sua própria farinha em casa:
– Lave bem os grãos;
– Seque-os bem, no sol ou com um papel toalha;
– Triture-os no liquidificador ou processador;
– E peneire.
A Farinha que sair da peneira está pronta para o consumo e deverá ser armazenada em local fresco por até 40 dias.
Fonte: Corpo Perfeito / Wikipedia
*Não esqueça que essa é somente uma dica de um alimento que ajuda no processo de emagrecimento. Já sabemos que não existem milagres e que sempre devemos procurar ajuda de um nutricionista, né?
Eu conheço essa farinha há bastante tempo, e gosto do resultado. O ruim é o gosto mesmo! Mas é só prender a respiração e pensar no benefício!!!rs
Bjs
Fiquei com uma dúvida: tem que consumir a farinha crua obrigatoriamente?
beijocas