Exercícios de fortalecimento muscular são super importantes, principalmente dos músculos abdominais. Os músculos dessa região bem fortalecidos diminuem o risco de lesão durante a corrida. Isso porque enquanto corremos eles são responsáveis pela estabilização da coluna vertebral (olha a louca da preocupação com a coluna falando). Quanto mais fortes estiverem esses músculos, menor será a sobrecarga na coluna durante a prática da corrida.
Os músculos que compõe o abdômen são: o reto abdominal, os oblíquos externos e internos, piramidal e o transverso abdominal. E mantê-los fortalecidos não é uma tarefa fácil. O reto abdominal é o popular “tanquinho”, é um músculo longo, por isso às vezes fazemos centenas de exercícios abdominais simples (aquele reto) e parece que não fizemos nenhum sequer (já tiveram essa sensação?).
Alguns exercícios conhecidos para o fortalecimento da região abdominal são:
Remador – iniciar deitada de barriga para cima com o corpo estendido. Levantar o tronco, abraçar os joelhos e voltar à posição inicial. Trabalha reto abdominal e piramidal.
Prancha – deitada de barriga para baixo, apoie os cotovelos e as pontas dos pés no chão. Estabilize a coluna e mantenha a posição por 30 segundos. Trabalha reto abdominal e oblíquos.
Flexão do quadril em banco plano – deitada de barriga para cima, segure o banco na parte de cima da cabeça com as duas mãos. Traga as pernas semi flexionadas até a altura do peito e volte sem encostar os pés no chão. Trabalha reto abdominal e oblíquos externos.
Os exercícios são tão práticos que não precisa estar na academia para executá-los. Não tem desculpa para “esquecer” dos abdominais.
Fonte dos exercícios: Musculação.net
Ô dureza fazer abdominais. Mas tem que fazer, né? Não tem escapatória…
Tem que fazer, sim Senhora 😉
Depois deste post, fiz minhas abdominais hoje sem reclamar!!!
Aí sim, Leticia! Gostei de ver.
Beijocas
AHAHAHAHAHA Amay sua frase… A gente chega lá Ju ;)…Juro, que vou focar mais nas minhas abdominais eu tô muito paradinha =(
Bora trincar o tanquinho, Anni. Nem que seja para a próxima encarnação 😉
Na prancha, nunca esquecer de contrair bem os glúteos também e se sentir dor na lombar, parar na hora (é o que minha profe sempre enfatiza). Eu detesto fazer prancha, mas dos abdominais de repetição eu até gosto, acredita? É o meu momento de “descansar” durante a musculação (porque o resto do treino é TÃO mais difícil!)
Paula, penso como vc. A parte das abdominais serve como “descanso” depois do treino, hahaha.
Beijocas
Eu adicionei na minha rotina 20 minutos de alongamento antes de dormir, tô pensando em adicionar uns 15 minutinhos de abdominal. Vamos ver se consigo. 😉 Faço abs nos dias de fortalecimento, mas queria fazer mais pra dar uma definidinha. 🙂
Saudades de uma época bem remota onde fazia vários abdominais sem reclamar!
Já a barriga tanquinho faz parte de um sonho muuuuuuuito distante, tipo uma luzinha no fim do túnel. #tristezas #desabafos
Mas vamulá correr atrás do prejú, né?
Mooooorro de preguiça de abdominal, na época em que ia sempre pra academia evitava fazer. hahha.
Depois reclamo do barrigão, né?