Nós já falamos aqui sobre como prevenir lesões, como prevenir lesões nos joelhos e sobre como cuidar dos nossos queridos pés. Mas esse assunto é tão importante que vamos falar novamente, mas trazendo mais dicas para quem não quer se machucar. 🙂
1. Sempre aqueça seu corpo
Antes de começar a correr, faça um alongamento leve ou um aquecimento simples, como caminhar por 5 a 10 minutos. Eu sei que muitas vezes queremos começar logo a correr, mas saiba que isto vai te ajudar a evitar lesões. Então vale muito a pena incluir no seu tempo de treino um aquecimento no começo e um desaquecimento no final. Com os músculos frios você pode ter diversos problemas, mas ao aquecer, você ajuda seu corpo a entender que será exigido. O desaquecimento também é importante para seus batimentos cardíacos voltarem ao normal, isso é mais saudável para o nosso coração do que parar abruptamente depois dos batimentos estarem altos.
2. Respeite o descanso
Muitas corredoras não respeitam o descanso, acham desnecessário. Mas não é. Quem corre há mais tempo já sabe bem que descanso também é treino, e aproveita o day off.
O descanso é muito importante durante os treinos, pois é quando o corpo se recupera. Então nada de se empolgar e correr diversos dias direto sem nenhum descanso.
3. Use tênis adequados
Correr com os tênis errados pode não só causar uma lesão, mas também diversos incômodos como bolhas, calos e unhas machucadas. Então sempre pesquise antes de comprar, veja se o tênis é para a prática de corrida, se é para o seu tipo de pisada e se o número é adequado para você. Nós sempre recomendamos comprar um número acima do que você usa em outros calçados. 😉
Tá na dúvida de como escolher? Confira nosso post sobre como escolher os tênis de corrida.
4. Fortalecer é necessário
Se seu corpo está fortalecido, você evitará muitas lesões de acontecerem. Já se não fortalecer, a falta desses exercícios deixará você mais propenso a se machucar. Então não podemos bobear!
O trabalho de fortalecimento deve ser feito em todo corpo, mas principalmente nos membros inferiores e no core, que são mais exigidos durante a corrida. E é indicado pelos treinadores que em conjunto você faça alongamentos para que não perca a flexibilidade articular. 😉
5. Preste atenção na sua postura
Uma boa postura – tanto enquanto está correndo, tanto enquanto está fazendo outras atividades – é importante para o funcionamento do corpo, pois dependendo de como é a sua, você terá uma economia de esforço. Uma má postura durante a corrida pode te levar a um maior cansaço e tensão muscular em algumas partes do corpo.
Além disso, se você correr com a postura toda irregular pode forçar músculos que não precisa e acabar se lesionando. Nós já falamos aqui sobre a postura correta para correr, não deixe de ler. 😉
6. Tenha paciência!
Se você ficou um tempo parada ou está começando, inicie os treinos caminhando e vá aumentando o ritmo a cada treino. Caminhando você irá fortalecer os músculos, articulações e tendões.
Se você já corre e quer aumentar a distância, vá aumentando a distância progressivamente, aumente 500m a 2km (depende do seu nível) a mais toda semana, até atingir a distância que pretende correr. Desta forma você permite que seu corpo vá acostumando com a nova distância. No dia que você aumentar a distância, corra num percurso plano.
É isso aí, mulherada! Prevenir é melhor do que remediar. 😉