Já falamos aqui no blog diversas vezes sobre a importância da hidratação, mesmo durante o inverno. Para quem tem dificuldade em beber a quantidade de água recomendada diariamente, tem até uma lista com sugestões de apps para que você receba alertas no celular e mantenha-se hidratada. 😉
Porém, em treinos mais intensos, não perdemos apenas líquidos, mas também sais minerais por meio do suor. E aí fica a dúvida: a água é suficiente para hidratar o corpo ou é melhor tomar um isotônico?
A orientação que recebemos a equipe da Academia Bio Ritmo foi a seguinte:
As bebidas isotônicas possuem uma composição aproximada à do suor, mantendo o equilíbrio entre água e sais minerais. Além disso, trazem carboidratos que diminuem o esvaziamento gástrico, retardando a sensação de fadiga. Por isso, são a opção mais indicada para exercícios de alta performance, com duração acima de 3 horas.
Outra dúvida muito comum é se a água de coco pode substituir o isotônico. Na prática de atividades moderadas, sim. A água de coco contém fibras e sais minerais e é considerada um “isotônico natural” – só cuidado para não exagerar por conta do sódio (são cerca de 40 mg para cada 200 ml).
Já em treinos leves, com duração de até 45 minutos, beber apenas água é suficiente para repor o líquido perdido pelo suor.
É importante lembrar que, em qualquer atividade física, a hidratação deve ser feita desde o início. O consumo de líquidos deve ser compatível com a intensidade do treino; se você estiver em dúvida, pode perguntar para algum especialista qual a quantidade de água indicada para você.
Ah, e uma última dica: você sabia que, no momento em que sentimos sede, nosso corpo já está desidratado? Por isso, não espere a sede chegar e bebe água, mulherada! 😉